As borboletas da Semana de Alta Costura em Paris

1/31/2014

"A vida é uma borboleta! Então toda a coleção é sobre isso", disse Jean Paul Gaultier antes de o desfile da sua coleção de primavera de alta costura 2014 começasse. E com essa ideia, ele criou vários modelos que às vezes eram volumosos, outrora coloridos e espalhafatosos, sempre trabalhando o que é de mais destacante na imagem do animal-inspiração: as asas da borboleta. Porém, a coleção ainda tem um certo tom burlesco, algo do início do século passado, e por isso não foi à toa que a dançarina Dita Von Teese apareceu na passarela praticamente fantasiada de borboleta - destaque para muitas pessoas que acompanharam a notícia do desfile. Várias outras modelos ainda apresentaram looks com acessórios de cabeça com penas, modelos ajustados na cintura e que abrem abaixo do joelho, realmente confessando o estilo antigo, dando um toque de cabaré às passarelas.


Eu gostei da coleção Gaultier, mas tudo ficou tão chamativo e colorido nessa Semana de Alta Costura, que terminou no dia 23/01. Contudo, no caso, o que me chamou a atenção mesmo é que tanto o Gaultier quanto o Alexis Mabille tiveram essa inspiração da borboleta, na mesma ocasião, porém as roupas do Alexis eram todas em paleta de tons neutros e clarinhos (branco, champagne, dourado, azul claro etc) - sua coleção parece ser um pouco menor e també bem mais clássica, num estilo deusas greco-romanas, isto é, algo extremamente clássico.

A Ingrid do Gosto de Canela (que é aniversariante hoje, aliás! PARABÉNS! <3) fez um texto melhor sobre essa mudança na alta costura, analisando sobre a jovialidade e todo esse colorido, então vale a pena ler a opinião dela também, para ver um lado mais técnico e menos leigo, como é o meu, já que não entendo muito de moda, ainda mais de alta costura. O que me faz duvidar se realmente gostei do trabalho do Gaultier que, no entanto, não dá nem pra duvidar que está primoroso, feito a partir dos detalhes, é que eu gosto de uma alta costura mais sóbria. Só que nem sempre dá para pedir algo mais sério em tempo de primavera, quando tudo é bem mais colorido e... cheio de borboletas. E, nesse caso, não tem nem como realmente "competir" entre as duas grifes, por causa das inspirações iguais, porque o estilo dos dois designers é muito diferente. Então fica aí para vocês decidirem qual coleção agrada mais :) Joguei a batata quente hahahha!










You Might Also Like

4 comments

  1. Que lindo, gostei das roupas. Borboletas são lindas.

    Beijos
    Blog - Página - Instagram - Sorteio

    ReplyDelete
  2. Uau, um mais lindo que o outro! Adorei o da Dita Von Teese, que coisa mais linda!

    http://www.cerejasnotopo.com

    ReplyDelete
  3. Adorei essa ideia das borboletas, ficou muito delicado e bonito.
    A Dita ta maravilhosa, como sempre ♥

    Beijos // http://untilwe-die.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. achei mais bonita a coleção do Alexis, achei as roupas mais usáveis haha
    www.amoorarosa.blogspot.com.br

    ReplyDelete