Shake's: moda rocker sorocabana

1/25/2013

Gente, queria apresentar para vocês o trabalho de uma conterrânea... heheh.. ok, eu na verdade sou portofelicense, mas moro em Sorocaba há algum tempo já. Enfim, queria falar sobre o trabalho da Camila Oliveira, de 24 anos, que é formada em Design de Moda e é a mente criativa por trás da marca Shake's.

Criada em 2011, a Shake's nasceu junto com o trabalho de conclusão de curso que Camila fez para a faculdade. Porém, a vontade de se dedicar, como estilista, para esse segmento já era mais antiga. "Comecei a pesquisar mais sobre o público e percebi que o mercado da moda realmente sofria e ainda sofre uma carência no segmento rocker. Embora estejam surgindo muitas marcas novas neste ramo, é tudo muito caracterizado, voltado para adolescentes", ela explica.

A estilista Camila Oliveira observa o mercado de moda rocker e vê que é preciso um amadurecimento

Em suas pesquisas, a designer de moda descobriu que os adolescentes que outrora adotaram um estilo rocker continuaram com o mesmo gosto estético, mas, por conta de diferentes fatores, já não podiam mais usar roupas tão caracterizadas. "Eles precisam crescer com a sociedade, precisam fazer o estilo se adaptar ao caminho que resolveram seguir. E é exatamente isso que nós buscamos fazer, uma moda rocker sem transmitir imaturidade", diz Camila ao observar que, em Sorocaba, por exemplo, esse público tem crescido cada vez mais e sempre vai existir.

Assim, Camila passou a costurar peças na intenção de quebrar com os clichês que giram em torno da estética rocker, a qual, de uns tempos para cá, inclusive, tem ganhado ainda mais força nas lojas. Para a estilista, a moda tem a necessidade de se adaptar aos estilos e atender à demanda do mercado, porém a atual popularização da moda rocker tem também a ver com a falta de inovação no meio. "É preciso resgatar tudo que já existe. Dessa forma, os designers e estilistas buscam extrair características de um tal estilo para poderem se adaptar ao mercado. Hoje é o rocker, amanhã pode ser qualquer outro", diz. Na opinião de Camila, essa fase é passageira, porque a moda "tem que ser passageira": "A única coisa que fica é o segmento de mercado voltado para esse estilo, como é o nosso caso, que trabalhamos para um público específico. Por mais que a moda mude, esse público vai continuar querendo o mesmo. Por isso, precisamos pesquisar muito e inovar sempre para não cair nessa massa".

Fotos do desfile de formatura. À esquerda, a estilista Camila Oliveira junto às modelos que desfilaram a coleção outono/inverno 2012 da Shake's

As inspirações da Shake's são muitas. Camila conta ter um caderno de anotações, no qual guarda tudo aquilo que lhe chama a atenção. "Procuro sempre manter a mente aberta, assim, não perco nada. Porque, às vezes, de um simples detalhe podem surgir um milhão de idéias. Mas o que me traz inspiração sempre é a história da moda e todos os anos que ficaram para trás", argumenta. Ainda assim podemos notar claramente as inspirações rocker básicas presentes na marca: caveiras, tachas, couro e a cor preta são os destaques da Shake's.

No desfile que realizou para a apresentação de seu trabalho de conclusão de curso na faculdade, Camila recorreu a um clássico dos irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho. "Trabalhei todo o mistério por trás do conto infantil e fiz a junção desse tema com o público rocker. Surgiram muitos desafios nessa empreitada, mas consegui vencer todos com um êxito surpreendente", conta a estilista, que diz ter vivenciado um processo de criação muito prazeroso, justamente por ter lidado com um assunto de seu gosto. "Assim tudo fica mais fácil". Inclusive, a Shake's já está com um novo projeto de desfile para esse ano, agora fora do âmbito acadêmico. E, dessa vez, Camila diz que provavelmente irá mostrar algo mais conceitual nas passarelas: "Amo poder desenvolver primeiramente o conceito, para depois poder extrair dele o comercial".


Fotos das peças da coleção 2013 - Take a Rock Style!

Shake's tem muita novidade para esse ano. Atualmente, a marca conta apenas com uma página no Facebook, na qual se pode conferir as peças disponíveis junto com os preços e os tamanhos vestidos pelas modelos na foto, assim dando uma melhor idéia das proporções. "Vendemos pela internet, pela qual aceitamos o pagamento via depósito bancário e então enviamos a peça pelo correio", explica Camila. Já quem mora em Sorocaba pode ir pessoalmente ao atelier da estilista ou ainda tem a opção de recebê-la em sua casa, com maior conforto e versatilidade. Mas Camila promete: ainda esse ano sai a loja virtual! Por enquanto, para comprar, basta entrar em contato com a loja pelo Facebook ou pelo e-mail e telefone divulgados na página.

Atelier Shake's, em Sorocaba

E pra não parar por aí, ainda tem a possibilidade de a Shake's começar a produzir também para o público masculino. Camila diz que vem recebendo muitos pedidos de homens e, por isso, ela tem estudado a idéia. "Vamos começar com uma linha de camisetas", antecipa a estilista, que já postou uma foto com um preview.

Todos vestindo Shake's

Agora, que celebridade vocês imaginariam usando uma roupa da Shake's  Camila diz que uma que tem a cara da marca é a modelo Kate Moss. "Ela varia entre muitos estilos, mas acredito que o rocker sofisticado é o mais presente deles. Com certeza, eu a vestiria com um dos nossos vestidos e quem sabe uma jaquetinha perfecto de couro ecológico, em cima?", descreve a estilista.



Bom, é isso aí. Semana que vem o Fiercekrieg completa 2 anos e vou ver se preparo uma surpresinha pra vocês, na segunda-feira, que é o dia do aniversário mesmo... :P E quarta-feira tem look do dia com uma peça da Shake's! Keep fierce <3

You Might Also Like

1 comments

  1. Esta de parabéns... Também criei uma marca quando conclui o curso de estilo, tmb p/ o lado mais alternativo. Por enquanto estou parada pois a falta de verba q está grande p/ começar, rsrs. Mas sucesso e continue assim! Beijão, beauty-habits.blogspot.com.br

    ReplyDelete