FIERCETOUR: Igrejas de São Francisco e São Giles (Praga)

6/19/2013

Oi, gente! Encerrando meus posts sobre Praga, hoje tenho fotos das igrejas de São Francisco, que fica logo ao pé da Ponte Carlos e junto à casa da ordem dos Cavaleiros da Cruz com a Estrela Vermelha e que foi onde minha mãe e eu assistimos a um concerto de órgão, soprano e trompete para umas intepretações de Ave Maria e outras peças de compositores como Vivaldi, Haydn, Fauré, Mozart e Bach. Ela, na verdade, não pode ser fotografada, mas como havíamos comprado ingressos para o concerto, fomos liberadas para isso, na hora do evento.


A construção foi feita ao estilo barroco conforme o arquiteto J. B. Mathey planejou, mas não é a mais conhecida da cidade. Quando se pergunta de igrejas na capital tcheca, logo se pensa na igreja do Menino Jesus de Praga, mas essa eu acabei não visitando por falta de tempo... De qualquer forma, eu fiquei bem encantada com a riqueza de detalhes e, obviamente, de materiais dessa igreja de São Francisco.



Acho que, no fim das contas, eu tenho uma certa quedinha por igrejas barrocas não só por esse exagero bizarro de detalhes e dramaticidade, mas também porque eu cresci visitando uma que tenta seguir esse estilo. Quando eu era obrigada a ir na catequese e, mais tarde, na crisma, eu ia na igreja matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Porto Feliz, e ela tem alguns resquícios desse estilo... é, na verdade, uma igreja bem bonita e diferenciada, se comparada às da região - aqui em Sorocaba, pelo menos, não tem nenhuma tão cheia de detalhes quanto essa.

Nossa Senhora Mãe dos Homens (Porto Feliz) - pena que a foto tá um lixo

Mas voltando a Praga, assistimos ao concerto com a soprano Stepánka Hermánkova, o trompetista Miroslav Lastovka e a organista Zuzana Nemecková. Gravei um trechinho pra vocês verem:


Antes, no mesmo dia, ainda deu tempo de conhecer a igreja de São Giles, também ali na cidade nova, nas ruazinhas entre as lojas para turistas. Acho que também ia rolar um concerto lá, não sei se era Mozart ou Vivaldi, já que a maioria era um dos dois. Minha mãe acabou meio arrependida de ter comprado logo de cara esse concerto de órgão, já que orquestras ou pelo menos mais instrumentos são mais legais que tão poucos assim... eu, pelo menos, não gostei muito... mas acho que é porque eu não tenho o preparo necessário para desfrutar esse tipo de concerto.


Construída no século XIV como uma catedral que funcionaria temporariamente como uma igreja utraquista, até que em 1626 ela foi doada à ordem dominicana, que construíram um grande convento no qual a ordem continua funcionando até hoje.

O interior da igreja de São Giles apresenta altares barrocos e belos confessionários conservados, além de um órgão com cinqüenta registros, três manuais e 3.500 tubos de 1733. Além disso, o famoso pintor barroco V.V. Reineris foi responsável pelos afrescos e também foi enterrado ali.


Apesar de a parte interna da igreja apresentar um estilo barroco, o exterior segue a arquitetura gótica estilo, com duas torres que dominam a seção ocidental. A mais alta torre chega a medir 58.5 metros, enquanto a menor tem 43.5 metros de altura. Essa diferenciação se deu porque a igreja foi remodelada em 1731, quando o mestre Ferdinand Spacek e o arquiteto Franciscus Maxmilan Kanka começaram a trabalhar na igreja. A restauração de seus trabalhos foi feita em 1968.



E pra fechar, eu queria só dizer que eu talvez nunca tenha comido tão bem quanto em Praga. Mas que delícia de almoço que eu tive no restaurante Apropos.


Apesar de o garçom ter sido super simpático e ter batido maior papo com a gente, ele meio que nos enganou dizendo que esse prato era pra duas pessoas quando, na verdade, dava para umas quatro. De qualquer forma, foi legal quando ele perguntou o que uma brasileira fazia em Praga e eu disse que estava lá para acompanhar minha mãe, mas também tinha interesse por causa do filósofo Vilém Flusser e ele conhecia. Provavelmente ele era universitário, por isso devia conhecer... Mas, de qualquer forma, quase morri de comer essa delícia que consistia em coxa de pato, chucrute de repolho roxo e branco (eu não gosto de chucrute, mas esse era agridoce e eu AMO comida agridoce), um certo pão meio molhadinho, um outro que parecia omelete, outro que parecia de batata e mais um que era tipo um knödel, mais uns negócios de porco que parecia tipo mortadela frita, lingüiça, costelas de porco.... meu deus, já to com fome só de lembrar :((( e dá tristeza só de pensar que a gente teve que abandonar quase metade disso, porque simplesmente era MUITA coisa pra nós duas - e olha que estávamos famintas e comemos MUITO mesmo.


Aí quando já estava anoitecendo, fui numa doceria italiana (herege) pra tomar um chá e comer um pedaço de torta Sacher (heregíssima), que na verdade é uma especialidade vienense heheh... não é muito gostosa... lembra um pouquinho aquele O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, que na verdade eu acho um lixo, mas é gostosinho... e fica melhor ainda com um chá <3 eu tomei um que chamava alguma coisa Winter... só lembro que quando eu tomei, pensei em... MIDWINTERTEARS!!!!


AHEUEHUAEHU... enfim... foi isso aí. No próximo post, encerro esse período de turismo aqui no Fierce. Decidi que não vou fazer um post sobre o zoólogico de Viena porque... ah, acho que fica ainda mais nada a ver hahaa... mas posso deixar no fim do post um bônus com um vídeo que gravei do panda de lá <3

You Might Also Like

0 comments