Cinco filmes para ver no Halloween

10/31/2014



Gente, desculpem, mas esse ano não fiquei inspirada pra fazer nenhum look de Halloween. Então, pra não deixar passar em branco, selecionei alguns dos filmes de terror/suspense que eu mais gosto pra quem deseja assistir a alguma coisa temática nessa sexta. A começar por exemplos do cinema coreano que, apesar de eu não ser uma especialista, eu adoro dois diretores em específico: Chan-wook Park e Ki-Duk Kim. O primeiro é conhecido principalmente pela Trilogia da Vingança (Sympathy for Mr. Vengeance - Oldboy - Sympathy for Lady Vengeance) e esses também são ótimas pedidas para a data, mas acredito que já seja clichê. Não que Stoker (2013) não seja, mas acho que é interessante por ser o primeiro trabalho do diretor com atores ocidentais e hollywoodianos.

Trata-se da história de uma garota, India (Mia Wasikowska), que perde o pai e passa a viver com a mãe, de quem não gosta muito. Com isso, seu tio aparece para passar um tempo em sua casa e acaba se mostrando suspeito e também extremamente sedutor - tanto para Evelyn (Nicole Kidman), sua mãe, quando para ela mesma. Gostei muito do filme porque a fotografia é maravilhosa, típica de Park, mas talvez por ser um filme com atores ocidentais, a temática da loucura e da psicopatia em Stoker parecem ter um tom tarantinesco que pode agradar quem já é fã dos filmes do diretor americano. 

Dica: Acredito que o filme continue disponível no Net Now para quem tem o pacote Telecine. Outra dica de filme de terror dele é Thirst (2009), sobre um padre vampiro.



Beautiful ou Arumdabda (2008) é um dos filmes mais chocantes e tristes que eu já vi. Dirigido por Jae-Hong Jeon e com produção de Ki-Duk Kim. Trata da história de uma mulher que é considerada a mais bonita de todas e, por isso, acaba despertando a inveja de sua melhor amiga e também o constante assédio por parte dos homens. Cansada de ser vista apenas a partir de sua aparência, ela acaba tomando atitudes auto-destrutivas na intenção de deixar de ser bonita. 

É mais drama do que suspense/terror, mas eu acho o filme muito tenso e, assim, hoje em dia ter MEDO de filme de terror é algo meio difícil, porque quando os filmes têm essa intenção muitas vezes acabam ficando trash ou então abusando de sustos com coisas surgindo do nada e com um som mais alto que a média. Então, eu prefiro acompanhar uma história macabra e que, além de tudo, na minha opinião, é um dos melhores retratos do machismo e do assédio sofrido constantemente pelas mulheres - mesmo sendo super exagerado, mas faz pensar.

Dica: Ki-Duk Kim fez outro filme sobre a aparência feminina e uma personagem auto-destrutiva em Time (2006). Agora, se você quer um filme perturbador, veja Moebius (2013). Eu achei meio trash umas partes, mas é bem tenso... um nível de perturbação a la Serbian Film, só que menos.

Agora, se seu negócio é filme trash mesmo, assista ao longa Terror Firmer ( ), de Lloyd Kaufman, diretor da famigerada produtora Troma. Eu vi pouca coisa deles, porque realmente tem muito filme podre hahaha... só vi Toxic Avenger, Nazi Surfers Must Die, Tromeo and Juliet e Terror Firmer, mas posso afirmar que, de longeTerror Firmer é o melhor deles. É uma obra metalinguística justamente sobre uma produtora de filmes de terror trash, mas muita coisa absurda, bizarra e engraçada acontece. Não dá nem pra descrever, senão vou dar spoiler. Mas o legal é que ainda tem um bônus com o Lemmy do Motörhead que, inclusive, faz parte da trilha sonora com várias outras músicas e bandas legais. Aliás, a banda Lunachicks compôs uma música especialmente pra esse filme.

Dica: Aparentemente não tem legendas decentes a não ser uma em espanhol que também nem tá muito boa, mas faz tempo que não procuro sobre. Talvez tenham feito uma versão melhor, em inglês.

Take Shelter (2011) é um filme que normalmente passaria despercebido pra muita gente, inclusive eu. Mas um amigo da faculdade me recomendou fortemente e aí eu fui dar uma olhada. Realmente é muito bom! Não só pela atuação de Michael Shannon, mas também pela trilha sonora incrível. O enredo aborda um pai de família que passa a ter pesadelos sobre uma grande tempestade e começa a ficar extremamente paranóico com isso. Passa bastante tensão e é muito legal ver o protagonista perdendo a linha conforme a tal tempestade vai se aproximando mais. E o final é ótimo.

Bom, quem me conhece sabe que eu amo o Lars Von Trier. Recentemente assisti à série Riget ou The Kingdom (1994) que, inclusive, ganhou uma versão americana feita pelo Stephen King. A história se passa num grande hospital dinamarquense que foi construído acima de uma espécie de pântano onde lavavam roupas, mas os espíritos começam a despertar naquele estabelecimento que também tem um passado obscuro. Por isso, Madame Druse (Kirsten Rolffes) faz de tudo para permanecer internada no hospital após ouvir o choro de uma criança no elevador. Além dessa personagem, há o Dr. Helmer (Ernst-Hugo Järegård), um médico sueco trabalhando na Dinamarca, apesar de odiar os nativos. Ambos tornam os episódios cada vez mais engraçados e em volta deles vão circundando intrigas de outros profissionais do hospital, enquanto esses acasos paranormais são investigados por Druse. São apenas 8 episódios para cada uma das duas temporadas. Não é um filme e talvez leve mais do que um dia para assistir, mas vale a pena!

Dica: As mensagens e enigmas deixados no fim de cada episódio, pelo próprio Lars Von Trier, são demais hahahaha

É isso! Na realidade, são 4 filmes e um seriado hahahah.. mas espero que tenham gostado das indicações. Se alguém aí já assistiu a algum deles, não deixe de comentar! :) E bom dia das bruxas pra vocês.

You Might Also Like

0 comments