Nails Fashion Week 2012 - Saúde e beleza

8/08/2012

Pois bem! Como anunciado na página do Fiercekrieg no Facebook e também no Twitter, eu estive no Nails Fashion Week nesses dois últimos dias. Trata-se do primeiro desfile de unhas do mundo, agora em sua segunda edição. Fui conferir o que tinha de mais fierce e trevoso por lá para trazer em primeira mão para vocês! :) Vou dividir os posts em categorias, começando pela saúde das unhas. Irei resumir brevemente as palestras dos dermatologistas Adilson Costa e Cibele Hasmann, além da gerente da Mavala, Isabela Lima, que deu dicas de produtos.

O evento, realizado na Vila dos Ipês, contou com a participação de profissionais da moda e saúde, jornalistas e blogueiras



A primeira atração do NFW Beauty Trends foi um bate-papo com a jornalista Vic Cerdiono, o designer Raphael Falci e a estilista Thais Gusmão. Infelizmente, como eu estava vindo direto de Sorocaba, acabei perdendo a hora e não consegui ver essa mesa, maaasss assisti à apresentação do dermatologista Adilson Costa, que respondeu as perguntas da platéia.

Como profissional da saúde, Costa quis reforçar que não basta ter uma unha bonita, precisa ser saudável. Se levarmos em conta que essa parte do corpo possui de 10 a 15% de água, é natural que devemos mantê-la hidratada, principalmente porque entra em contato com produtos voláteis, como a acetona, que provocam o ressecamento. Fora o removedor de esmaltes, os produtos de vaporização ou óleos para secagem rápida também são responsáveis por esse prejuízo à saúde da unha, mas pode ficar tranqüila que os esmaltes não têm o mesmo efeito! Isso também se confirma com o uso de produtos de limpeza, que não são tão causadores da desidratação como se costuma pensar. Costa afirma que eles podem se tornar prejudiciais somente se usados com muita freqüência.

Por isso, se suas unhas estão quebradiças, pode ser que ela esteja desidratada, usando produtos inadequados ou em excesso, ou ainda sofrendo de alguma carência nutricional. Costa afirma que dietas muito radicais acabam abalando o equilíbrio corporal, sendo responsáveis por esse mesmo efeito, também causado por problemas sistêmicos (baixa absorção de vitaminas, por exemplo). Para não correr o risco ou tratar de uma unha em tais condições, o dermatologista recomenda o uso de cremes específicos. Estes são muito parecidos, em composição, com aqueles utilizados para a pele - afinal, a unha não é nada mais que uma formação de células "mortas" da epiderme. Então, algumas das substâncias em comum são a uréia, lactato de amônia, ceramidas, ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Costa conta que, normalmente, ele recomenda aos clientes que usem um creme manipulado, porque estes trazem resultados mais rápidos.

Formado pela UNIFESP, Adilson Costa faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia, além de outras instituições internacionais


Outro problema ressaltado pela platéia foi o aparecimento de manchas escuras nas unhas. O dermatologista indicou que a razão disso pode ser por conta da retenção de material (esmalte que oxida ou retenção de lipídios, por exemplo), fungos superficiais ou mesmo deficiência nutricional, que acarreta na diminuição de suporte sangüíneo. Para este último caso, Costa recomenda uma reposição de biotina feita por via oral durante três meses. Já no caso das manchas brancas, foi explicado que o esbranquiçamento da unha pode estar associado a algum problema nutricional, mas a formação de rolhas esbranquiçadas pode ser um sinal de que a unha foi infectada pelo fungo conhecido como cândida.

Ainda sobre doenças na unha, Costa comentou sobre a contaminação da micose ao ser perguntado se usar o mesmo esmalte de alguém que tem esse problema pode ser perigoso. A resposta é não, principalmente porque é muito difícil de se contrair a doença, porque não depende apenas do fungo. O dermatologista explica que a contração pode ocorrer conforme traumas repetitivos ou por conta da baixa imunidade da pessoa. Mesmo assim, deve-se ficar atento e não usar o instrumental alheio.

Em relação às bases com formol, se há algum prejuízo em utilizá-las, o dermatologista indicou que se utilizadas cronicamente (ou seja, a longo prazo e numa grande freqüência), pode prejudicar a unha, sim. As conseqüências são o espessamento e a alteração do brilho natural. A recomendação do profissional é utilizar tal produto por até três meses continuamente. Já passar esmalte vencido não é assim tão danoso. Costa indica que, na verdade, quando o prazo de validade do produto expira, ele não se torna maléfico, mas as substâncias que o compõem perdem sua efetividade, já que a composição não está mais em sua característica original. Então, quanto mais velho, menos efetivo é o esmalte - mas nem sempre aquele que apresenta um esbranquiçamento é antigo, às vezes apenas passou por um processo de decantação.

Sobre os cremes redutores de cutícula, Costa explicou que eles primeiram hidratam a região para poder facilitar a retirada, além de diminuir a camada córnea. Apesar de demorar para fazer efeito, o dermatologista diz que não faz mal. Porém, no segundo dia, quando a gerente da empresa de esmaltes Mavala, Isabela Lima, deu sua palestra, ela afirmou que hoje já não é mais aconselhável retirar as cutítulas.

Isabela Lima, gerente da Mavala, deu algumas dicas de cosméticos para as unhas e indicou alguns dos produtos fabricados pela empresa para qual trabalha

Em sua palestra intitulada "O reflexo da saúde nas unhas", Isabela comentou que os produtos para unha disponíveis do mercado ajudam a resolver os problemas apresentados pelas pessoas, mas que a reação depende de cada organismo. 

A primeira de suas sugestões foi o produto Nailactan, que serve para hidratar a unha e pode ser usado quando se está com ou sem esmalte - ele não estraga a pintura. Basta aplicar o produto preferencialmente à noite, que é quando o corpo está em repouso, e massagear a raiz da unha para que esta se hidrate.

Isabela comenta que uma das vantagens desses produtos é que eles não são invasivos e permitem que as pessoas continuem com a sua rotina, porque confiam no tratamento. Além disso, os efeitos do Nailactan, segundo a gerente da empresa, são imediatos.

Já no caso das cutículas, que era o que estávamos falando anteriormente, Isabela afirmou que a retirada delas não faz bem ao corpo, já que essa camada serve de proteção natural da unha. "Quanto mais você tira a cutícula, mais ela nasce", explicou a gerente da Mavala. Para reforçar, ela ainda deu exemplo de uma garota de 18 anos que reclamava do excesso de cutícula em suas unhas. "Isso acontece provavelmente porque ela faz a unha desde os 12 anos de idade", argumentou. Por isso, ela recomenda o uso do Cuticle Remover da Mavala, que 20 segundos depois de ser aplicado na unha, faz com que o excedente de pele da cutícula derreta e seja eliminado com um algodão, deixando apenas o contorno natural. Esse procedimento não só faz com que o embelezamento se torne menos agressivo como também evita que a cutícula comece a aumentar.

Por fim, ela comentou sobre o Mavala Scientific, um dos produtos mais antigos da Mavala - tem 54 anos de história e até hoje mantém sua embalagem original. Isabela explica que esse produto deve ser usado por aquelas pessoas que têm a unha mole e fina, quebradiça e escamada. O cosmético ajuda a colar as camadas e enrijecer as unhas, mas não deve ser utilizado para quem já as têm em boa condição, ou seja, nem tão mole ou tão dura, flexível nas pontas e não dolorida.

A dermatologista Cibele Hasmann gravou vários VTs com dicas que foram apresentadas após os desfiles de unha, apresentados em vídeos no telão da sala de desfiles

Cibele falou muito sobre nutricosméticos e cosmocêuticos, os quais dizem respeito não só às unhas, mas para todo o corpo. Abordou a eficácia desses produtos e as inovações apresentadas no mercado, além de seu funcionamento. Mas, acima de tudo, ela quis deixar claro que "cada pele tem o seu produto", ou seja, se tal cosmético deu certo para a sua amiga, não necessariamente irá ter o mesmo efeito para você - aliás, pode até causar alergias e outras conseqüências desastrosas.

Sobre os produtos de rejuvenescimento, a dermatologista explicou que hoje em dia já se usa nos produtos certos fatores de crescimento fomentados pelo uso de células tronco e substâncias como a aquaporina (serve para hidratar), além de nanotecnologia (facilita a penetração) e, mais recentemente, a bioeletricidade. Esta última funciona a partir de trocas de cargas com a pele, o que facilita o tratamento rejuvenescedor.

Outro assunto abordado em sua apresentação foi a maquiagem, que atualmente já traz em sua composição princípios ativos que podem ajudar e ser incorporados no tratamento da pele. Os exemplos de Cibele foram as bases com protetor solar e substâncias anti-envelhecimento, outras que têm efeito lifting e que hidratam, além de rímeis fortalecedores de cílios e batons que aumentam os lábios a partir de substâncias que provocam vasodilatação. Ainda sobre cílios, a dermatologista comentou que existem soluções oftalmológicas que ajudam a fazê-los crescer e que realmente são efetivas. O tratamento é feito durante três a quatro semanas e leva 16 semanas para se ter resultado.

Apesar de todas essas possibilidades apresentadas, Cibele reforça que é necessário manter a beleza própria, com naturalidade e, para isso, uma análise tridimensional da pessoa pode ajudar num tratamento que não faça com que o indivíduo perca suas próprias características. Seu exemplo foi uma comparação de fotos da atriz Sophia Loren quando mais jovem e então mais velha.


Alguns dos procedimentos que podem ajudar no rejuvenescimento e no embelezamento são a correção de olheiras, através de preenchimento, tratamentos com fibroblastos e células tronco, laser e ainda criolipose, que não é nada mais e nada menos que congelar a gordura localizada (bizarro!!). Mas tudo é tratado com muita especificidade, então, quando questionada pela platéia, Cibele se reservou muito ao opinar sobre cada caso, principalmente ao receber uma pergunta sobre melasma - manchas acastanhadas que aparecem na pele aparentemente sem motivo. A dermatologista comentou sobre o tratamento com ácidos, sobre ele precisar ser regular e contínuo, combinado com fotoproteção (protetor solar, chapéus, roupas com filtro UV etc), mas que, ainda assim, pode haver reincidência da mancha após tratada.

Sobre as unhas, Cibele comentou que cosméticos para fortalecimento e crescimento da unha, como os tratamentos tópicos (bases) servem para tratar das lâminas das unhas, já que elas são compostas por camadas - daí o motivo de algumas unhas descamarem. Para isso, a dermatologista também sugere nutricosméticos que tentam suprimir a falta de nutrientes, como Costa comentou anteriormente, cuidando dos anexos da pele, que são o cabelo e, justamente, as unhas.

A respeito das chamadas "pílulas da beleza", apelido dado aos nutricosméticos, Cibele orientou que só deve ser usada quando recomendada por um profissional da saúde. "Tudo que está em excesso é eliminado, mas pode ser que cause hipersensibilidade ou mesmo interaja com outra medicação e provoque problemas no fígado e rins", argumenta a dermatologista.

Bom, foram basicamente essas as dicas deixadas pelos dermatologistas e pela gerente da Mavala. Espero que tenha respondido a algumas de suas dúvidas e que os ajudem a cuidar melhor das unhas, do corpo e da saúde, em geral. Logo mais postarei sobre os stands e serviços oferecidos no evento, além das tendências lançadas nos desfiles das marcas Avon, Colorama, OPI e Alessandro International, além da Chilli Beans e My Shoes. :)

You Might Also Like

0 comments