As irmãs Matsusaki, da Miniminou

2/10/2012

Aposto que várias de vocês já ouviram falar, já visitaram o site ou até mesmo já compraram algumas das peças lindas da loja virtual Miniminou! Se não, não sabem o que estão perdendo.

Quem acompanha o blog e curte as dicas daqui certamente irá encontrar nas peças das irmãs Baboo e Isis Matsusaki aquilo que está faltando no seu guarda-roupa ou caixa de acessórios: colares, brincos, anéis, carteiras, sapatilhas, casacos, tiaras e muitos outros itens são revendidos e customizados pela dupla paulistana viciada em caveiras.

Mas agora, o que levou as duas a darem a cara e a coragem para seguir uma linha comercial dark e fierce num país tropical-colorido-carnavalesco como o nosso? Conheçam mais sobre as mentes por trás da Miniminou! :)

Isis, de 26 anos, e Bárbara (mais conhecida como Baboo), de 23

Apesar de nascidas na capital, as irmãs Matsusaki cresceram num sítio do interior, em Vargem Grande Paulista. Mudaram-se em 1993, para doze anos depois retornarem a São Paulo. Isis, com 20 anos na época, seguiu um caminho já iniciado há muito. A moda sempre esteve presente em sua vida, desde pequena, quando ajudava os pais, proprietários de uma confecção. "Eu pregava botões, etiquetava roupas. Aos 15, minha mãe me largou no Guarujá para tomar conta de uma das lojas que ela tinha na época", lembra. Já Baboo se mostrou mais inclinada a uma outra face da arte, a animação. Desde os 17, ela trabalha com a modalidade e hoje tem um estúdio, o Studio Ni. "Ela é investidora da marca", explica Isis.

Juntas, elas levaram ao Mercado Mundo Mix, evento cultural que reúne diversos artistas, alguns produtos da Miniminou. "Na época, em julho de 2010, eu tinha recém terminado uma parceria com outra pessoa e não sabia ainda que rumo iria tomar. Mas deu super certo e resolvi me dedicar 100%", afirma Isis. Assim, elas puderam levar adiante uma mensagem que demoraram a captar, ou seja, o estilo que caracteriza a marca.

Ao volta para a "cidade grande", Baboo não perdeu tempo e se jogou em shows de bandas independentes. Oposta à irmã, a caçula é toda tatuada e já teve piercings e alargador

Isis conta que tanto ela quanto Baboo sempre gostaram da estética rocker, mas como moravam em um sítio, não viam muito motivo para tirar o uniforme da escola. "Passávamos o dia vendo TV e filmes. Tim Burton sempre foi nosso ídolo", revela a mais velha. Então, teoricamente, a mudança para São Paulo iria dar um ânimo nas meninas, não é? Afinal, a capital oferece vários clubes e pontos de encontro às subculturas rocker, gótica, punk, pin-up e assim por diante. Mas Isis hesitou, no começo: "Demorei um pouco para realmente seguir o estilo que sempre quis. Já a Bárbara saía, ia para shows de bandas independentes".

A empresa Miniminou

Já em 1974, os pais de Isis e Baboo haviam criado a primeira confecção da família. Esta produzia cintos e bolsas em couro, para mais tarde passarem a incluir em seu mostruário roupas que seriam vendidas em feiras, eventos e através de outras marcas. "Eles fazem peças que estão na moda, então dependendo do que o povo usa, eles fazem. Às vezes acontece de combinar com nosso estilo", comenta Isis. Dois exemplos são a jaqueta e o vestido tomara que caia vendidos na  Miniminou. "Pedi para eles fazem com o tecido de caveira que eu comprei."


Segundo Isis, há outras peças na confecção de seus pais que fazem o estilo da Miniminou, "mas ainda não é o momento de vendê-las pela internet". Ou seja, devemos nos preparar para o melhor? :)

O salto de Isis entre pregar botões para os pais e criar uma marca que tivesse sua cara veio junto com a  Miniminou. "Decidi que era hora de me dedicar a algo que eu realmente gostasse, pois mesmo trabalhando com moda, não estava feliz e era muito difícil achar produtos diferentes, como os da Miniminou, por aí", revela. E não é verdade? Só de um tempo para cá que as lojas, tanto as de departamento como aquelas que representam marcas e estilistas, começaram a ter um olhar mais interessado na moda rocker ou dark. Há uns anos, você provavelmente não acharia uma carteira de caveirinhas na C&A, jaquetas biker de couro sintético na Renner, moda militar na Riachuelo e na Hering ou coturnos em coleções da Arezzo. Precisaria correr para São Paulo, ir à Galeria do Rock e comprar uns badulaques por lá.

Fã de Tim Burton, Isis acredita que a popularização do estilo rocker e dark funciona do mesmo jeito como foi com o cineasta americano: "Se ele não tivesse ficado tão popular, não teríamos o filme A Fantástica Fábrica de Chocolates e outros projetos que ele conseguiu lançar por esse motivo"

Mas o dark ter ficado pop não é problema para a Miniminou. Na verdade, como Isis explica, é muito bom para a marca. "Acaba-se criando uma concorrência boa. Os fornecedores melhoram os produtos e quem vende fica mais criativo, mais atento às novidades". Além disso, elas estão sempre disponibilizando produtos exclusivos, justamente para criar diferencial e promover a concorrência. Ou seja, essa popularização do estilo rocker só tende a valorizar iniciativas como a Miniminou, ainda que algumas trevosas oldschool fiquem um pouco irritadas com "anomalias" fashion como as patricinhas trevosas ou Taylor Momsens da vida. "Há um certo ciúmes mesmo. Quando gostamos de algo, parece que queremos só para a gente, né? Mas se não fosse a popularização, não daríamos chances para mais novidades desse estilo", argumenta Isis.

O editorial

Finalmente, no ano passado, Isis e Baboo conseguiram lançar um editorial da Miniminou. "Era uma idéia que eu tinha há tempos, mas faltava coragem para fazer", comenta a mais velha. Foram três meses de produção, isto é, o tempo que levaram para encontrar modelos, fotógrafo e maquiador. No fim das contas, tudo foi feito "em família": as modelos são clientes da loja e tanto o fotógrafo quanto o maquiador são amigos que as irmãs conheceram em Curitiba, locação do editorial.

Se vai ter mais um? Isis diz que vontade não falta, mas que o tempo é curto por enquanto. "Levamos dois dias inteiros para realizar o último, mas com certeza, esse ano, lançaremos outro. Provavelmente faremos aqui em São Paulo mesmo". Ou seja, fiquem espertas: se as modelos anteriores foram clientes, o que vocês estão esperando para fazer parte do hall de compradoras da Miniminou? Hahaha! Brincadeiras à parte, não temos informação alguma sobre a logística da próxima sessão de fotos.


Curiosidades

Quem aí nunca se perguntou que raios quer dizer Miniminou? O nome tem origem da época em que Isis e Baboo moravam na Rua Augusta, em meio às baladas e a grupos de jovens paulistanos que seguiam determinado estilo. No caso, a época estava mais para os emos.

Então, aproveitando o gancho, o programa Hermes e Renato fez aquela famosa paródia de Cansei de ser Sexy, a banda Também sou Hype. Como a dupla curtiu a brincadeira, ambas passaram a chamar o povo da Augusta de "minimilows". De Minimilow para Miniminow, a decisão final foi Miniminou - que não deixa de ser um trava-língua! Mas as irmãs se divertem e entendem a dislexia eventual.

Banner do site

Agora, e o motivo de gostar tanto de caveiras? Bem, como o slogan diz: "Nós somos todos caveiras por dentro". Fora isso, Isis e Baboo são apaixonadas pelas magricelinhas. Tão simpáticas, "caveiras estão sempre sorrindo", como brinca Isis. Um amor! hahha

As irmãs, apesar de terem muito em comum, também têm vários pontos opostos, como contaram no blog da loja

Acompanhe a Miniminou nas redes sociais:

Flickr: fotos de eventos que elas participam 
Tumblr: fotos que as inspiram e para inspirar
Fashiolista: os produtos para amar
Fashion.me: para montar looks com nossos produtos
Twitter Facebook: novidades da marca e tirar dúvidas de clientes em tempo real
Blog: com dicas de outros blogs e estilo

E para quem mora em São Paulo ou Curitiba, endereços físicos onde se pode encontrar peças da Miniminou!

Cada Qual
R. Teodoro Sampaio, 1266 (pertinho da praça Benedito Calixto)

Endossa Augusta
R. Augusta, 1360 (sentido centro)

Endossa Curitiba
Av. Vicente Machado 1047 - Batel


E², atenção: semana que vem, provavelmente já estaremos com as peças em mãos e teremos um look do dia seguido de sorteio!! Siiiiiim! Primeiro sorteio do blog! É nóis começando com o pé direito dentro de uma sapatilha de caveiras hahaha (não, não sei se o item sorteado vai ser isso, até porque tá fora de estoque!).

You Might Also Like

2 comments

  1. Obrigada pelo post!
    o/

    E logo tem mais Miniminou por aqui

    ReplyDelete
  2. Muito legal saber um pouco da historia da marca e da loja =)! Mas achei as peças um pouco caras D;

    ReplyDelete