FIERCETOUR: Viena (Arquitetura)

6/07/2013

Essa foi a segunda vez que fui para Viena, também a estudos. Em 2011, participei de um seminário na Universidade de Viena, e dessa vez fui para fazer entrevista com o fotógrafo que estudo no mestrado, além de encontrar com amigos e demais pessoas com quem gostaria de conversar por lá. Mas como levei minha mãe dessa vez, precisei fazer a guia turística e mostrar alguns lugares interessantes na capital austríaca - desde os pontos turísticos, que são muitos, até locais para compras e gastronomia. Então, vou repassar esse pouco que sei sobre a cidade e o que ela tem a oferecer, agora nesse post focado na arquitetura!

Eu sou suspeita para falar de Viena. Viajei poucas vezes para fora do país, mas mesmo com essa experiência, continuo acreditando que Viena é meu lugar preferido. Talvez a minha experiência com amigos e professores tenha colaborado para que eu gostasse ainda mais de lá, já que a companhia também é algo muito importante quando se está viajando. Mas para alguém que nunca tinha ido a Europa e que se depara com a quantidade de prédios antigos, lugares históricos e uma arquitetura tão grandiosa e rebuscada quanto a de Viena... realmente foi impressionante.


Um dos grandes destaques da arquitetura local é a catedral de St. Stephan ou Stephansdom. Ela fica bem no centro da cidade e também oferece concertos de música clássica com compositores tipo Mozart, que era austríaco. Esse ano, eles ainda estavam com uma feirinha ao lado, com barraquinhas de artesanato, comida e esse carrossel que parece ter vindo do parque de diversões Praterstern, o qual eu deixei de visitar novamente... :(

Videozinho que gravei na feira





Como vocês podem ver na foto acima, ela está sendo restaurada, assim como demais igrejas da cidade. Acredito que eles estejam fazendo uma limpeza para tirar esse escurecido da superfície, que é de uma pedra tipo mármore. Em 2011, ela estava assim:



O estilo romanesco e gótico arquitetônico chamam tanto a atenção quanto o tamanho da catedral, que mede 136.7 metros de altura e cerca de 70 metros de largura. Da primeira vez que eu a vi, fiquei chocada em ver algo tão grande e tão cheio de minúcias. Uma das características que mais me ficou marcante foi o teto da catedral de St. Stephan, com o símbolo da dinastia Habsburgo, isto é, esse escudo com uma águia de duas cabeças. Na época, eu estava estudando uma banda austríaca chamada Nachtmahr, que costumava usar símbolos do país nas artes de capa, defendendo a sua nacionalidade. Então, prestei bastante atenção nesse sentido e fiquei muito mais ligada a esses aspectos patrióticos do que dessa última vez.


Uma outra igreja especial é a Maria vom Siege, perto da maior rua de Viena, a qual também é um centro comercial, a Mariahilferstrasse. Em 2011, só vi ela durante a noite e ela estava ainda em reforma, como também continua mesmo dois anos depois. Mas dessa vez, pelo menos, eu vi como ela era por dentro - e só agora percebi que não tirei foto da parte de fora HAUEHEAUHAE


A igreja foi construída pelo arquiteto Friedrich von Schmidt, também responsável pelo planejamento da prefeitura. Customizada ao estilo do historicismo, a construção ainda traz elementos neo-góticos, como a torre erguida na copa, que chega a atingir 68 metros de altura.




Também importante e em reforma, a Votivkirche fica próxima à Universidade de Viena e eu sempre a via em 2011, quando fui por pelo menos uns cinco dias seguidos para o evento acadêmico. Era meio decepcionante ver aquele monumento maravilhoso coberto por uma propaganda de celular. Esse ano não foi diferente - só mudou a marca divulgada.

Foto tirada em 2011

Na outra vez, cheguei a visitar a Karlskirche para assistir a um concerto do Requiem de Mozart. Esse ano, no entanto, apesar de ainda estarem apresentando, não cheguei a ver novamente. Mesmo assim, por acaso, minha mãe e eu passamos pela igreja, durante o dia.


Julho de 2011 

Julho de 2011

Como vocês viram na foto, Viena à noite fica ainda mais bonita... especialmente na região central, entre a Staatsoper, a Ópera, e o galeria/museu de arte moderna Albertina.



Esse ano, a Ópera estava projetando o espetáculo Carmen para o público assistir. Claro que minha mãe quis ficar vendo, mas a primavera de Viena, desse ano, tava bem parecida com o nosso inverno huahauhau... porém, como eles já estão acostumados, ficaram lá sentados em cadeiras, ou em pé, olhando pro telão.


Bom, mas ainda há os palácios na cidade que merecem ser visitados. Apesar de o de Schönbrunn ser o mais famoso, eu acho o de Hofburg bem mais bonito. Engraçado que, só agora que eu percebi... o tempo todo eu só via as costas dele, onde há o jardim, mas a verdadeira parte frontal, acho que nunca reparei, se passei pela frente em algum dia hauhauahua...


Se liguem o tamanho dessa bagaça... hahha.. isso é foto de 2011


Palmenhaus... ou uma espécie de estufa

Uma outra coisa que eu gosto muito lá de Viena são os parques e praças. Sempre tem um a cada tantos minutos de caminhada. Esse, nos fundos do palácio de Hofburg, é um jardim que, pelo menos durante minha estadia, estava sempre lotado de pessoas. Parece ser um ponto de encontro, assim como também é um local turístico. Eu realmente dormi no ponto, porque rolou uma feirinha medieval lá.. deve ter sido bem interessante!


Punks no Burggarten, em 2011

Assim como disse o professor Luis Mauro, quando estivemos lá em 2011, os parques são as praias dos europeus... hahaha... então, quando tá calor, o povo leva até cadeirinha pra aproveitar o sol, como vocês viram na foto da Votivkirche. Como eu peguei dias frios nas últimas semanas, não cheguei a ver tanta gente - mas mesmo debaixo de chuva, tinha um povo andando por lá. É simplesmente um local majestoso, gigantesco... assim como também é o Schönbrunn, mas não tive tempo de visitar os cômodos, nem nada, só fui num concerto e ao zoológico... mas isso fica para um outro post! :)

You Might Also Like

2 comments

  1. Fotos excelentes! Nossa! Eu amo arquitetura!

    Nunca visitei Viena (pena), mas como você disse, a companhia conta muito para fazer o lugar especial. Já morei em 2 países na Europa e visitei outros 3 e as companhias das visitas não foram tão legais então não tenho um lugar de coração. Talvez a Normandia porque é a terra do meu marido, mas mesmo assim... humm huauahuah

    Parabéns pelas fotos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Marcela! Companhia é tudo em viagem... não só por estar acompanhando, mas pra ajudar a chegar aos lugares ou a escolher o roteiro, bem como dá um humor a tudo hahaha.. ainda quero um dia viajar com amigos, ou pelo menos com meu namorado... tenho muita vontade de fazer um mochilão pelo leste europeu, por exemplo... quero muito conhecer a Romênia, Ucrânia, Eslovênia... vamos ver se um dia encorajo o Matheus a fazer isso hauahuahua ele tem medo de avião :PPP

      Delete