Verena May, a horror makeup artist

8/13/2012

Queria apresentar para vocês uma makeup artist (porque acho muito mais válido chamá-la assim do que simplesmente maquiadora), que é a Verena May. Apesar de ter nascido nos EUA, na cidade de Morristown, em Nova Jersey, ela se mudou ainda novinha para o Brasil e é em São Paulo onde tem atuado há seis anos - três, profissionalmente. Eu a conheci pelo Facebook, quando vi fotos de seus trabalhos que vão desde uma maquiagem linda e fierce até efeitos especiais, com zumbis e cadáveres!

Verena May, numa festa de Halloween, em 2008


Mesmo tendo feito um curso básico de auto-maquiagem, muito do que Verena sabe fazer foi adquirido num aprendizado auto-didata. "Sempre tive contato com as artes. Gosto de me sujar e me vejo como artista plástica desde pequena. Digamos que eu precisava de uma 'tela diferente' para rabiscar", conta a maquiadora, que quase se formou em fotografia.



Super fã de Rob Zombie, Verena tem ícones da moda e do horror como inspiração para seu trabalho. Dentre eles, a maquiadora Pat McGrath e o maquiador/técnico em efeitos especiais Tom Savini, conhecido como "O Padrinho do Gore" (The Godfather of Gore). Assim, vemos que não foi por acaso que ela começou sua carreira transformando as pessoas em monstros de filme de terror! "Realmente isso é o que mais me fascina. Mas, hoje em dia, estou trabalhando muito com cinema e tenho me especializado em beauty e aperfeiçoamento de pele", conta.

À esquerda, modelo maquiada por Pat McGrath, e à direita, Tom Savini retocando maquiagem de um ator do filme Day of the Dead (1985)

Em 2010, numa das edições da festa Pós, organizada por DJs do underground paulistano, Verena deu uma nova aparência às pessoas que estavam no clube. "Foi uma correria insana! Organizar uma festa e ainda maquiar os amigos antes de ela começar é pura adrenalina", comenta. 


Mas esses exemplos são fichinha perto do que Verena tem feito para o cinema. "Participei de muitos curtas independentes que ainda não terminaram de ser editados, mas recentemente trabalhei em um chamado 'O Pesadelo de Elisa' e gostei muito", relata. Uma das maquiagens usadas nessa obra que mais chama a atenção é esta, de "envelhecimento estilizado", feita na atriz Iná de Carvalho:



O curta "O Pesadelo de Elisa" recebeu apoio da FAAP e foi dirigido e escrito por Lina França, com fotografia de Daniel Belinky e direção de arte de Juliana Alcantra e Felipe Milward

Já a mais trabalhosa maquiagem que Verena teve de fazer aconteceu enquanto fazia parte da equipe do curta O Tanatopraxista. "Maquiei corpos inteiros durante cinco dias, com airbrush (compressor de ar). Foi o trabalho mais cansativo que já fiz, mas o resultado fez valer cada segundo do esforço", ela declara. Verena teve que maquiar o corpo de vários atores, transformando-os em cadáveres numa espécie de necrotério, que foi encenado no Hospital Psiquiátrico Juquery.




Parece incrível fazer esse tipo de trabalho, né? Mas nem tudo são rosas - assim como em todas as profissões, principalmente aquelas que envolvem arte. Verena confessa que ainda há pouca valorização no mercado: "Muitos acham que nossas contas se pagam sozinhas! Mas sinto que, aos poucos, tenho ganhado o reconhecimento merecido". 

Modelo: Dennis Dal Bello

Maquiagem feita para comercial do celular Sony Ericsson Xperia Play

Talvez o mercado de horror no Brasil não seja assim tão forte - no máximo, conseguimos pensar em Zé do Caixão como um exemplo notável dentro da vertente nacional. Mas a maquiagem de moda e beauty nunca deixam de estar em voga. Nesse campo, Verena já trabalhou num editorial da corsetière Sher, da Madame Sher Corsets, que lançou a coleção Beautiful Darlings.


Mesmo quando Verena faz maquiagens mais leves e delicadas, ela nunca perde o toque fierce. Seja num batom ou numa sombra escura, suas criações sempre trazem um toque de seu estilo próprio.



Os materiais que Verena usa não são comprados no Brasil. Assim como muitas de nós sabemos, por aqui, esse tipo de produto é realmente caro e mesmo quando importamos, muitas vezes acabamos "punidas" pela alfândega. "O imposto cobrado sobre a importação de cosméticos é absurdo! Compro tudo online ou quando viajo para fora", explica a maquiadora. Suas marcas preferidas são, inevitavelmente, estrangeiras. Dentre elas, estão listadas Make Up For Ever, Illamasqua, MAC, Kryolan, Ben Nye, NYX, Urban Decay, Chanel, Sugarpill e OCC.

Uma espécie de corpse paint? Seja lá o que for, eu adorei muito!

Diariamente, Verena não costuma usar maquiagem. Muitas vezes acabamos pensando que, só por causa de a pessoa ser maquiadora, ela teria o costume de estar sempre com algum produto no rosto, mas Verena diz que só usa maquiagem full face em ocasiões especiais. "Diariamente quase não uso. Aplico apenas um filtro solar 100, um blush em creme e um iluminador rosa nas olheiras", conta. 

E a partir desse depoimento, já começamos a pensar nos cuidados que devemos ter com a pele, especialmente a do rosto. Usar filtro solar é essencial para quem quer evitar manchas futuras e maneirar no na maquiagem diária também é um hábito importante de se ter. "Quem realmente faz questão de uma bela cobertura todos os dias deve optar pelas bases minerais, que deixam a pele respirar. Apesar de amar maquiagem mais que tudo neste mundo, eu evito usar com tanta frequência. Quanto menos maquiagem ao longo da vida, melhor. Maquiar-se em ocasiões espeicias e eventos é a melhor pedida", ela aconselha. E, depois da balada ou de qualquer lugar para onde você tenha ido maquiada, nunca se esqueça de retirar os produtos. Verena aconselha: "Jamais podemos dormir sem tirar tudo! À noite é quando a pele se recupera das agressões diárias, então cuidar bem todas as noites significa acordar com ela saudável todos os dias".

Maquiagem feita para vídeo da banda Bastardz


A Spookshow Baby!, título de sua empreitada como maquiadora, ainda apresentará mais novidades durante esse ano. "A tendência é meu portifólio se enriquecer cada vez mais com projetos de cinema, editoriais de moda e também alguns projetos autorais que mostram um pouco mais da minha estética como artista", antecipa Verena. Ela, que adoraria maquiar o ícone gay RuPaul, escolheu esse nome para sua "empresa" conforme uma canção de seu ídolo Rob Zombie: "Essa música retrata bem como eu me sinto em relação ao meu trabalho". Bem, já que a última estrofe diz "She's a killer! She's a thriller! Spookshow baby!", só tenho uma coisa a declarar: faz todo sentido! :)

Verena com maquiagem de vampira, em 2011

Espero que tenham gostado de conhecer mais o trabalho da Verena! Eu particularmente acho incríveis as maquiagens dela. E, pra deixar uma pista, aguardem, que em setembro teremos novidade aqui no Fiercekrieg, numa parceria com essa moça super talentosa! :)

You Might Also Like

1 comments

  1. Nossa que demais...um trabalho sensacional, que pena q não temos uma industria de terror forte, quem sabe um dia.

    Não dá para esquecer o que tom Savini fez em Sexta-feira 13, pena que ele tem investido na carreira de ator, prefiro ele nos bastidores.

    adorei essa de vampira...

    Muito bom o post

    ReplyDelete