Tchibi: tricot neofolk

1/04/2012

Não sei se vocês sabem, mas eu tenho um perfil no Model Mayhem - porque sou ryka (só que ao contrário) - e lá acabo conhecendo alguns fotógrafos, modelos, estilistas e maquiadores independentes que invariavelmente apresento aqui  no blog. Dessa vez, fui contatada por uma estilista paulistana de 22 anos, a Marie Tchibi, da marca jovem Tchibi. São roupas de estilo urbano e artesanal, voltado a diferentes culturas e etnias, do folk à modernidade, do skate ao rock. E o mais engraçado, pras otaka de plantão, o nome veio justmente da palavra "chibi", que é pequeno em japonês! (Quem lembrou de Sailor Chibi Moon e da Chibi Chibi levanta a mão o/)





A Tchibi está no mercado desde 2005, tendo começado com peças de tricot/crochê e, mais tarde, já variando para outras técnicas artesanais, com novos tecidos e texturas. A Marie, que é formada em moda pelo SENAI, começou sua carreira vendendo camisetas no evento Mercado Mundo Mix e também participando do concurso L'Oreal Criando Moda, do qual foi vencedora. E foi a partir dessa conquista que ela foi convidada a trabalhar na Daslu, mais tarde se tornando participante da Rio de Janeiro Fashion Week de 2009, como estilista iniciante.

 

(Pirei com o título Neo Folk, porque eu adoro esse estilo musical <3)

Além disso, ela teve seus trabalhos expostos nos Estados Unidos, no The San Luis Valley Folk Arts e no Fiber Festival, sendo por três anos publicados no livro International Freeform Guild Show. E, tendo morado algum tempo na Alemanha, ela aproveitou a estadia por lá para desenvolver um editorial em tricot na cidade de Frankfurt, num projeto contando com a participação de 15 fotógrafos.



Fora tuuuudo isso, a Marie ainda participou de um desfile no Japan Experience, e também foi convidada a integrar a Dragão Fashion Brasil, um evento de moda em Fortaleza, pro qual ela desenvolveu uma mini-coleção para a PuraFibra. Atualmente ela tem desenhado roupas para músicos alemães. Chique, hein? Isso sim é chique, Glória Kalil, aos 22 anos e já tendo feito tudo isso! HAHHAHA :B

Japan Experience
Japan Experience
Dragão Fashion
Dragão Fashion
Dragão Fashion
Dragão Fashion (esse vestido me lembrou muito o blusão do Kurt Cobain)


E aí, curtiram? A boa nova é que semana que vem vou fazer fotos pra essa marca, em São Paulo, então fiquem ligadinhos em um novo post featuring Tchibi e eu! \o/

You Might Also Like

9 comments

  1. O vestido que te lembrou o blusão do Kurt, me lembrou o suéter do Freddy, mesmo com as cores diferentes!

    ReplyDelete
  2. Minha mãe faz tricot e adora! Eu aprendi a fazer, mas sei pouca coisa.
    Se eu mostrar uma dessas fotos é capaz dela fazer igual LOL

    e o/ lembrei da Sailor Moon e Chibi Chibi!
    e² adorei suas fotos no Model Mayhem!

    ReplyDelete
  3. é verdade, o suéter do Freddy Krueger tb é assim HAEUAEHEAEUHAE

    obrigada, nataly \o/ HIAUSHFAUHS e unidas em Sailor Moon mesmo

    ReplyDelete
  4. QUE RHYKA FAZENDO FOTOS PRA TCHIBI. Também adorei o vestido like-blusão-do-Kurt, usaria com certeza. :3

    ReplyDelete
  5. HAEUEAHUAEHUEAH SOU RHYKAAAAAAAAAAAAAAA <3 -n

    ai eu super adorei as peças também *_* e olha que eu nem gostava de tricot... mas agora acho que mudei de idéia rysos

    ReplyDelete
  6. nossa! Vai fazer fotos que linda!
    Eu não gosto muito de tricô e afins, mas alguns modelinhos eu gostei... não usaria, entretanto D;
    E EU TOTAL LEMBREI DA XIBIMUM logo que li o nome da marca!

    ReplyDelete
  7. O vestido like blusão da Tchibi é meu. Ganhei da própria!Fernanda.

    ReplyDelete
  8. Associar isto a Neofolk é no mínimo demencial.A mensagem do Neofolk é contra o mundo moderno.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O neofolk ao qual o título da música do vídeo e do post se referem não é o neofolk do qual você falou e do qual eu também gosto. Cheguei a comentar que curto o estilo na legenda do filme, mas sei bem que a filosofia do gênero é um resgate ao passado e às tradições - apesar de muita banda usar elementos modernos pra compor suas músicas.

      Até lembro de um artigo que eu li, do Anton Shekhovtsov, sobre neofolk, no qual ele menciona o conceito de Waldgang (Julius Evola, uma das referências do movimento), no qual ele diz para que as pessoas se isolem na floresta contra a vida moderna, mas no livro Der Waldgang (Ernst Jünger, outra referência do movimento e que se apropriou dos conceitos de Evola), diz: "Isolar-se na floresta (Waldgang) não é (...) diretamente contra o mundo da tecnologia, apesar de ser uma tentação, particularmente àqueles que se esforçam para reconquistar um mito".

      Eu sei o que é neofolk, mas talvez não tenha explicado direito que ao qual eu me refiro no post não é o mesmo neofolk que mencionei ao dizer que gosto do estilo musical :)

      Delete