Filme: Lilya 4-ever

8/12/2014


Lilya 4-ever (2002) é um filme de Lukas Moodysson sobre uma garota de 16 anos e seu amigo Volodja (Artyom Bogucharskiy), que vivem na época da União Soviética, na Estônia, e sonham em ter uma vida melhor enquanto são rejeitados pelos pais. No caso de Lilja (Oksana Akinshina), sua mãe arranjou um namorado que a leva para morar nos Estados Unidos e, apesar de prometer que irá levá-la, no fim das contas, ela acaba a abandonando. Sua única companhia passa a ser Volodja, que também sempre é despejado da própria casa e sofre constantes abusos do pai. Ao conhecer Andrej (Pavel Ponomaryov) em uma boate, Lilja é convidada a morar na Suécia e começar uma nova vida.

O filme todo é bem decepcionante e sempre retrata o abandono dos protagonistas com relação a seus pais e a forma como eles, tão jovens, tem que tentar lidar com isso e com a pobreza. Como mulher, Lilja sempre acaba se confrontando com a possibilidade de vender o próprio corpo como uma possibilidade de ganhar dinheiro. Uma de suas amigas faz isso, inclusive, a bel prazer e a culpa por isso quando seu pai descobre dinheiro em suas coisas. Por esse motivo, Lilja passa a ser ridicularizada pelos colegas de escola, mas não vê outra solução para a situação miserável em que se encontra senão isso. E a maneira com a qual ela consegue sobreviver é a companhia de Volodja e o uso de cola que, durante alguns instantes, é capaz de proporcionar uma felicidade artificial - mas a uma altura do filme, Lilja passa mesmo a recusar a droga.



Dois pontos fortes do filme são os diálogos entre Volodja e Lilja, principalmente no fim do longa. Outro é, com certeza, a trilha sonora. Os primeiros minutos já começam ao som de Mein Herz brennt do Rammstein e depois ainda há uma seleção de música eletrônica incrível (acredito que o estilo seria algo como techno), um remix de Forever Young que acredito ser em russo, Nas Ne Dogonjat da t.A.T.u e ainda duas composições de música clássica, uma do Vivaldi e outra da Hildegard von Bingen. Com certeza tem trechos que ficam ainda melhores por causa da trilha. E, no fim das contas, vale muito a pena assistir ao filme também por causa da história.

You Might Also Like

3 comments

  1. Nossa, não conhecia este filme mas deve ser forte!!

    Bjaum amore!

    Aline Laitarte – http://www.bomboneca.blogspot.com
    Canal: Aline Laitarte Bomboneca

    ReplyDelete
  2. Nossa, que filme triste, eu me emociono muito, principalmente quando as situações são reais e que, enquanto a gnt assiste, pessoas estão nesse sofrimento :(

    Beijos,
    Blog Dress

    ReplyDelete
  3. Gosto muito de assistir filmes de outras nacionalidades, os filmes americanos sempre me parecem iguais. Apesar do final bem triste, é muito bem produzido. Gostei bastante dele.

    ReplyDelete