Perfumes Salvador Dalí Collection

2/18/2013

Faz tempo já que comprei essa coleçãozinha de perfumes "assinados" pelo Salvador Dalí. Quando tava voltando da minha viagem à Escandinávia, aproveitei pra dar uma fuçada no free shop e não resisti levar pra casa esse kit. Eu adoro surrealismo, mas mais especificamente adoro o Dalí.

No terceiro ano de faculdade, a gente tinha a disciplina de história da arte e eu fiz questão de ficar encarregada de falar do pintor catalão. Li um biografia super legal chamada As Duas Vidas de Salvador Dalí, de Ajame Pierre, e pesquisei várias outras coisas na internet. Claro, não fiz nenhuma monografia a respeito do artista, mas me dediquei um tantinho a ele durante essa época. Foi um pouco depois de terem lançado aquele filme Little Ashes (2008) sobre o Dalí e o García Lorca, com o Robert Pattinson e tal. É um filme legalzinho até, mas eu me diverti mais com Buñuel y la mesa del rey Salomón (2001), porque eles fazem o Dalí parecer um fresco arrogante pra caralho hahahaha... e é uma história muito nada a ver.

Little Ashes e Buñuel y la mesa del rey Salomon (atores interpretando o Buñuel, Dali e Lorca)

Bom, mas vamos aos perfumes!




Cada vidrinho foi confeccionado para fazer menção a alguma obra do Dalí, só que eles foram bem pouco criativos, porque dos cinco perfumes, apenas dois não têm o sofá-boca como tema. Dalí, em colaboração com Edward James, pintou um retrato da atriz Mae West (The Face of Mae West, 1934) e James fez o sofá por volta de 1937.


A única exceção é a fragrância do meio da caixa, a Le Roy Soleil, que foi um perfume lançado em 1946 para celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial. Dalí foi convidado a desenhar o frasco, que foi feito de cristal Baccarat.



A aquarela foi feita em inspiração ao rei francês Luis XIV, também conhecido como Rei Sol. Assim, em 1998, foi criada a fragrância masculina Le Roy Soleil Extrême, trazendo as mesmas impressões do desenho: um tributo ao poder, luxúria e virilidade.

Maassssssss o perfume que veio no meu kit é uma criação de 1997, assinada por Philippe Romano. É uma fragrância feminina com tons orientais.

Ele tem um cheiro doce que mistura abacaxi, laranja, maçã, bergamota, pau-rosa, flor de papaia, ruibarbo, além de cravo, canela, orquídea, jasmim, lírio do vale e rosa. A base é composta por sândalo, cumaru, âmbar, patchuli, almíscar e baunilha. OU SEJA, é bem doce

Já o Eau de Dalí foi lançado em 1995 por Karoline Vieth. Sua fragrância traz um toque mais floral e bastante delicado, sendo composto também por abacaxi, folhas verdes, pêssego, grapefruit, bergamota e limão. As flores são íris, jasmim, ylang-ylang, lírio do vale e rosa e a base é de sândalo, âmbar, baunilha, cedro e ameixeira. Um dos meus preferidos, porque ele é meio doce (o que eu pessoalmente não gosto), mas tem o frescor do limão


O Dalimix Gold também foi lançado em 1997 e traz um aroma fresco e floral para mulheres. O meu preferido! Possui notas de gálbano, menta e lírio do vale, mais jasmim, rosa, cássis e pimenta. Sua base é composta por patchuli, almíscar e raiz de lírio

Dalissime foi criada em 1994 por Mark Buxton, em homenagem à musa e esposa de Dalí, Gala, devido ao centenário de seu nascimento. Pêssego, damasco e frutas vermelhas compõem uma fragrância doce, suave e feminina. Assim como os demais da coleção, o perfume também tem na sua fórmula a presença da rosa, jasmim e lírio do vale. Essa frasco, apesar de ter lábios que lembram The Face of Mae West, foi baseado na pintura "Christmas" (1946). É um pouco doce demais pro meu gosto, mas ainda mais suave do que o Eau de Dalí

Itislove foi lançado em 2008, por Michel Almairac. Sua proposta é uma fragrância floral amadeirada para mulheres, sendo composta principalmente por toranja, aroeira e romã, além de notas médias em iris, immortelle, narciso e rosa. O perfume ainda traz toques de almíscar, sândalo, âmbar e baunilha. O cheiro é forte e marcante. Por ser amadeirado, traz uma sofisticação que eu gosto bastante, mas ainda tem um rastro meio doce (provavelmente por causa da baunilha e das frutas) que não deixa 100%, mas é a minha terceira preferida dentre as fragrâncias da coleção

Então, resumindo, se eu fosse fazer um top 3 da Salvador Dalí Collection, seria:
  1. Dalimix Gold
  2. Eau de Dalí
  3. Itislove
Espero que tenham gostado do post! É a primeira vez que escrevo sobre perfume, então nem sei direito os termos usados no português, porque me baseei nas explicações de um site de fragrâncias em inglês... huahuaha... mas é isso. Pra quem tem gosto parecido com o meu, isto é, prefere cheiros mais frescos e menos doces, acho que o top 3 pode ajudar bastante... e quem tem o gosto inverso, já sabe o que fazer também heheh...

You Might Also Like

0 comments