LOOK DO DIA: SEVEN SISTERS BY AIYA

8/14/2013

Hoje tenho pra vocês um look do dia com uma das peças novas da loja Aiya, o colar plêiade. Já que a Aline contou em entrevista pra gente que cada uma das suas criações tem um significado, resolvi dar uma pesquisada porque, apesar de eu gostar muito de astronomia, não sou phd no assunto, então fui ver e, caramba, as Plêiades têm MUITOS significados em muitas culturas diferentes, tanto ocidentais quanto orientais, desde as mais primitivas até as mais contemporâneas.



Blusa Le Lis Blanc
Vestido adaptado como saia (risos) Khelf
Bota Lita do eBay (risosssss)
O aglomerado de estrelas de Plêiades é um dos mais próximos da Terra e um dos mais fáceis de serem vistos no céu noturno. O nome dado a ele vem da mitologia grega, na qual as plêiades eram as companheiras de Artemis, as sete filhas do titã Atlas e da ninfa marinha Pleione, filha do Oceano, nascidas no monte Cyllene. Conta-se que quando Pleione estava passeando com suas filhas, foi perseguida pelo caçador Órion durante sete anos, mas Júpiter (Zeus), com pena das mulheres, apontou um caminho até as estrelas, e foi então que elas foramaram a cauda da constelação do Touro, onde o aglomerado se situa.

As Plêiades (1885), de Elihu Vedder


É engraçado isso na mitologia grega sobre o caçador Órion, porque essa relação aparece em outras culturas também. Na Bíblia cristã, as Plêiades aparecem três vezes, sob o título de "Khima", sempre junto de Órion. Já na mitologia australiana, o povo indígena dos Papunya conta a história das sete irmãs Napaltjarri sendo perseguidas por um homem chamado Jilbi Tjakamarra que tentou praticar um encantamento de amor em uma das irmãs, mas esta não quis ficar com ele. Então ela fugiu para ficar com as demais, em Uluru, mas quando elas viram Jilbi, foram para Kurlunyalimpa e junto aos espíritos de Uluru, foram transformadas em estrelas. Jilbi, assim, teria se transformado no que é conhecida como a Estrela da Manhã no cinturão de Órion e teria continuado a perseguir as sete irmãs através do céu.


Aí eu fiquei pensando, como o cinturão de Órion é bem importante pros Hopi (alô Alienígenas do Passado hauhauauha), o aglomerado de Plêiades também tem um significado pra eles. Pelo que consta, eles construíram kivas, isto é, salões subterrâneos usados para rituais religiosos, e no momento em que as Plêiades passassem elo centro da abertura desse cômodo era um sinal direto para que uma certa cerimônia fosse iniciada. Além disso, várias culturas usavam o ângulo do aglomerado, no céu noturno, como um dispositivo de tempo.

Ainda na América do Norte, é dito que os Seris, que vivem no noroeste do México, acreditam que as Plêiades são sete mulheres que estão dando a luz. À elas deram o nome de Cmaamc, o que parece ser um termo arcaico para o plural de cmaam, isto é, "mulher".


Porém, para acabar com as coincidências, os nativos americanos Blackfoot tinham uma lenda para as Plêiades na qual o aglomerado não é relacionado a mulheres, mas sim a garotos órfãos - os "Lost Boys". Diz-se que ninguém cuidava desses meninos e, por isso, eles se tornaram estrelas. Revoltado pelo ocorrido, Sun Man (acredito que seja o deus da cultura deles) pune o povoado com uma seca, causando a morte do gado e até mesmo dos cães, os únicos amigos dos órfãos, e intercede em nome das pessoas. E já que os búfalos não estavam mais disponíveis enquanto os Garotos Perdidos estavam nos céus, as configurações cósmicas das Plêiades tomaram um aspecto de um caçador Blackfoot a viajar durante uma caça de larga escala, culminando em grandes saltos de búfalos, uma imagem típica de sua cultura. Totalmente inesperado, né? Eu achei, pelo menos hahaha...

E ainda assim tem mais um monte de povos que têm uma ligação cultural com as Plêiades... essa Blackfoot foi uma das mais diferentes que eu li ou talvez o mito nativo americano do povo Cheyenne da "garota que casou com um cão", que diz que as sete estrelas das Plêiades são os sete cachorros que a filha do chefe da tribo Cheyenne deu a luz depois de misteriosamente ser visitada por um cachorro em forma humana, para o qual ela fez o juramento "Para onde você for, eu vou". Hahahah.. caramba... Só digo uma coisa: "The owls are not what they seem" :P

Espero que tenham gostado do post, gente! Até sexta-feira! :)

You Might Also Like

0 comments