Look dos leitores: saia masculina

3/12/2012

Ae! Finalmente temos mais um look do leitor e ainda é uma colaboração masculina. Ou melhor, mais que isso, já que o Ernane propõe um visual mais ousado: a saia.


Regata Hering
Casaco Bruno Valentini
Coturno Vilela Boots
Saia feita sob medida

Detalhe dos coturnos

Mas antes de eu dar meus pitacos e lançar as curiosidades, vamos saber um pouco mais sobre o leitor e o que ele veste:

Meu nome é Ernane - é, eu sei, estranho...
Tenho 24 anos e sempre gostei de mexer nas roupas que compro: pintar, mudar alguma coisa ou até mesmo mandar fazer uma peça mais difícil de encontrar. Tinha um amigo que morava na mesma cidade que eu e que também curtia modificar as roupas. A gente costumava falar que ia pro centro da cidade (Sorocaba) fazer "breshopping".

A saia que eu to usando no look foi feita pela avó de uma amiga minha, que é costureira aposentada. Ela tirou as medidas e tudo mais. Ficou exatamente da forma como eu queria que ficasse. Lembro até hoje da cara dela quando eu falei que queria usar uma saia estilo colegial.


Tendo isso dito, seria legal contextualizar o uso da saia masculina, a qual a gente sempre acaba relacionando às kilts escocesas. A verdade, porém, é que a peça sempre foi considerada uma parte comum da indumentária masculina, especialmente no Oriente.

Alguns exemplos estão na Índia e no sul e sudeste da Ásia, onde a peça recebe o nome de sarong. Já no Oriente Médio, onde há o costume entre os homens de usar longos robes que lembram uma saia ou um vestido, o termo é outro: caftan ou djellaba.

Na Grécia e na região dos Bálcãs, a saia masculina tem o nome de fustanella e é feita de algodão, enquanto no Japão ela é conhecida como hakama - que não é nada mais e nada menos que aquela saia vermelha longona que a gente conhece do InuYasha, através da personagem Kikyou, e de outros animes. Originalmente, no entanto, a hakama era usada apenas por homens, enquanto hoje ambos os sexos a tenham adotado.

Exemplo de hakama sendo usada para prática de arte marcial e a hakama como peça fashion, à direita, vestida pelo Aoi, membro da banda de J-Rock Gazette

Outro j-rocker usando uma espécie de hakama com retalhos acrescentados. Miyavi ftw! \o/

A saia saiu do guarda-roupa dos homens a partir do período vitoriano, já que cores brilhantes e tecidos luxuosos não era mais uma tendência adequada ao sexo masculino. O gênero precisaria demonstrar sobriedade através de vestes. E essa lógica se estendeu até o desenvolvimento do conjunto terno-calça-camisa-gravata que temos desde meados do século XX até hoje como indumentária padrão masculina.

O retorno da saia aconteceu nos anos 60, na América do Norte e na Europa, como forma de protesto ontra as convenções sobre roupas femininas e masculinas. O movimento pregava a eliminação de elementos que segregassem a identidade indumentária entre mulheres e homens. Para isso, os papéis se invertiam visualmente: os rapazes vestiam calças de veludo, camisas floridas e deixavam os cabelos crescer, invariavelmente também usando saia. Ou seja, estamos falando dos hippies.

Nos anos 80, estilistas como Jean-Paul Gaultier, Giorgio Armani, John Galliano, Kenzo, Rei Kawakubo, Marc Jacobs e Yohji Yamamato também tentaram promover a idéia da saia masculina. No entanto, a proposta não engrenou muito bem. A peça se manteve como exceção e/ou protesto, fazendo parte do figurino de artistas da contra-cultura, de músicos como Jonathan Davis, cantor do Korn, e Axl Rose, do Guns N' Roses.

Davis sempre usa kilts em seus shows e clipes com o Korn, mas Axl só vestiu a saia durante o período dos álbuns Use Your Illusion I e II

Fora isso, ainda poderíamos citar as saias usadas por homens wiccanos e neo-pagãos ou mesmo dançarinos e a kilt escocesa, que faz parte do folclore celta (mais especificamente gaélico) do século XVI. Elas eram usadas em ocasiões formais, como nos jogos Highland ou em outros eventos esportivos, mais tarde sendo adaptadas como roupa de uso cotidiano. 

Por termos uma tradição ocidental/européia, acabamos usando mais o termo kilt para nos referirmos à saia masculina, mas como vocês viram, ela é encontrada em várias partes do mundo, em diferentes períodos históricos e recebem diversos nomes. O que quero ressaltar é justamente o uso da peça com valor de transgressão, válido até hoje - porque, enfim, o movimento dos anos 1960 não foi suficiente para quebrar totalmente com o paradigma homem-mulher na moda.

Espero que tenham gostado do look do Ernane e do post! Acho que vou dar uma diminuida nas postagens por aqui... por falta de tempo e também porque quero produzir textos com maior profundidade e melhor qualidade, em vez de ficar floodando o reader de vocês. Imagino que essa seja uma opção mais condizente, já que o Fiercekrieg tem uma proposta segregada às dos blogs de moda em geral. :)

You Might Also Like

8 comments

  1. Quando colocam ousadia no meio do look, fica MUITO mais interessante. Gostei xD

    ReplyDelete
  2. Parabéns pelo post.

    www.stamoskilts.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Muito bonita a saia e o look do rapaz! Ótimo saber que ele tem senso de moda. Mas a saia dele não deve ser chamada de "colegial" rsrsrs, pois a dele é longa e colegial é curta. Mas ficou linda a saia, a cor... adorei!
    Kilt normalmente é a peça escocesa, no geral, saia masculina sem ser kilt deve ser chamada de saia masculina mesmo.
    Adoro homens que usam saia, afinal, a peça sempre pertenceu à ambos os sexos.

    ReplyDelete
  4. Nossa, que cara estiloso! É a primeira vez que eu comento por aqui, mas eu acho que esse foi o melhor "look dos leitores" de todos! A saia é linda!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ernane causando furor entre as mulheres! hauahuah :) Obrigada por comentar!

      Delete