FIERCETOUR: Ponte Carlos (Praga)

6/14/2013

Bom, gente! Eu lancei a pergunta no Facebook e me pediram para fazer mais um Fiercetour, agora sobre Praga, outra cidade que visitei na minha última viagem a Europa. Ainda tem Budapeste e Bratislava, mas acredito que vou juntar as duas num mesmo post... também tenho fotos do zoológico de Viena e um vídeo do panda de lá <3 mas aí dependo de vocês pra saber se têm interesse, porque, né? Heheh... Hoje vou começar falando da arquitetura de Praga pra, no próximo post, falar sobre os dois museus que visitei lá. E um dos principais pontos turísticos da capital tcheca é a Ponte Carlos:

Cliquem para ampliar a panorâmica!

Depois da passadinha rápida no ossuário Sedlec, em Kutná Hora, minha mãe e eu pegamos o trem de volta para Praga, a capital da República Tcheca. Lá iríamos conhecer a famosa Ponte Carlos (Karluv most, em tcheco), que foi construída em 1357 e finalizada no princípio do século seguinte. O monumento, que foi erguido por ordem do rei Carlos IV, é considerado a ponte mais antiga de Praga e a segunda mais velha do país.


Os paralelepípedos da Ponte Carlos seguem sobre o rio Moldava, que corta Praga nas suas metades chamadas Cidade Velha e Cidade Pequena. Ela, aliás, até 1841, era a única via de comunicação entre o Castelo de Praga e as zonas adjacentes. Mas foi só 29 anos depois que a ponte foi receber o nome de Carlos, porque antes ela era chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most).


Com uma longitude de 516 metros e largura de quase 10, a Ponte Carlos se apoia em 16 arcos e é protegida por três torres, sendo que apenas uma delas fica na parte da Cidade Velha

A ponte segue decorada pela estátua de trinta santos, os quais estão distribuídos em ambos os lados. Agora, por quê tudo isso? Bem, as imagens passaram a ser posicionadas ali a partir de 1629, à chegada do monumento do crucifixo. Este permaneceu único durante quase cem anos até que as demais chegassem nos séculos XVIII e XIX.


Mas o aspecto "transcendental" da construção não pára por aí. Assim como toda a cidade, a ponte não deixaria de ter as suas lendas. É dito que, em 9 de julho de 1357, às 5:31 da manhã, Carlos IV pôs a pedra fundamental na mais famosa ponte de Praga e então estava fundado o monumento. No entanto, isso só aconteceu dessa exata maneira porque o rei acreditava que o momento do nascimento era extremamente importante para todo o destino, caráter e influência de um sujeito. Por isso, ele consultou uma corte de astrólogos para que estes lhe mostrassem o melhor momento do ano em que a ponte fosse construída. Talvez toda essa superstição fosse necessária para o líder porque a antiga ponte Judite havia desabado outrora, em uma enchente.





Há ainda uma outra superstição, ou lenda, sobre a figura de São João Nepomuceno. Conta-se que é preciso tocar a imagem do santo para que seus pedidos sejam atendidos ou que, de repente, você possa um dia voltar para Praga. Cerca de sete milhões de turistas repetem esse rito anualmente e... de certa forma, eu não duvido, porque essa bagaça tinha fila o tempo todo... e eu, sem paciência, não quis tirar foto da placa de bronze que todo mundo põe a mão...

Foto de Matt Borak

Encontrei um tcheco-goiano (hahaha um vendedor tcheco que é casado com uma brasileira e passa metade do ano em Goiânia) que nos ensinou a tocar a figura do santo (a placa em bronze abaixo da estátua) com a mão esquerda para que o pedido seja atendido. Ele, aliás, comentou que a esposa dele tinha acabado de cumprir o rito antes de encontrá-lo e, então, tudo aconteceu. Portanto, para ele, o santo realmente faz acontecer heheh...


São Nepomuceno não é exatamente uma versão tcheca do Santo Antônio, mas conta-se que ele foi arremessado da Ponte Carlos de dentro de um cesto por ter se recusado a contar um segredo: desconfiava-se de que uma das mulheres do rei Carlos tinha um amante. Isso porque ela costumava ir ao monastério Brevnov para se confessar a Nepomuceno, mas ele nunca revelou nenhum segredo que ouvia nessas ocasiões. Depois de sua morte, foi possível enxergar cinco estrelas ao nível da água. E é por isso que sua estátua é adornada por estes mesmos símbolos. A placa da foto acima, então, tornou-se também um símbolo de sorte e outro amuleto a ser tocado por casais que desejem reafirmar seu afeto.



Sabiam que eu amo corvos?

Bom, e pra fechar esse post um pouco mais curto (prometo que ainda falarei mais de Praga, porque tenho duas igrejas pra mostrar e ainda dois museus + um vídeo), algumas fotos dos arredores da ponte:




You Might Also Like

2 comments

  1. um espetáculo os lugares que você foi e as fotos que você tirou deles, só isso que tenho a dizer. *suspira*
    ah, e aiushaiousaiuhs nem sempre acabo comentando, mas visito a cada post novo, não se engane, viu? ;D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Huahauah eu fico meio insegura porque o blog não é sobre isso né, daí fico meio 'ai, será que já não tão de saco cheio?' :PPP mas bom saber que você tá gostando <333

      Delete