FIERCETOUR: Museus de alquimistas e feiticeiros, fantasmas e lendas (Praga)

6/17/2013

Ao andar pela parte antiga de Praga, além da Ponte Carlos, encontrei lugares inusitados que, finalmente, fizeram com que a cidade ganhasse, para mim, um significado mais especial do que aquele turístico e comum dado pelos roteiros comerciais. Descobri que depois de uma grande torre que findava a ponte havia, naquela mesma ruazinha de paralelepípedos, uma entrada para um corredor que me levaria para um museu de Fantasmas e Lendas de Praga. Havia pouco tempo para eu visitá-lo, porque minha mãe tinha comprado ingressos para um concerto de órgão dali uma hora e meia, mas eu NÃO podia deixar de ver aquilo.

Também conhecido como Mysteriae Pragensis, o Museu de Fantasmas e Lendas de Praga tenta emular a atmosfera da cidade conforme ela era na Idade Média e, por isso, ele conta com dois andares, sendo um subterrâneo. Quando eu entrei, já assombrada pelos xingos e reclamações da minha mãe, as mocinhas que trabalhavam na recepção me disseram que o subsolo era interativo, então eu fiquei no maior medo que fosse estilo Playcenter, sabe? Que tem uns nego que pulam pra te assustar HAHAHAH... então fiquei prestando bem a atenção e também tive que tirar as fotos na maior correria.. por isso tem várias que estão meio tremidas, por causa da pressa e da baixa luminosidade :( desculpa, gente...


Bem, mas o primeiro andar conta com aquele livro gigante guardado pelo vulto negro da primeira foto e também por vários outros panfletos que contam lendas e mitos da antiga Praga. Nessa imagem acima, por exemplo, todas as plaquetas narravam algum tipo de história assombrosa ou mais ou menos cômica das lendas urbanas da cidade. No térreo também há várias pequenas esculturas e objetos que ajudam a contar as histórias, como por exemplo esse mural:

"De acordo com a lenda, um ovo de dragão foi enterrado na rua Jánská. O dragão irá nascer em mil anos. Você pode adivinhar desde quando nós começamos a contar esses mil anos?"

"Uma macaca que em suas entranhas trazia uma considerável riqueza ao pobre Pinkas. Quando a macaca ainda vivia com seu dono, ela imitava o comportamento de seu mestre e testava a autenticidade do ouro com seus dentes, mas no final ela sempre engolia as moedas. Quando seu corpo foi encontrado nas ruas por estudantes, eles o levaram e o jogaram pela janela de Pinkas. Ele usou o dinheiro que encontrou para construir uma sinagoga e um orfanato e é por isso que ele tirou tanto proveito de todo aquele ouro."


Como vocês vêem, aqui é um pequeno teatro de marionetes, já que Praga tem uma tradição de teatro de marionetes, mas, coincidentemente, a cidade tem também um grande apreço pela história do Fausto. Apesar de se tratar de um alquimista inglês que se tornou personagem de um romance de autoria do escritor alemão Goethe, a capital tcheca dedica muitos espaços a esse mito. Mas vamos por parte. Primeiro vou comentar um pouco sobre a tradição do teatro de marionetes, que vem do século XVII e foi importada de companhias de teatro inglesas, italianas e alemãs que passaram por ali. Com o tempo, suas peças foram se tornando cada vez mais populares na cidade, até que aquele formato passou a ser o único disponível nas províncias tchecas. Assim, o teatro de marionetes começou a promover a língua e a história do país e se tornou uma tradição passada de pai para filho, fazendo com que famílias tivessem seu nome ligado a esse negócio, como foi o caso de Kopecký (1775-1845), que teve suas peças publicadas por seu filho, na segunda metade do século XIX.



E vendo agora essas fotos, fico ainda com mais vontade de ter comprado uma marionete lá em Praga... pena que são caras. Queria uma do Fausto ou do Mefistófeles... bom, mas aí na etiqueta está escrito que elas custam 4500 coroas tchecas, o que equivale uns 174 euros... que dá quase 500 reais. Huhuhu... vou ficar querendo :PPPP

"A alcoviteira que trapaceou seu cliente - ele retribuiu cortando a língua dela na porta"





Mas até aí estava tudo "numa boa", até que as mocinhas do atendimento disseram que a parte de baixo era interativa de novo... aí eu fiquei no maior medo. Desci as escadas em caracol (já odeio esse formato, porque SEMPRE acho que vou cair) e aí me daparo com mãos nos degraus... não sei se são de gente de verdade, de estátua... não sei se vai me pegar, se alguém vai berrar... e aquela desgraça de sonoplastia de uivo de vento... aff! HUAHUAHA


E não suficiente, a parte de baixo é toda escura e esquisita, toda de pedra - porque Praga é, basicamente, pedra - e tenta emular mesmo a cidade antiga, mas talvez não a parte superficial dela e sim a subterrânea, as catacumbas, os corredores habitados pela escória, pelos indigentes e criminosos, doentes e afins. Lembro de ter visto acho que no History Channel ou Discovery, sei lá, um programa sobre o medo do escuro que falava sobre esses lugares úmidos e frios habitados por essas pessoas, onde a comida apodrecia junto aos detritos e as pessoas morriam e se reproduziam naquele mesmo espaço junto aos bichos e vermes... tipo, grotesco mesmo... e tudo num ambiente de penumbra. Claro que eles não passam esse tipo de lado mais nojento, mas o assustador, dos fantasmas e mortos mesmo heheh... mas fiquei pensando nisso, enquanto caminhava e dizia comigo mesma "puta que pariu", pensando se ninguém ia aparecer do nada para me assustar.


Vou narrar rapidamente algumas das legendas expostas na parte subterrânea do museu, a começar pelo Cavaleiro Sem Cabeça:

No labirinto mágico da parte velha da cidade de Praga, havia um elegante cavaleiro templário que andava num gracioso e nobre cavalo branco. Atualmente este grande cavaleiro é um dos mais adorados fantasmas de Praga, apesar de ele não ter cabeça. O Cavaleiro Sem Cabeça pode ser encontrado segurando sua cabeça nas mãos enquanto cavalga pelas ruas de paralelepipedos em seu cavalo, sempre desafiando os corações mais corajosos a libertá-lo de sua servidão fantasmagórica. Para tal, uma pessoa viva deve ser forte e corajosa o bastante para prender seu cavalo, roubar-lhe a espada e cravar-lhe no coração do fantasma. O Cavaleiro Sem Cabeça pode ser encontrado (se você acreditar nele) vagando na pitoresca e assustadora rua de Liliova entre a meia noite e a uma da manhã. Não é certo se o Cavaleiro Templário é culpado por algum crime cometido em vida ou por que ele recebeu tão terrível destino, mas uma coisa é verdade, ele é um dos mais elegantes fantasmas que Praga tem a oferecer.


O Esqueleto Suplicante

Tenha cuidado com o grande esqueleto! Um dos mais altos e mais amigáveis fantasmas de Praga acaba por ser um esqueleto muito alto! Ele assombra os arredores do Karolinum depois do entardecer. Ele não é perigoso e não está interessado em pessoas sóbrias, apenas naquelas que estão intoxicadas, aquelas para quais ele vai pedir dinheiro. Sua história triste conta que em dias antigos, o prédio Karolium  era usado como faculdade de medicina, onde um homem muito alto e elegante chamado Vincenc trabalhava. Um velho professor de anatomia encantou-se com o corpo do jovem rapz e disse a ele que ele seria um grande achado para sua coleção de esqueletos. O jovem, que era muito pobre, sugeriu que o professor comprasse seu esqueleto e o doutor concordou piedosamente e o pagou uma bela quantia. Infelizmente o jovem rapaz usou seu dinheiro para apostas e bebida e acabou se metendo numa briga de bar, junto com outros colegas bêbados que acabaram o matando. Atualmente o esqueleto anda pelas ruas ao arredor do Karolinum pedindo por dinheiro de pessoas bêbadas, assim ele pode comprar sua liberdade do professor.

O Golem de Praga

No século XVI, durante o reinado de Rudolf II, um velho judeu chamado Rabbi Judah Loew viveu em praga. Durante aquele tempo, os judeus de Praga estavam sofrendo ataques e viviam suas vidas em medo. Rabbi Loew decidiu proteger os judeus contra os massacres criando o Golem, um gigante que, de acordo com a Cabala, poderia ser feito da argila dos bancos de Vltava. Seguindo os rituais prescritos, Rabbi criou o Golem e o deu vida ao recitar um encantamento especial em hebreu. A palavra "emet", que significa "verdade", foi escrita na testa do Golem.

O Golem obedeceria cada ordem de Rabbi, ajudaria e protegeria as pessoas do gueto judaico. No entanto, conforme ele foi crescendo, o Golem se tornou também mais violento e começou a matar pessoas e a espalhar o medo. Rabbi Loew foi ameaçado de que se a violência contra os judeus não parasse, o Golem seria destruído. Rabbi concordou. Ao remover a primeira letra da palavra "emet", assim mudando para o termo "met" (que significa "morte"), a vida foi retirada do Golem. De acordo com a lenda, o Golem foi trazido de volta à vida pelo filho de Rabbi Loew e pode estar ainda protegendo Praga, nos dias de hoje.



A Mulher Sem Cabeça

Se você for azarado o suficiente em estar andando por aí, nos arredores do antigo convento de Santa Maria Madalena, durante a hora das bruxas, preste atenção: você poderá encontrar a Mulher Sem Cabeça! Ela um dia foi uma bela atriz chamada Laura, que atuava no teatro Nostic em Praga. Por conta de seu charme e beleza, ela tinha muitos admiradores e, por isso, obviamente, seu marido tinha muito ciúme. E foi justamente isso que, no fim das contas, causou-lhe a morte. Ela estava muito apaixonada por um rico conde que gostaria de tomar sua mão e coração do marido. Uma noite, depois de uma performance, ela sucumbiu ao conde e depois retornou à sua casa. Seu marido estava desconfiado de sua procedência e, depois de questioná-la, decidiu tomar controle da situação e prontamente cortou sua cabeça. Depois dessa atitude drástica, ele enviou a cabeça da esposa para o conde, que a enterrou em um lugar desconhecido, já que estava assustado. A Mulher Sem Cabeça agora passa seu tempo vagando pelo antigo convento procurando por sua cabeça; ela, na verdade, é assustadora, mas não é perigosa!


O Homem de Ferro

Na parte antiga de Praga, você encontrará um monumento do Homem de Ferro, o qual é um verdadeiro fantasma de Praga e é um dos únicos fantasmas do mundo a ter um monumento construído para ele. O nome do Homem de Ferro, na verdade, é Jáchym Berka. Ele espera pela sua liberdade da servidão fantasmagórica, à qual serve por mais de quatrocentos anos! A história é mais ou menos assim: Jáchym Berka estava para se casar com sua amada quando ele teve que partir para defender seu país. Depois de sua volta, ele escutou maus rumores sobre a fidelidade de sua noiva e, sem explicação, ele se casou com uma outra garota de sua vizinhança. A antiga noiva de Jáchym Berka estava tão desapontada e se sentindo tão rejeitada, que ela se afogou no rio Vltava e seu pai ficou tão envergonhado da situação que se jogou de uma torre muito alta. Depois de ouvir tais notícias horríveis, Jáchym Beka entendeu o que ele havia feito e imediatamente estrangulou sua esposa bêbada e enforcou-se em seu celeiro, numa Sexta-Feira Santa. Sua morte não foi pacífica e ele permaneceu vagando pela rua Platnéřská, simplesmente esperando por sua liberdade. Ela, no entanto, não vem assim tão facilmente e Jáchym Berka tem apenas uma chance a cada cem anos. Para ser libertado, ele precisa encontrar uma garota virgem e ter uma conversa amigável com ela por uma hora, o que é uma tarefa que parece bem simples, ainda que não muitas garotas boas queiram conversar com um fantasma assasino! Infelizmente o Homem de Ferro perdeu sua chance novamente em 2009 e agora ele precisa esperar mais cem anos.


A Freira Assassinada

Se você estiver andando pelos arredores do Convento de Santa Agnes, em Josefov, durante as horas escuras da noite mágica, procure pela Freira Assassinada! Ela parece ser bem inconstante, uma noite ela pode estar coberta de sangue e chorando amargamente e em outra ela pode estar sorrindo carinhosamente para apaixonados infelizes. Filha de um homem rico e nobre, ela tragicamente se apaixonou por alguém que não era de sua classe: um pobre cavaleiro. Seu nobre pai, obviamente, recusou dar seu consentimento à união e como punição ao seu imperdoável pecado, o pai enviou a filha para viver no convento de Santa Agnes, na qual ela ainda vive atualmente, mas apenas em forma transparente. A noite anterior à qual ela foi transferida para o convento, ela decidiu seguir seu coração e se encontrou com seu amado, mas ela acabou se deparando com seu pai que, disfarçado, esfaqueou-a por envergonhá-lo. A Freira Assassinada tem assombrado a área de Santa Agnes desde então, mas não tenha medo, porque ela não deve ser temida! Sabe-se que o fantasma aparece apenas às garotas que desejam envenenar a si mesmas por causa de um infeliz e pobre romance. A Freira Assassinada agarra o veneno das mãos da garota deprimida e põe um saco de moedas no lugar, permitindo-a viver uma vida feliz e próspera com seu verdadeiro amor. Ah se Praga tivesse mais fantasmas como a Freira Assassinada!


Bom, são muitas, muitas lendas... vocês podem dar uma procurada no Google e ter acesso às várias outras. Eu mesma nem cheguei a ler todas essas, já que estava com pressa. E assim que saí de lá, aproveitei pra ir no museu de alquimistas e feiticeiros, porque havia uma promoção para estudantes que visitassem o de fantasmas também. E, no caminho, encontrei essa lojinha terapêutica que oferecia massagens e outros serviços, como esse aquário com peixinhos... hahhaah... bizarro, né? Deve fazer cócegas...


E depois de procurar um tanto e subir mais umas ladeiras, encontrei num lugarzinho escondido o tal museu dos alquimistas, que tem como uma das principais atrações essa saleta específica para o mito do Fausto:


Bom, existem vários lugares em Praga que estão conectados a várias lendas e mistérios, como vocês já perceberam ao ler o post. Mas existe uma casa na praça de Carlos, a qual eles chamam de Casa do Fausto, que tem uma lenda que diz que o Doutor Fausto morou ali e que foi naquele lugar que o Diabo o levou para o inferno a partir de um buraco aberto no teto. Outra lenda ainda conta que um pobre estudante morava nessa mesma casa. Ele, que estudava magia negra, acabou desaparecendo sem deixar nenhum vestígio. Mas, apesar dessas lendas, o que se sabe com certeza é que vários alquimistas moraram nessa casa e, durante seus experimentos, eles acreditavam estar conectados ao Diabo e, por isso, entendia-se que a casa estava amaldiçoada.


Nessa primeira parte do museu, vemos primeiro as informações básicas da alquimia, para então entrarmos na sala do Fausto e podermos ler sobre a lenda deste e sobre demais alquimistas e feiticeiros da antiga Praga. E aí vamos descobrir mais conexões entre essa figura mítica e a capital tcheca. Na verdade, existe um livro chamado Opus Magnum. The Book of Sacred Geometry, Alchemy, Magic, Astrology, the Kaballa, and Secret Societies in Bohemia que foi publicado em Praga em 1997 e que é dedicado a assuntos esotéricos. Escrita por D.Ž. Bor, a obra mostra como a lenda de Fausto está conectada com a cidade de Praga. O texto menciona uma tradição que diz que o livro usado por Fausto para conjurar espíritos foi pela primeira vez publicado em Praga em 1509, mas isso se trataria de uma lenda que, no entanto, chegou a tentar ser fundamentada por vários livros e manuscritos, como é o caso de títulos como Dr. Faustus grosser und gewaltiger Höllenzwang. Esse livro, que narra "a amaldiçoada e merecida morte" do Doutor Fausto ainda inclui a visita deste a Praga:
De Viena, ele foi a Praga, a principal cidade da Boêmia, e que é dividida em três partes, as quais são a antiga Praga, a nova Praga e a pequena Praga. A Pequena Praga é o lugar onde a Corte Imperial é situada sobre as altas montanhas: há um castelo, onde há duas igrejas, numa das quais ele encontrou um monumento, o qual poderia ter muito bem sido um espelho para si mesmo, e este foi o Sepulcro de um notável conjurador, que com sua magia encantou seu próprio sepulcro para que qualquer um que pisasse sobre ele jamais morreria em sua própria cama. Do castelo ele desceu e foi até a ponte. Essa ponte dia vinte e quatro arcos. No meio da ponte havia um grande monumento, o qual era uma cruz feita de pedra e na maior parte artificialmente esculpida.
Reconheceram a passagem? Ele passou pela Ponte Carlos e viu o monumento da Cruz!

Dali ele foi para a antiga Praga, que é separada da nova Praga por uma grande e profunda vala e abraçada por uma parede de pedras. Até então há a cidade judaica, na qual há treze mil homens, mulheres e crianças, todos judeus. Lá ele viu a escola e o jardim, onde todas as formas de bestas selvagens são mantidas; e dali ele estabeleceu uma rota pelas três partes da cidade, pelas quais ele vagaria de modo a conhecer uma cidade tão poderosa por dentro de seus muros.
Bom, eu fiz uma tradução bem meia-boca, porque eu não entendo muito bem de inglês arcaico hahaha... mas o que dá para entender é que Fausto não só teria visitado Praga como também há histórias que dizem que Fausto, na verdade, teria sido tcheco: que ele teria vindo de uma cidade da Boêmia chamada Kutná Hora e que seu verdadeiro nome teria sido Šťastný que, literalmente, significa "sortudo, feliz", termo que, no fim das contas, é sinônimo do latim Faustus. De acordo com essas histórias, Šťastný foi obrigado a sairda Boêmia durante a revolta hussita nos anos de 1420 e ir para a Alemanha, onde ele começou a assinar seu nome como Faustus. Algumas das façanhas atribuídas a Fausto, conforme conta o livro de Bor, foram previamente associadas ao legendário feiticeiro tcheco Zito, que viveu na corte do rei tcheco Wenceslas IV.


Aí depois tem um outro prédio, no qual você tem que subir 60 degraus (ai minha disfunção femuro-patelar) para chegar a um ambiente que simula os 'laboratórios' onde os alquimistas faziam suas experiências. Bem legal mesmo... tem uns animais empalhados e outros em vidros.






Uma das histórias que eu mais gostei de ler no livrão que tem lá é sobre a Dark Lady, de Shakespeare. Ela foi personagem de sonetos do poeta inglês e é chamada assim por causa de seu cabelo preto e pele escura. Mas bem, não cheguei a fotografar essa parte do livro, então vou deixar a tradução de um trecho do livro Shakespeare, Alchemy and the Creative Imagination. The Sonnets and A Lover's Complaint, de Margaret Healy, que fala justamente dessa personagem a partir de um ponto de vista alquímico ou metafórico:

A Dama Obscura de William
Quem ou o que é a Dama Obscura? Misteriosa mutabilidade é o destaque da escrita alquímica e assim como o "amigo" do narrador dissolve e reaparece em existência material, às vezes parecendo um "ele", às vezes um "ele-ela", às vezes um aspecto da psique do poeta, ocasionalmente lembrando uma "ela", e possivelmente até mesmo Deus, a obscura senhorita desafia nossas inevitáveis tentativas de estabilizá-la. Sugestivamente, no soneto 127 ela é tanto "herdeira de beleza sucessiva" - a filha "bastarda" de um "amável garoto", seu "sucessor" no opus. Uma "astuta", caprichosa tirana apaixonada que também tem aspectos maternais (assim como quando ela é chamada para confortar o choramingante Will no soneto 148), ela é certamente uma complexa e ambivalente criação literária. Mas um de seus mais dominantes - apesar de negligenciados - disfarces é que a Senhora Natureza por si mesma - uma prima literária, para ser específico, do tipo de Ishtar, Medea e Circe descrito acima. Isso não é o suficiente para, no entanto, justificar os materiais que contêm certos aspectos da obscura dama de Shakespeare - "Mary Fitton ou Lucy Negro, Jacqueline Field, Emilia Lanier, ou [mesmo] ... Senhorita Winifred Burbage" - para a natureza do hermetismo o poder interior pode ser despertado pela contemplação da Dama Natureza a partir da beleza do corpo feminino. (p.115)





É isso, gente. Quase morri pra terminar esse post hehehh.. mas aprendi um monte e espero que vocês tenham gostado. Trouxe um pouco desse lado acadêmico que eu mantenho mais no Kunst ist Krieg, mas acho que vale a pena compartilhar isso com vocês também. Espero que estejam curtindo essa pegada aqui no Fierce, mas acredito que dessa semana não passa... não devo postar mais sobre minha viagem na semana que vem... acho que alguns já devem estar de saco cheio, não? Não sei, sou insegura hahaha e vocês são muito silenciosos... :P


Referências

Faust in Prague. http://www.spamula.net/blog/2006/08/faust_in_prague.html
Haunted Prague and Czech Legends. http://prague-stay.com/lifestyle/category/176-prague-legends-myths-and-ghosts/177-haunted-prague-and-czech-legends/

You Might Also Like

2 comments

  1. Que post maravilhoso e que vontade de ir nesses museus *-----*
    Iria entrar neles com o tobinha na mão por ter medinho de escuro D: heueheueh

    ReplyDelete
    Replies
    1. HAUAHUAHUAHUHAUAHUAH Su, morri aqui. Pior que até eu fiquei na tensão, mas era mais porque eu não sabia se eu ia ser assustada ou não... mas foi muito legal <3333

      Delete