Tendências da moda nórdica - Parte 1

10/03/2012

Como alguns de vocês podem ter notado, o Fiercekrieg andou meio paradinho essas duas últimas semanas, apesar de eu ter deixado alguns posts programados para publicação. Eu estive viajando com a minha mãe. Fizemos um pacote para visitar a Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca e, além de conhecer os lugares e pontos turísticos de cada país, aproveitei para dar uma olhada em como estavam as tendências fashion por lá. Agora, eles acabaram de entrar no outono, mas já é bastante frio - não cheguei a pegar neve nas cidades, mas as temperaturas iam de 3ºC a 17ºC mais ou menos, então muita gente já estava usando casacos pesados, apesar de uma ou outra pessoa arriscar sair só de meia calça ou mesmo de vestido.


Vitrine de uma loja multimarcas no centro comercial de Copenhague, na Dinamarca

Eu observei bastante pela rua o que as garotas estavam vestindo, mas eu acabei não tirando foto das pessoas, em si, por dois motivos idiotas: vergonha e pressa. Fiquei um pouco em dúvida se ficaria legal pedir pra tirar foto das pessoas, já que eu sou uma gringa, nem falo o idioma deles e nem pensei em levar o cartão do blog - fora que, será que eles pensariam em acompanhar um blog que nem está na língua deles? Bem, não sei. Mas para isso, vou usar referências pra comentar com vocês o que encontrei pelas ruas das capitais desses países.


Nesses países, principalmente Suécia e Finlândia, as mulheres são predominantemente loiras. Em Estocolmo, a maioria já tinha o cabelo muito claro ou então platinava de vez. Elas usam muito preto, jaquetas de couro e leggings.



Modelos de leggings da Top Shop, loja que também tinha por lá. Cheguei a experimentar uma de cruzinhas igual essa que tem aí, mas numa outra loja e era de outra marca... de boa, legging não é pra qualquer um usar... pra mim fica uó! :(

Também foi bem notável perceber que elas usam muita bota e principalmente coturno - eles têm muitas lojas que vendem coturnos estilo Doc Martens, mas principalmente essas botas grandonas e de salto grosso com plataforma que tem marcado presença no Lookbook.

Vitrine de uma loja em Copenhague


Essa é uma foto que tirei de uma loja de calçados em Oslo, mas em Estocolmo, na parte velha da cidade, também encontrei um estabelecimento que praticamente só vendia botas (isso é bem comum) e havia vários modelos dessa bota com spikes - em vermelho, em branco, preto... o preço não era tão salgado assim. Quer dizer, tudo é MUITO caro nesses países (especialmente Noruega), no que dá para fazer uma comparação mais ou menos assim: a maioria das coisas custa, no mínimo, 100 coroas - o que dá de 30 a 35 reais. As roupas mais baratas e de lojas de departamento começavam a 200 a 300 coroas e essas botas, em Estocolmo, estavam custando mais ou menos 300 coroas, se não me engano... isso dá uns cento e poucos reais. Fiquei louca pra comprar uma dessas botas com spike, mas por serem muito altas e chamativas, imaginei que talvez aqui no Brasil não fosse rolar usá-las... Mas realmente, eles têm muitos sapatos bonitos e diferentes.


Outra presença forte eram os cachecóis. Que diferença eles fazem tanto no look quanto no quesito "manter-se quente"! Normalmente, elas usam esse tipo maiorzão e não costumam deixar as pontas dependuradas ou já compram aqueles que são costurados em círculo, que funcionam como gola. Também reparei que elas usam chapéu e encontrei um modelo lindo e fierce numa loja que é tipo uma Forever 21 daqueles países, a rede Gina Tricot.


Juro, essa loja até virou piada interna entre minha mãe e eu, porque tinha em TODO lugar (assim como H&M e uma tal de Bik Bok) e eu sempre queria entrar, porque tinha coisas realmente muito bonitas. Assim como no Brasil eles estão trazendo uma tendência étnica estampada peruana (como visto na capa da última Vogue daqui), lá também está rolando bastante coisa com estampa, mas elas são um pouco mais "sóbrias" do que as que estão chegando por aqui. Por pelo menos dois motivos: lá é inverno e eles realmente não parecem muito acostumados a cores extravagantes e chamativas. Lá as estampas ficam no preto e branco e nas calças.


Fora isso, a temática militar e os roxos também estão super em alta - encontrei peças de estilo militar na H&M, Zara, Bik BokGina Tricot  Lindex e várias outras lojas. Vi também muita gente usando casacos grandões com estampa ou em verde militar.

Araras da Lindex de Oslo

Peças à venda na Gina Tricot



 Modelos da Bik Bok

Vitrine da H&M de Olso. E por falar em H&M, como ela era praticamente onipresente em todos os lugares que eu fui, eu não PARAVA de ver a cara da Lana Del Rey em tudo quanto é propaganda em ônibus, metrô, outdoor e, obviamente, nas lojas - que eram muitas

E também tinha muita coisa em preto e couro, ainda muita transparência, saias longas e rendas.










E para quem, como eu, fica em dúvida no que elas vestem quando está realmente muito frio, eu tenho que confessar que muitas acabam tendo que optar por usar essas jaquetas de bonequinho da Michelin que eu acho uó, mas às vezes o frio é tanto que ou você sai com trocentas roupas por baixo e mal consegue se mexer ou acaba priorizando se manter quente e não tão fierce assim... huahuaha

Essas são os dois modelos mais populares. Usei como exemplo peças da Gina Tricot

Mas, ainda assim, a moda daquela região sempre dá um jeito... seja com casacos de pele (nem sempre elas são de verdade) ou com modelos como esses:



Bom, essa é a primeira parte das minhas observações sobre as tendências fashion nos países do norte e da região da Escandinávia. Como o post já ficou meio longo, vou dividir em duas partes para que vocês tenham mais tempo e comodidade ao ler! Na próxima publicação, irei comentar sobre minha visita à loja da Anti Denim, mais algumas tendências, minhas compras e looks. Espero que tenham gostado e continuem acompanhando :)

You Might Also Like

0 comments