João Pimenta levará Steampunk ao SPFW

1/21/2012

Numa entrevista para o site FFW, o estilista João Pimenta (que irá participar do SPFW no dia 23) contou preparar para a coleção inverno 2012 uma coleção influenciada pelos séculos 17 e 19, isto é, parece que ele está afim de dar uma visitadinha no estilo retrofuturista do Steampunk.

Foto de Juliana Knobel


Conforme o estilista explicou à reportagem, a idéia da coleção é "trazer para fora o monstro interiorizado" e, por isso, ela é toda escura, com tecidos que ressaltem esses tons conforme suas próprias características.  E para não parecer que estamos inventando que ele pegou o Steampunk como referência, Pimenta também afirmou que o racicínio foi em cima do subgênero da ficção científica para se guiar conforme os "recortes, modelagens, cores e formas" das roupas.

Foto de Juliana Knobel
Para Pimenta, é muito difícil encontrar tecidos masculinos no país, tendo que sempre importá-los. Mas dessa vez ele resolveu resgatar a manufatura nacional, valorizando os produtos brasileiros: "Meu tecido é de um tecelão do Ceará, meu tricô eu fiz com uma pessoa da periferia da Lapa". Misturando materiais como tear, tear de papelão e feltragem, o estilista buscou criar uma coleção única e que também se destacasse no quesito de sustentabilidade. "Juntei todos os fios; tenho tecidos que têm cinco, seis fios diferentes. Juntamos os fios que a gente tinha e que os tecelões tinham, então é uma mistura de tudo. No mesmo tecido eu tenho viscose, poliamida, é essa coisa da sustentabilidade m esmo, a idéia era reciclar esses fios", conta. E esses detalhes podem ser conferidos nos ternos, paletós, calças e coletes criados pelo estilista.

Foto de Juliana Knobel
Durante suas pesquisas sobre Steampunk, Pimenta descobriu o "plague doctor", que ele descreve como um médico da época da praga, no século 17, que usava máscara de bico com ervas nas pontas para não sentir o cheiro dos doentes. "É uma imagem muito bonita. Então, vou usar como acessório essas máscaras, o cinto também que a gente está produzindo; tenho os basques, golas feitas de couro, saqueiras... a gente pegou bem essa história do século 19", diz o estilista, que também revela que o rosto de alguns modelos estará coberto ao longo do desfile.

Agora é ver para crer! Na segunda-feira, João Pimenta apresentará suas peças na catwalk da SPFW e logo logo postaremos os resultados aqui no blog também! Enquanto isso, fiquem com algumas fotos que a Juliana Knobel, do FFW, fez. Acho que, por elas, dá pra perceber que não é exatamente o Steampunk que a maioria que curte o gênero conhece, mas mais uma união de trapos (no caso, aí são bons tecidos) formando uma roupa, dando impressão de roupa antiga, mas me remeteu muito mais à idade média do que o Steampunk em si. Enfim, agora é ver para crer :P

You Might Also Like

0 comments