Mulheres do Black Metal

12/16/2011

Que metaleiro não gosta de mulheres nas bandas que ouvem, hein? Pode ser no vocal, no baixo ou na guitarra, na bateria ou nos teclados... seja como for, a presença delas sempre é bem-vinda numa banda só de machos ou então numa banda de mulheres. É verdade que elas seguem alguns arquétipos básicos, como os próprios rapazes também o fazem, como por exemplo: as mulheres do Gothic Metal tendem a escolher um visual mais medieval ou clássico, corsets e saias bufantes; já as do New Metal usam roupas mais casuais, como calça e camiseta, tênis ou coturnos e por aí vai. Acima de tudo, muitas tendem a manter a feminilidade num gênero de dominância masculina - ao contrário do que certos "jornalistas" tendem a dizer após a polêmica Cráudia Milk no Rock in Rio.

E, por isso, escolhi um gênero que é, realmente, muuuuito marcado pela masculinidade, que é o Black Metal (ou Death Metal, se quiserem... sei lá!). Mas, acreditem, há mulheres nesse nicho e elas são sensacionais. Por isso, não faço necessariamente um Top 5, mas apresento a vocês bandas, artistas e looks que fazem a diferença no Black Metal!

Cadaveria

Depois de cantar na banda Opera IX, a artista italiana Cadaveria fundou um grupo de mesmo nome, em 2001. Rodeada por machos, ela mostrou não ter apenas um gutural interessante como também canta com voz limpa e melodiosa. Atualmente, a banda está um pouco diferente do que ela era há 10 anos... A Cadaveria está um pouco mais pop, tanto que eu até arrisco dizer que o estilo dela regrediu, musical e visualmente, porque usar saia de tule depois de véia não dá, né, fia? Ainda assim, recomendo que vocês ouçam o primeiro álbum da banda, The Shadows' Madame.

Djerv
Em 2010, a banda norueguesa Animal Alpha foi encerrada e a vocalista, Agnete Kjølsrud, fundou a Djerv, que tem um estilo entre o heavy e o black metal. Recentemente, ela fez uma parceria com o Dimmu Borgir, na música Gateways (mesmo nome do trabalho mais recente do Dimmu), e também neste ano foi lançado o primeiro álbum da Djerv, que tem o mesmo nome do grupo. A Agnete, com seu cabelo platinado, tem um estilo monocromático muito legal, porque ele transcende aquele visual pesado do Black Metal que a Cadaveria tinha, por exemplo. Ela é bem mais "muderna", com roupas elegantes e ao mesmo tempo fortes. É meio que uma indie entre as meninas do gênero hahaha. Aproveitem para ver o primeiro clipe da banda, Madman.

Astarte

Astarte é um trio grego de Black Metal totalmente composto por mulheres - senão pela bateria. Suas temáticas são voltadas para a mitologia grega, como vocês podem ver já pelo nome da banda, que faz referência à uma deusa fenícia, mas que mais tarde foi apropriada pelos gregos sob o nome de Afrodite e Hera. E não é sensacional que elas tenham justamente escolhido uma deusa que tenha a ver com o amor, sensualidade e erotismo, enquanto elas se vestem em roupas, justamente, bastante atraentes? Claro que elas não poderiam deixar de tirar fotos de corpse paint na floresta, mas é um sucesso ver que, SIM, as meninas do metal PODEM ser femininas e sexy. A música é bastante agressiva, mas percebam que as guitarras dão um toque mais melódico, por exemplo em Black Mighty Gods. Aproveitem para ver o clipe também que, apesar de ser totalmente low budget, é muito interessante ver como elas brincam com a feminilidade e a masculinidade (aí representada no terno que uma delas veste). O vídeo tem várias colagens e sobreposições com significados diversos. Interessantíssimo!

Gallhammer

E pra quem curte japas, é claro que tem uma opção oriental para vocês ouvirem Black Metal! Formada em Tóquio, em 2003, pela baixista e vocalista Vivian Slaoughter, a banda tem influência do black metal europeu, especificamente o suíço. Diferente da Astarte, o vocal da Gallhammer deixa um rastro bizarro, quase assustador hahaha - mas nada que vocês ponham ao nível WTF Japan. E, diferente das artistas anteriormente mencionadas, elas seguem um visual mais típico do New Metal ou do Metalcore: calças jeans ou de sarja preta, cintos de tachas, pulseiras, camisetas e botas. É simples, mas acho efetivo. Dêem uma olhada nesse vídeo delas, para a música World to be Ashes. Muito bom elas passeando em Tóquio (acredito que seja lá) e depois tocando. Dá pra pegar bem o feeling macabro da banda! TODAS BANGUEIA! \o/

Otep/Arch Enemy





















Achei melhor resumi-las num só tópico porque tanto a Arch Enemy quanto a Otep são consideradas bandas mais de Death Metal do que de Black Metal - esses rótulos são uma desgraça. A primeira loira é a Angela Gossowangie, que é vocalista da banda sueca Arch Enemy. Vocês provavelmente já devem ter ouvido algo deles, tipo We will rise. Gutural for the win! Idem à Otep Shamaya, que é a vocalista da banda homônima. Há dois anos mais ou menos eu fui no show deles em São Paulo, para cobrir pra um site pro qual eu escrevia... e, cara! A mulher é foda. O melhor é que eu pude vê-la ainda no backstage, depois ao vivo (ela não é assim tão gata quanto na foto, ela é baixinha e truculenta hahah) e ainda consegui autógrafo E UMA CANTADA. HUHAUHAUAH Todas morre, né. Da Otep, sugiro que vocês ouçam e vejam o clipe da Ghost Flowers - que é muito bonito e segue a estética dessa foto dela. É engraçado ver como esse povo mais dark tá conseguindo usar o branco com mais freqüência, ainda assim conseguindo fazer algo trevoso. Ainda no Death Metal, dêem uma olhada na Alissa White-gloz (valeu por lembrar, Marianne!), do The Agonist! O cabelo dela é maravilhoso <3

Bom, é isso, gente! Ainda tinha mais mulheres pra gente comentar, tipo a vocal do Holy Moses e da Darzamat, mas acho que agora vocês conseguem andar com as suas próprias perninhas atrás de Black Metal Female Fronted!

You Might Also Like

8 comments

  1. Ah, de nada gente. HAHAHAHAHA. Alissa White-Gluz tem o cabelo dos meus sonhos. <3

    ReplyDelete
  2. Vc sabe que uma época eu tive cabelo azul e branco... tipo, branco em cima e azul embaixo, dos mesmos tons que a Alissa. Eu AMAVA. Mas era por causa de um treco de cabeleireiro, daí cortaram um monte a parte branca e meu cabelo ficou só azul, praticamente... até aí tudo bem, mas fui num outro cabeleireiro retocar e acabou ficando escurão, todo cagado e tive que voltar ao preto. :( É realmente lindo ter cabelo colorido e/ou loiro, mas é um traaaampo...

    ReplyDelete
  3. Meu sonho é ter cabelo branco, num tem foto sua dessa época nao Lidia?
    Adorei as muleh Black Metal - eu nem curto o gênero (até curtia na minha época mais trevosa mas agora não me apetece mesmo =<), mas as mina são gata e foda hein

    ReplyDelete
  4. Tem sim, Carol! Aqui:

    http://www.flickr.com/photos/sorani/3912894667/in/photostream
    http://www.flickr.com/photos/sorani/3913681458/in/photostream

    ReplyDelete
  5. Eu lembrei da minha época trevosa, e do blog que eu mantinha e brigava com algumas bandas por disponibilizar downloads hauhauahauhauahauua

    http://stayfemale.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Maldita indústria fonográfica HUAHUAHUAHA

    ReplyDelete
  7. ¬¬ quero fundar uma banda,o problema é meu pai,se ele deixasse eu sair de casa todo dia eu já teria umas visualizações no youtube,ele nem dexa e nem banda tenho...quero arrancar o coração do meu pai e colocar no batedor de sucos >:(

    ReplyDelete