Gareth Pugh Fall 2014

3/04/2014


Para quem acompanha o trabalho de Gareth Pugh, não é novidade encontrar uma modelagem futurista e inovadora, senão até mesmo bizarra para alguns. Assim como na coleção primavera/verão 2014, no outono deste ano vemos uma predominância dos branco e do prateado e de um design que parece antecipar cenários que ainda estão por vir. Mesmo que alguns elementos sejam retrô, como esse chapéu grande e de topo redondo, como se fosse uma caricatura do acessório usado pelos amish (ou um híbrido deste com cartola), mas que aqui aparece branco e às vezes felpudo - inclusive, esse mesmo chapéu também aparece, em proporções menos exageradas na coleção de outono 2014 de Barbara Casasola

As roupas são feitas numa brincadeira com o plástico, como se fossem embrulhos, novamente pensando a antiga estética sci-fi, mas de uma maneira mais sofisticada: como mulheres se vestiriam num mundo pós-apocalíptico, em que os recursos estão escassos (apesar de ainda ser possível usar pele, desejamos nós que seja ela sintética), mas sem perder a elegância? Apesar de reviews apontarem que o designer não tinha exatamente uma mensagem a ser passada na sua coleção, essa é a sensação que podemos ter ao observar os modelos, ainda mais depois de termos acompanhado a coleção de primavera/verão, saindo de um ambiente space opera para uma distopia.






















You Might Also Like

2 comments

  1. Quando vi essa coleção, é assim de parar o coração. Coisa linda demais, um trabalho de moulage SENSACIONAL, proporção desconstruída, essas botas que parecem calças, quase duas peças em uma, uma coisa incrível cara.. fico parada nas criações Gareth. quando vi o plastico transparente mostrando os seios da modelo eu tive certeza na vanguarda Pugh sabe.. ele pegou as tendencias de texturas plasticas e metalizadas e levou a outro nível.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahah pois é, eu achei muito legal também. No Tumblr, um monte de gente ficou repostando os looks com chapéus, porque tem todo um feeling meio macabro... e aí quando eu fui ver o resto da coleção, descobri mais um outro lado que é esse mais futurista do Pugh. Mas eu não tenho competência pra interpretar e analisar a coleção com esse olhar mais técnico como você, o que é maravilhoso e agradeço muito pelo seu comentário <333 porque, realmente, o Pugh, mais do que na última coleção, dessa vez se mostrou bem inovador ao trabalhar com os materiais que escolheu pra fazer as roupas. Como estudante de semiótica, acabei ficando mais no nível do conceito e da narrativa, porque nem me atreveria a falar sobre a costura haha... então, muito obrigada pelo seu comentário, Ingrid!

      Delete