Wonderland, de Kirsty Mitchell

5/31/2013

A inglesa Kirsty Mitchell resolveu fazer uma homenagem à mãe Maureen, uma professora de inglês que faleceu devido a um tumor cerebral em 2008. Mas não podia ser qualquer coisa. Inspirada pela profissão da mãe, que a fez responsável por contar histórias lindas e atiçar a imaginação de seus alunos, a filha criou a série de fotografias chamada Wonderland, na qual retrata um mundo fantástico e etéreo.

O projeto começou modesto, num verão qualquer, mas aos poucos a jornada da fotógrafa foi se engrandecendo junto às dificuldades que ela lidava diante da morte da mãe. "A vida real se tornou um lugar muito difícil de lidar, e eu me vi entrando numa existência alternativa através do portal da minha câmera", conta Kirsty.


O escapismo da fotógrafa se tornou um conceito em sua obra. Ela acabou criando um "inexplicável livro de história sem palavras", dedicado à sua mãe, e que traz fragmentos dos contos de fadas que Maureen lia para Kirsty quando ela era criança. Hoje, aos 36 e com experiência na área da moda e do design de roupas, a artista contou também com o trabalho da maquiadora e cabeleireira Elbie Van Eeden.

Apesar de ambas estarem cheias de trabalho, elas passavam as noites e fins de semana juntas criando adereços, perucas e preparando elementos que comporiam o cenário utilizado nas sessões: a floresta nos arredores da casa de Kirsty, em Surrey.


O local para as fotografias foi especialmente escolhido devido ao significado que ele tem para Kirsty. Por isso, ela trabalhou duro para reviver naquele espaço a memória da magia e da beleza que muitos perderam. Essa característica aparece conforme o fascínio que a fotógrafa tem por flores silvestres, como o jacinto, que floresce poucas vezes durante o ano. Por isso, houve vezes em que Kirsty teve que esperar doze meses para poder fotografar utilizando as cores vívidas da natureza.
















You Might Also Like

0 comments