34ª EDIÇÃO CASA DE CRIADORES

10/17/2013

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro aconteceu a 34ª edição da Casa de Criadores, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A iniciativa vem de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu se unir ao jornalista André Hidalgo e promover um evento que lançasse suas coleções, criando um espaço de divulgação e maior contato com o mercado de moda brasileiro. Com o tempo, a idéia foi crescendo e se tornando conhecida e nessa semana estilistas apresentam suas coleções de inverno 2014. Então, vamos lá mostrar os destaques, a começar pelo dia 14, no qual se apresentaram as grifes 2/Dois, Virgilio Couture, Felipe Fanaia, Trendt e Ale Brito.

Criação de Rober Dognani, que se apresentou no dia 15/10

Algumas palavras para definir o desfile de Felipe Fanaia no primeiro dia? Agressivo, industrial, maquiagens incríveis, modelos maravilhosos, estampas e tecidos que arrasam. Inspirado na segunda temporada da série American Horror Story, o designer criou sua coleção fazendo remitências às temáticas da obra, como religião, sexo, fetiche e mutação genética. Com chapéus de Eduardo Laurino, os acessórios que lembram respiradores hospitalares são criação da Cryptanthus.






Trendt foi a minha preferida. A moda masculina foi um arraso, pelo que vi nas fotos (porque não fui no evento he-he). Gostei muito da inspiração minimalista e a estampa meio lunar de uma das camisetas simplesmente me conquistou. Não conhecia a marca e assim que vi a foto das roupas no review da FFW foi amor à primeira vista. Quem acompanha o blog sabe muito bem que eu não resisto a estampas geométricas e roupas monocromáticas, então já está tudo explicado. Aliás, a estampa de lua me lembrou a coleção Sail to the moon da MINIMAL_TO, lembram?






No segundo dia, 15/10, apresentaram-se as grifes Arnaldo Ventura, Danilo Costa, Yoon Hee Lee e Rober Dognani



Destaque também para Gustavo Carvalho, que apresentou no Projeto Lab


Rober Dognani criou uma coleção com muito prata, preto e marfim perolado e cuidou muito bem da maquiagem das modelos também que, na verdade, foram colagens de papel metálico. Incrível. Acredito que foi um dos desfiles mais interessantes do segundo dia do evento. As peças foram confeccionadas com musselina de seda, couro, lurex e zibeline. Os acessórios na cabeça são remitências às khimar (vestimenta triangular que partem da cintura e deixam o rosto à mostra) e o al-amira (gorro mais justo em formato de tubo), o que dá à coleção um tom religioso, mas ao mesmo tempo um glamour por conta dos tecidos brilhantes e da pele à mostra, já que alguns looks têm até mesmo as costas abertas.





O encerramento, no dia 16, contou com os desfiles de Karin Feller, Juss, Fernando Cozendey e Walério Araújo. Mas primeiro, os destaques para quem se apresentou na BToBE, que, na verdade, na minha opinião, teve coleções bem mais bonitas, para o meu gosto, do que o bloco final. Começando pelo designer Thiago Bernardo e seus cortes geométricos, tudo em preto, branco e vermelho, seguindo a tradição minimalista fierce. Bem bonito e chique! Atenção também para os acessórios que seguem a temática.





A Fabio Lima Malheiros também me chamou a atenção pelos mesmos motivos, apesar de ser ainda mais minimalista. Os designers de moda masculina dessa edição da Casa de Criadores simplesmente arrasaram, viu? Vou te contar. Queria ser homem até pra usar essas roupas mwahahaha :)




E fechando o post também dou destaque para o desfile de Walério Araújo, que estava todo trabalhado na África fierce. Adorei que ele usou vinil/látex preto e laranja, material já visto no primeiro dia do evento, mas agora com uma proposta étnica. Modelos maravilhosos, acessórios que remetem à cultura e que caracterizaram o desfile de uma maneira muito bonita. Tecidos com padrões belíssimos, dignos de alta costura. Não sou a maior entededora da cultura africana, mas me trouxe uma sensação ampla do continente: desde as savanas à remitência muçulmana e também a lembrança marroquina. Lindo!





E assim encerro meu post. Espero que tenham gostado! :) As fotos foram retiradas do Facebook da Casa de Criadores e foram feitas por Yuri Pinheiro e também do site do UOL, com autoria de Alexandre Schneider.

You Might Also Like

2 comments

  1. Eu não conhecia...sou louca para ir em desfiles criativos assim,nunca fui em nenhum pra falar a verdade!
    Emily Jacky

    ReplyDelete
  2. Eu adoro moda, porém nunca estudei nada do tipo, e ainda estou naquela fase "apenas montar looks".. Eu adoro desfiles, e tudo o que eles tem a oferecer, o que cada um preza e impõe sobre os looks. Que vontade me deu de aprender mais sobre esse mundo! Eu adorei essa inspiração Africa, percebi que se tem falado bastante sobre também. Enfim, adorei o post, eu adoro o seu blog e essa temática gótica dele.
    Beijos.

    ReplyDelete