FIERCEDESIGN: STAFFAN HOLM

8/30/2013

Staffan Holm é um designer sueco que trabalha em Gothenburg, com design de interiores, design industrial e design de móveis. Eu o conheci por acaso, dando uma olhada nos meus feeds de conteúdo para o blog e achei bem interessante justamente o trabalho dele com peças de mobília, porque são bem minimalistas e ele usa materiais legais, com formatos diferentes e sofisticados, modernos e requintados. Pra quem gosta desse assunto e entende, vai perceber nas sutilezas a qualidade do trabalho dele.


Essa mesa da foto acima foi uma colaboração feita entre Staffan, Dan Sunaga e a marca sueca Karl Andersson & Sönner. Trata-se de uma mesa de centro ou mesa de café que recebeu o nome de Newton e foi exposta na Stockholm Furniture Fair de 2009.


Sua base são, na verdade, dois anéis que foram comprimidos para se unirem no centro, dando esse efeito tortuoso que suporta a superfície de vidro. Olhem de cima como fica:


Uma outra criação que segue essa linha geométrica e minimalista é a estante que Holm produziu com a empresa One Nordics.


O desafio dessa peça era criá-la de uma forma que ela fosse de um tamanho capaz de ser transportado e sem ter uma aparência defasada. Então Holm pensou no aspecto da tesoura e fez essa lateral em "x". A estante pode ser posta no chão, anexada à parede, usada para decorar casas, escritórios ou mesmo restaurantes. Totalmente versátil.


Esse próximo é bem interessante. Banquinhos em espiral. Pra quem recebe várias pessoas e não tá afim daqueles banquinhos brancos, estilo de praia, que quebram fácil e são difíceis de guardar (além de serem feios), olhem só esses daqui:



Numa parceria com a empresa sueca Swedese, Holm fez banquinhos leves para serem estocados em forma de espiral na altura que você preferir - quanto mais alto, melhor! Heheh... Veja um exemplo de decoração:


Agora, se você não é assim tãão minimalista, Holm tem uma linha com mais informação, como essa escrivaninha preta que lembra um pixel art ou um LEGO gigante heheh:


A mesa foi exibida na Stockholm Furniture Fair de 2007 e foi uma parceria feita entre Holm e Johannes Tjernbergs para a exposição da HDK com o tema "Crescer". Foi aí que eles pensaram, justamente, na criatividade, nas brincadeiras esquecidas naquele estágio da infância, já que quando nos tornamos adultos ficamos muito sóbrios e sérios. Talvez nem tanto porque queiramos, mas porque precisamos. E tentando preservar essa criança interior, os designers trouxeram um pouco desse lado lúdico para uma peça que poderia ser barroca e rebuscada, com ondulações clássicas e que quase lembram um piano, mas os recortes quadriculados e a exatidão às peças de um LEGO, na parte superior, fazem a gente entender a mensagem. A peça é feita de madeira de faia maciça e pintada com tinta esmalte.



Por último, um cabideiro curvilíneo, Visp, com 1,80m. Produzido pela Blå Station, ele possui várias espirais e é bem elegante e divertido. Achei interessante e também tem em várias cores.


E aí, gostaram desse post de decoração? Fazia tempo que eu tinha feito aquele primeiro, né? Se vocês curtirem, posso fazer mais com mais frequência. :)

You Might Also Like

4 comments

  1. Que linda essa mesinhaaa! Parece um projeto de arquitetura que eu fiz quando fazia o curso.
    Amo designs diferentes <3

    http://www.saladaneon.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ai que bom ver alguém que estudou arquitetura dando uma olhada no post :) eu não entendo muito bem, mas me encanto pelo tema. Se eu não tivesse feito jornalismo ou não tivesse seguido algum campo artístico, teria tentado arquitetura e decoração. Acho fantástico! Adoro revistas de decoração e coisas do tipo, então resolvi me arriscar com uma seção aqui no blog. Vamos ver se as pessoas gostam!

      Delete
  2. Ahhh Lidia arrasou na ideia de postar sobre decoração! Vou mostar a um amigo meu q eh design d interior e arquiteto pq ele adora ver essas novidades assim. ele trabalha com residencias historicas, mas adora essas coisas mais diferentes assim.. tanto q coleciona cadeiras, ve se pode! hahahahha

    beeeijos confesso qmeus preferidos foram esses banquinhos q encaixam e essa mesa esmaltada mesmo preferindo q ela nao parecesse lego.. rsrsrsrs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahahaha ah mostra, pra ele sim! Eu não entendo muito de decoração e arquitetura, mas acho super legal e to me arriscando aqui nesse segundo post. Espero que ele goste do conteúdo.. vou postando de vez em quando, se sobrar um espacinho.

      Eu gostei da mesa, mas fiquei um pouco "assim" quando vi ela de perto também... hahaha acho que preferiria se ela fosse clássica mesmo, mas provavelmente a peça era conceitual, né? Então por isso de ela parecer Lego :P

      Delete