Protetor solar e base: Abelha Rainha e Episol

10/20/2014



Desde que surgiram feito uma desgraça algumas manchas nas minhas maçãs do rosto, eu comecei a me cuidar mais, recorrendo ao protetor solar toda vez que saio de casa durante o dia - mesmo nublado. Mas protetores solares comuns são muito oleosos, por exemplo um d'O Boticário que eu vou comentar logo abaixo e que eu não consigo usar nem a pau mais. Já tentei também um da La Roche-Posay, mas odeio o cheiro e a consistência que faz parecer que a gente tá suada e melequenta o tempo todo. Então minha mãe me mostrou esses dois protetores que também são base: um da marca Abelha Rainha e o Episol, que foi recomendado pela dermatologista dela e por várias outras, pelo que tenho visto ao pesquisar.



Como vocês podem ver na foto, há uma boa diferença de tonalidade entre os dois produtos (mas pouca diferença entre as minhas caras de sono) e, além disso, um cobre mais que o outro - no caso, o Episol tem uma melhor cobertura. Ambos dão uma sensação boa no rosto, deixando a pele bem sequinha, mas o grande problema é: usar protetor com base num dia quente no qual você vai caminhar e/ou pode transpirar muito pode ser uma desgraça. Um dia desses, usando o Abelha Rainha, eu caminhei horroooores pela rua e transpirei bastante também (transpiro muito pelo rosto, principalmente na testa, porque né?). Aí que eu tava com uma blusa branca e percebi que a bagaça começou a derreter e manchar tudo. Se isso também fez com que a proteção solar saísse, eu não sei, mas transpiração pode proporcionar isso, obviamente, tanto que os protetores comuns da Sundown são resistentes à água e também transpiração, mas acho que esses ai não são, sei lá.

Já usando a Episol, eu não transpirei tanto quanto e não cheguei a ver o estado da minha cara durante o processo (pra ver se o suor estava colorido, como foi o caso do Abelha Rainha), mas de qualquer forma a cor dele não deu certo pra mim, sendo que era um para pele clara também. A cor do Rainha Solar deu certo pra mim, parece que eu nem passei nada, mas ele também não cobre muito bem e precisa de uma boa camada pra esconder melhor olheiras e afins, só que não vale a pena, já que, como eu disse, o produto derrete e suja tudo. De qualquer forma, ele também é mais barato. Minha mãe que comprou os dois e ela comentou que o da Abelha Rainha ela pagou algo como R$35 e o Episol foi quase R$70, mas acho que é um pouco mais barato que isso pelo que eu vi na Droga Raia, por exemplo.

Sobre minhas manchas

O caso é que eu nunca saio de casa durante o dia e odeio sol, então acredito que essas manchas não sejam melasmas provenientes de exposição ao sol, mas sim uma repercussão de um remédio escroto que eu tava tomando e que aumentou minha prolactina umas mil vezes. Li que algumas grávidas ficam com manchas depois da gravidez e que isso é por conta de alteração hormonal. Em alguns lugares eu li que poderia ser a prolactina uma das causas, mas também há mudanças na progesterona e tal durante a gravidez... Como eu não tenho problema hormonal (tirando uma leve alteração no TSH, que acredito ter a ver também com essa merda de remédio, apesar de não terem me confirmado nada ainda) e nunca tive manchas por conta do anticoncepcional, acredito que tenha a ver com a prolactina mesmo. Maaaasss eu ainda vou descobrir quando for na dermatologista e também provavelmente marcarei uma endocrino pra ver se as coisas normalizaram depois de parar com o tratamento. Psiquiatria pode ser uma merda às vezes: além de não funcionar para o seu psicológico, ainda ferra seu organismo.

Sobre protetores comuns

Eu já testei o La Roche-Posay acho que fator 30 ou 60 e também um d'O Boticário 50fps Golden plus (resistente à água). Ambos eu destestei pelo cheiro e por deixar a pele com sensação de oleosa, suada, horrível. Quando usei o Golden Plus na praia, quase tive um infarto de tão incômodo que ficava o produto + transpiração no rosto. Não sei se é porque minha pele é meio oleosa, mas acho que é mista (região T oleosa e o resto normal). Enfim, não gostei e os dois têm um preço meio chatinho... lembro de ter pago algo como R$50 do protetor d'O Boticário e o outro foi minha mãe que comprou, mas acho que é mais caro ainda.

Então, resumindo, eu acredito que ainda não me encontrei dentro dos protetores. Quero testar ainda o Neutrogena Water, que é um gel com proteção 30fps e aparentemente é voltado para peles oleosas, sendo oil-free também... então provavelmente não vai dar essa sensação ruim de oleosidade. Mas seria bom ter uma opção com base, só pra facilitar. Eu tenho uma base 15fps, mas acho pouco. Vou aguardar a análise da minha pele por parte da dermatologista e aí retorno num novo post ou numa edição aqui com maiores informações.

Ah! Quanto à diferença entre 30fps e 60fps, aparentemente não há tanto problema assim... o ideal é ficar passando de novo o produto ao longo do dia e a diferença de fatores não é necessariamente importante para quem não tem, por exemplo, problemas de pele. A maioria das bases com protetor solar, pelo que eu vi nas farmácias, é 30fps ou no máximo 45fps. Então as pálidas podem ficar tranquilas que para uma exposição que não seja tomando sol na praia (coisa que eu acho que muita gente que lê o blog frequentemente não faria, aliás hahaha) tá suficiente. :)

You Might Also Like

2 comments

  1. Nada pior que suar colorido, né? Socorro!
    Tô usando atualmente um protetor da Minnesol mas ele não é base não... Uso antes de passar a maquiagem e até curto bastante... Mas em dias muuuito quentes (como foram na semana passada aqui em BH) sinto a pele um pouco mais oleosa que o normal!

    ReplyDelete
  2. Bah! a pouco tempo eu ganhei váaaarias amostras de protetores da La Roche Posay na fármacia,
    cada um era em uma consistência diferente e para um tipo de pele diferente senão me engano,
    alguns eu odiei, tinha até um que parecia quase um líquido, logo que eu abria a embalagem já
    escorria muito e outros eram o oposto, extremamente consistentes! eu tenho várias manchinhas
    e as minhas tenho certeza que são do sol mesmo, mas depois de passar diariamente elas diminuiram,
    no fim eu comprei o protetor deles que mais gostei e uso até hj,
    Creme Anthelios XL Sem perfume 60FPS
    uso muito e não acho oleoso, mesmo passando creme hidratante antes
    bjooo
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ReplyDelete