Insânia e Tóxico, de Herchcovitch

3/27/2012

O estilista Alexandre Herchcovitch divulgou no ano passado dois curtas que visavam à apresentação de sua coleção feminina e masculina para o outono 2011. Mais uma vez se mostrando inovador dentre os nomes da moda brasileira, o paulistano apostou num formato audiovisual com filmetes roteirizados por Christiano Metri e Rui Calvo. Apesar de as histórias contadas serem relativamente clichês, o forte da obra é justamente sua fotografia e trilha sonora.

A proposta de Insânia é literalmente o que seu nome diz: retratar o progressivo enlouquecimento da protagonista, interpretada pela modelo Luciana Curtis. A idéia é que, ao vestir uma peça de Herchcovitch, ela se vê perturbada por assombrações do estilista e pela incapacidade de distinguir o real do imaginário. Com trilha sonora marcada por elementos experimentais e mesmo as batidas metálicas da máquina de costura, o curta nos leva a acreditar que a personagem irá acabar se encerrando na sua própria atitude auto-destrutiva, quando, no entanto, o final nos "surpreende". Dá pra perceber uma leve inspiração da temática de Psicose, do Hitchcock.


Tóxico

Tóxico é ainda mais interessante que Insânia. Apesar de fazer par com o vídeo anterior, ou seja, ter a mesma pegada, ele é fortalecido com imagens coladas ao longo do vídeo, as quais são mais apelativas que as vistas em Insânia. Os elementos inseridos neste curta são mais próximos aos filmes de horror convencional do que aos de suspense, a música dá mais ritmo e a interpretação do modelo Rodrigo Belotto é mais agressiva que a de Luciana. Bem interessante, mostra mais o lado masculino do vídeo, o qual substitui o glamour feminino de Insânia.



E a pergunta que fica é: teremos algo parecido para 2012? :)

You Might Also Like

2 comments

  1. Ótimos!
    Eu considero Alexandre o maior estilista brasileiro da atualidade. Não apenas por suas criações sempre originais, nunca copiadas, mas pelo homem de negócios que ele é, que sabe vender caneca de 15 reais na Camicado pro público classe média baixa e sabe vender um vestido de 20 mil pra uma dondoca. Seu nome está em todo o Brasil. Esses vídeos refletem o talento multimídia dele, um ser cheio de idéias e que não esquece seu passado "underground"!

    ReplyDelete
  2. ai como eu amei esses videos estou sem palavras o_o

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ReplyDelete