Anti Sweden: true Norwegian black metal jeans

1/26/2012

Faz um tempo que eu enjoei de usar calças jeans, mesmo aquelas que têm lavagem mais escura ou mesmo as que são pretas. As únicas que me chamam mais a atenção são as leather denim ou leather jeans mesmo. Bem,a ao menos, era até agora. Encontrei uma marca de jeans chamada "Anti Sweden", que tem como proposta trazer a "rebeldia de volta aos jeans", como afirma Kjetil Wold, diretor criativo da marca.


Em entrevista para o blog Ben Trovato, Wold comentou que a marca norueguesa segue a tradição própria de seu país, que tem o black metal como uma subcultura e como algo típico a Noruega. Já o nome, Anti Sweden ou "anti-Suécia" tem a ver justamente com isso e com uma brincadeira firmada entre os dois países, tidos como "rivais amigáveis" pelo diretor da marca. "Se nós tentarmos crescer como uma marca de jeans que compete com as marcas hipsters suecas, isso seria uma vantagem. Na verdade, você pode ir à nossa loja e trocar seu velho jeans sueco e ganhar um desconto. Troque-o e o jeans será seu em nome do 666". Sinta o drama.


Um outro detalhe interessante da Anti Sweden, é que eles sempre organizam competições que elegem estampas para suas coleções, sendo que os participantes com mais votos acabam prestigiados com seus trabalhos incluídos nas peças da marca. Normalmente esses concursos são anunciados no Facebook e no portal - o último anunciado foi um concurso de camisetas.

Frost e Karoline, dois membros da equipe

A Antisweden cria edições limitadas com artistas pelos quais a marca tem interesse, levando para fora do país um "tributo à dark fashion e à subcultura" envolvida com o black metal. "O objetivo é levar adiante tanto o talento quanto o obscuro, usando nossa marca para provar que esse parece um bom jeito de se expandir o interesse pelo assunto", afirma Wold. Quando questionado se usar peças darks como forma de choque, o diretor de criação da marca disse que, na verdade, o principal foco é ter noruegueses representando um fenômeno nacional. "Se as pessoas ficam chocadas com isso, fico um pouco preocupado por elas. O obscuro é algo natural, que está crescendo na Noruega. E todas as pessoas têm um lado mais sombrio que precisa ser explorado. Nada pode brilhar o tempo todo. E preto é minha cor preferida", assume o norueguês.


Se a marca é original? Certamente que não. Vários outros estilistas com influências diversas já abordaram o obscuro em suas coleções ou mesmo o black metal, como Alexandre Herchcovitch fez na SPFW Verão 2008. Mas Wold garante que "todos podem adaptar o preto". No caso da Anti Sweden, há uma razão cultural e histórica. "As pessoas que vestem a nossa marca são músicos e pessoas conectadas a um estilo de vida. Satyricon, 1349, Runhild Gammelsaeter, SunnO... todos vestem nossos jeans e eles representam a rebeldia e a independência em uma dimensão totalmente diferente de qualquer outra marca famosa".


Outra curiosidade é que a marca promoveu um evento chamado Fashion Week in Hell, que foi meio que um desfile com show de black metal. Muito legal! Tem toda uma instalação com fogo e trilha sonora digna de norueguês tacar fogo em igreja HUAHAUHAUHA


E, pra fechar, um editorial da marca com uma coleção especial assinada por Eli Almlid, em 2010. As fotos foram feitas por Marius Tharaldsen.


Já pode cotar passagem de ida para a Noruega? Haha.. Na verdade, não precisa ir até lá para comprar algo da marca. Eles têm loja online e eu acredito que entreguem mesmo aqui pro Brasil, já que não há restrições de países. A loja oferece cachecóis, jeans, sweaters, camisetas, sacola e... café [?].

You Might Also Like

1 comments