MUSLIM LOOKBOOK

11/15/2013

Há um tempo acabei encontrando um lado interessante no Lookbook.nu. Talvez alguns de vocês já tenham visto que há várias meninas muçulmanas que postam seus looks por lá, o que é bem interessante para gente que, aqui do Ocidente, que fica pensando em estereótipos (ou talvez nem tanto, porque realmente deve ser bem difícil ser mulher em certas culturas e de acordo com algumas religiões). Mas o caso é que achei muito interessante ver a forma como elas adaptam o véu e as vestimentas típicas dessa cultura ao seu estilo próprio ou então adaptando mesmo a moda meio que globalizada e, assim, separei algumas usuárias mais interessantes para vocês conhecerem, começando por aquela que me inspirou a fazer esse post: Atina Abdullah.


Ela, que é designer gráfica e aparentemente bastante fã de Lady Gaga, tem os looks mais interessantes e é a mais fierce dentre as garotas que encontrei nas minhas pesquisas pelo Lookbook. Com 22 anos, ela mora na capital da Malásia, Kuala Lumpur. Lá há uma diversidade religiosa muito grande, mas o islamismo é a principal religião praticada pelos malaios e também pelas comunidades muçulmanas originárias da Índia. O budismo, confuncionismo e taoísmo também são praticados entre chineses, enquanto indianos tradicionalmente aderem ao hinduísmo. Alguns chineses e indianos, no entanto, também seguem o cristianismo. Num censo realizado em 2010, em Kuala Lumpur, 46.4% são muçulmanos, 35.7% budistas, 8.5% hindu, 5.8% cristãos, 1.1% taoístas ou adeptos de religiões chinesas, 2.0% seguidores de outras religiões e 0.5% não têm religião.





Também moradora da capital, Tunku Darra segue um estilo parecido com o de Atina, ainda que acrescente mais cores aos seus modelitos. Suas fotografias também são excelentes, sempre muito dramáticas.






Lina Hussein mora em Liverpool, no Reino Unido. Em seu perfil, ela escreve: "Finalmente usando um hijab", que é o véu que cobre a cabeça e o peito, usado principalmente por mulheres muçulmanas durante a puberdade e na presença de homens. Além des servir para cobrir o corpo, o véu também tem o significado metafórico de servir como separação entre o homem ou o mundo de Deus. Normalmente é um símbolo de modéstia, privacidade e moralidade. Lina faz poses muito bonitas para as fotos... fico me perguntando se ela também é dançarina do ventre.



Dinaa Torkia também mora no Reino Unido, em Cardiff, e não só tem seu perfil no Lookbook como também é designer de moda, blogueira e colunista. 


Também do Reino Unido, Hana T também arrasa nos looks.


Na Jordânia, a estudante de 19 anos Leen Qart aposta em looks mais casuais e confortáveis.


A blogueira e designer Siti Juwariyah, de Jakarta, na Indonésia.



E, por último, a arquiteta, escritora e artista Moon HMZ, da Malásia.



Espero que tenham gostado do post. Foi uma pauta bem diferente e um assunto que eu não domino muito, mas que pelo menos serve de curiosidade para vocês darem uma olhada lá pelo Lookbook. :)

You Might Also Like

3 comments

  1. siiiiiim, eu havia reparado nisso! fantástico fazer um post a respeito! <33 também acho sensacional como essas meninas conseguem ser estilosas e variar os looks e as idéias que passam ainda que dentro das regras que precisam seguir. simplesmente demais quando tem essa vibe mais dark, parecendo uma capa, fica tão impactante e interessante de ver...

    ReplyDelete