Jean Paul Gaultier FW 2014-15

3/06/2014



Depois do excesso de borboletas na semana de alta costura, Jean Paul Gaultier retorna mais punk e militarista, portanto fierce, do que nunca! Confesso que não fui tão fã da coleção anterior que, apesar de muito bem feita e muito criativa, apresentando o desenho das asas da borboleta em impensáveis momentos, não exatamente me agradou por questão de gosto pessoal. Apesar de novamente aqui vermos roupas exageradas e até mesmo coloridas, o assunto me é muito mais palatável do que o burlesco.

Ainda que a estética militar apareça bem discreta, disfarçada num futurismo metalizado que logo se desfaz na referência punk britânica, ela ainda assim existe nessa coleção na paleta esverdeada, no macacão e nas botas. É como se o militar estivesse contido na tendência operária do punk e esse fosse uma versão do futuro, uma proposta de como Vivienne Westwood vestiria o Sex Pistols se ele viesse a se formar num futuro distópico. E isso fica ainda mais interessante quando vejo quase que uma influência de Gareth Pugh, nos materiais platinados e ainda a presença de mulheres mais velhas na passarela - e além delas, altos modelos alternativos, como negros com cabelos e barba descoloridos e crianças.

Se em algum momento alguém questionou o fim do momento punk na alta moda, depois da exposição no MET em Nova Iorque, parece que ainda não estamos saturados e Gaultier ainda fez uma coleção de dar inveja nos figurinos da Ginger Spice, hein? hahaha... A bandeira da Inglaterra se forma em zíperes e faixas em camisetas, vestidos e saias, ganhando textura ou estampa, incluindo a isso também o acessório da coroa, que retoma a temática militar e real com um novo casaco preto de botões dourados. Portanto, a coleção toda gira em torno dessa trajetória britânica dos anos 70 e 80, podendo-se resumir, talvez, na clássica canção God save the queen, na qual a banda Sex Pistols canta repetidamente o coro distópico: "No future, no future, no future for you!".
































Backstage

You Might Also Like

3 comments

  1. É com alivio que digo que o lado mais punk não saiu de moda. To xonada nessa estampa xadrez vermelha, to louca querendo uma saia nesse estilo de estampa. Mas se tem uma coisa que eu não gostei muito no desfile foi esse bandeirismo, mas é mais por gosto pessoal mesmo.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  2. Acho que se eu falar que amei, a palavra ainda soa como um elogio pequeno. Desde muito nova, esses movimentos sempre foram mais a minha praia, apesar de tudo, e quando eu tenho a sensação de que eles estão saindo de moda, dá meio que um friozinho no coração, sabe? Ainda bem que eles sempre estão saindo, mas na realidade nunca saem.

    La Diabolique/Fan Page

    ReplyDelete
  3. Geeente Gaultier voltou aahahah coisa mais linda linda linda. adoro como ela torna tudo teatral e forte, sejam com borboletas ou punk. adorei o "que" de yamamoto na escolha dos modelos, gente com cara de gente natural sabe? desfile solto, sensacional... acho mais fierce impossivel

    ReplyDelete