FIERCETOUR: Bratislava

6/21/2013

Essa foi a segunda vez que eu fui pra Bratislava! Quando a gente pensa: ah, nunca mais vou voltar pra esse lugar... mas, no fim das contas, acabei voltando. Heheh e nem pensei isso por não ter gostado - na verdade, gostei sim, mas só achei que nem sequer iria ter a chance de voltar para Viena, por exemplo... mas as coisas acontecem de uma maneira inesperada, e aí até mesmo isso se repetiu. E a cidade continua quase a mesma... agora, o que eu quero dizer com isso? Vamos ao post para saber :)


Lembro que em 2011, quando eu fui pra lá, não fazia muito tempo que eu tinha lido Abarat, do Clive Barker... e aí quando eu vi esse painel, fiquei impressionada em como as ilustrações e o estilo de arte da cidade lembrava muito a forma como o Barker fazia os desenhos no livro.


E as imagens que mais me chamaram a atenção foram, justamente, as que fazem parte das janelas de uma loja chamada Twigi. Na verdade, há duas lojas nesse prédio, mas só a da direita é a Twigi. Ela é especializada em roupas e está em atividade desde o início dos anos 90, apostando numa moda feminina feita com materiais naturais. A estilista Zdena Krivdová produz desde camisas e vestidos pintados à mão até mesmo vestidos de noiva. Além disso, a loja também oferece outros itens de demais marcas, acrescentando às suas prateleiras peças como chapéus, jóias, lenços de seda, chapéus, cachecóis, almofadas, quadros e mais.


Eu imagino, então, que a loja ao lado seja uma continuação da Twigi, apesar de não ter certeza... porque não consegui achar informação sobre ela... de qualquer forma, é nas janelas dela que ficam as minhas ilustrações preferidas!


Eu via esse gatinho simpático e, por algum motivo, lembrava dos gatinhos de Abarat, os gatardos... ou tarrie-cats:


E como eu comentei em alguns outros posts sobre Viena, foi uma viagem incrível, porque eu sempre ouvia meu professor Luis Mauro falando coisas engraçadas e inusitadas para cada situação (é só vocês darem uma olhada no blog dele e perceber como a mente dele é brilhante... ou como até mesmo ele foi capaz de fazer um post com um diálogo entre Darth Vader e Freud... e isso porque eu nem gosto de Star Wars!). Mas, voltando à lojinha de souvenirs ao lado da Twigi, vejam só o que havia lá, em 2011...



Eu não vi esse cachorrinho e nem esses anjinhos esse ano, nem as almofadas de pescoço de gatinhos... só tinha em outra loja, mas não era do jeito que eu queria. :( Os gatinhos também diminuíram... mas, felizmente, a quantidade de pessoas que sabia falar inglês aumentou bastante!



As próximas fotos já são de outra loja, uma meio zen que a gente achou no caminho heheh... uma mistura de souvenirs típicos com itens kitsch e zen/budistas... e aí sim eu encontrei vários gatinhos!





E aí como se não fosse o suficiente de coisas absurdamente fofinhas, eis que me deparo com isso:


Apenas shorando. HAUHAAHAUHAU Quando postei no meu Facebook, as pessoas ficaram com medo, mas minha mãe e eu rachamos o bico ao ver essas duas bagaças sentadas num singelo banquinho... então, HILÁRIA, fui eu e tirei uma foto just 4 da lulz


HUAHAAUHAUHAUAHUAHAUHA OLHA ESSA MERDA DESSES BONECOS. Ai ai, viu... realmente, Bratislava é uma cidade e tanto.


A rua mais estreita de Bratislava

Essa era porta de um lugar que eu acredito ser algo como um seminário ou qualquer coisa do tipo... por isso, acho que essas imagens têm a ver com passagens bíblicas... tipo a tábua com os mandamentos, a estrela que guiou os reis magos até Jesus, a cruz de Jesus no calvário... sei lá, não entendo muito bem hahah.. mas acredito que seja isso



Mas retornando à seriedade do post hahaha... foi mais ou menos por aqui que eu tirei uma das minhas fotos preferidas, em 2011. É que, vocês vêem, nesse centrinho turístico e velho de Bratislava, tudo se encontra mais ou menos decadente, mas é de um jeito cool - mesmo com esses escritos (poderia dizer pichação?). Foi também mais ou menos aí que eu vi um cara injetando em plena luz do dia.. risos... haheueah.. bizarro.


Meu professor falou algo como "nossa, você precisa tirar uma foto aí, é a sua cara!" ou então ele simplesmente reconheceu que eu estava passada com o que eu via... e aí falou pra eu tirar uma foto. Então eu fiz a típica cara neutra para sair bem na foto, aí ele pediu pra eu parar de ser chata e fazer uma careta ou qualquer coisa, então fiz o meu típico cosplay de Sunako Nakahara:


E logo depois disso a gente foi almoçar, porque eu sou uma pessoa faminta. Aí obviamente fomos testar um prato típico e tchanam! Comi um tipo de carne com pães estilo knödel e um molho agridoce com frutinhas silvestres:


Estava divino, como diria minha amiga Lorenza hahaha... ainda mais quando misturava a geléia com o resto da comida. Ai, sei lá, tem gente que odeia, mas eu AMO misturar doce com salgado. Pena que naquele dia eu tava meio enjoada de comer doce, mas era realmente muito bom. E, meu, uma coisa é que a gente come muito pão na Europa... porque, claro, não tem arroz e feijão, então se substitui ou com batata ou pão.. e eu voltei pro Brasil não querendo comer lanche ou pão por um bom tempo hahaha...


Aí quando minha mãe e eu passamos por essa praça, bateu a maior saudade do kebab nojento que eu almocei com o Sérgio e com o prof. Luis Mauro, da outra vez... hahaha... eu não sou nojenta pra comida, mas vou dizer que não tenho coragem de comer kebab, então acabei pegando uma versão vegetariana pra mim... e como o lugar onde compramos não tinha mesas, fomos ali na praça mesmo, pelegar debaixo do sol. Não suficiente, ainda pedimos para uma pessoa que passava tirar uma foto da bela cena:


E apesar de eu estar podre de calor e cansaço naquele momento e de ter uma pomba linda centralizada na foto e que só foi percebida nesse exato momento HAHAHAHAH.. agora percebo o quão legal foi essa experiência. De certa maneira, mochilamos sem mochilas :P



Bem legal que ao redor dessa catedral, que acredito ser a de St. Martin, havia uns dois casais tirando foto depois do casamento... dá até pra ver acho que o noivo aí de terno, na foto. É um lugar bonito mesmo pra esse tipo de coisa.. mas acabei fotografando muito justamente pra não atrapalhar o povo lá...


E aqui sou eu encenando como múmia com o saco na lua, já que odeio tirar foto de turista e minha mãe insistiu pra que eu fosse na frente do grafiti que, na verdade, eu queria mostrar pra vocês... porque tudo é tão colorido e, mesmo assim, não me parece assim tão feliz. Porque, no senso comum, acaba-se pensando que cores trazem um certo ar de felicidade, mas esse mural todo colorido, na verdade, não me passa exatamente alegria... especialmente porque há rostos e eles não demostram sorrisos de verdade. Sei lá... viajando, como sempre e pra variar.


Mas apesar desse centro velho, Bratislava ainda tem uma parte, digamos, moderna, por causa de seu resquício de dominação soviética. Então há algumas construções de concreto e também outras que trazem um toque mais moderno, ainda posterior a esse período, tentando tirar um pouco a cidade desse nicho histórico. Como vocês vêem, para esse lado, há vários prédios, enquanto na parte histórica não há edifícios, no máximo sobrados ou casas de até três andares, eu acho. Existem regulamentações contra isso... e há países que proíbem mesmo, às vezes nem só no centro e nas partes históricas, mas ao longo de toda cidade para que os prédios não passem de, sei lá, sete ou dez andares, porque isso já ferra a circulação do ar e prejudica o clima e todo o bem-estar de quem mora por ali. Pois é... varia de lugar pra lugar. Mas eu nem fiquei nessa parte mais nova de Bratislava dessa vez... da outra a gente ainda andou um pouco pelos parques e tal, mas dessa vez a gente só ficou pela parte velha, porque minha mãe gosta mais.


Então fomos ao castelo de Bratislava, porque tava rolando um festival de comida típica....uma pena que eu já tinha almoçado, senão... hahhaah... Mas apesar de a gente não ter entrado no castelo, o legal é que ele oferece uma vista muito ampla tanto da cidade quanto também, segundo eu li por aí, dá até mesmo pra enxergar a Áustria (Viena fica a menos de uma hora) e até a Hungria, em dias de clima bom. Sei lá, se eu vi, nem sabia se era hahaha...


Mas depois que você vê castelos como os de Viena ou então o de Copenhaguen, você começa achar os que têm uma fachada assim de uma boçalidade sem tamanho. Pois é. Então nem me animei a gastar meu dinheiro pra ver o que tinha dentro.. no máximo entrei no pátio lá e buenas.


E aí depois disso só me restou ir pro show mesmo. Bratislava é uma cidade pequenininha. É claro que eu poderia gastar muito mais tempo conhecendo outras coisas por lá, mas né? Então, aqui também termino o post. Eu achei que ia falar sobre Budapeste, mas aqui já ficou bem longo, então vou deixar pra falar semana que vem, sei lá que dia. Até mais, gente! :)




PS: Se quiser assistir a um trecho do show, assista também ao videolog do Fierce!

You Might Also Like

3 comments