GENESIS - AREA di Barbara Bologna S/S 2013

5/17/2013

E aí, pessoas! Hoje venho apresentar a vocês a nova coleção primavera/verão 2013 feminina e masculina da AREA, da estilista italiana Barbara Bologna. Eu já havia mostrado um pouco do trabalho dela em um outro post, mas hoje vou contar um pouco mais sobre a designer por trás da grife, já que ela, além de estilista, também é escultura e também passou a fazer performances depois de se graduar na Academia di Belle Arti, em Brera, Milão, em 2000. A partir daí ela criou a sua própria linha de roupas e acessórios, que deu o nome de AREA.


Nos anos seguintes, Barbara passou a fazer mestrado no IED-Milan, continuando seu trabalho como performer e também como diretora de teatro. Ainda tocando sua grife AREA, ela trouxe suas inspirações tanto da área da música e da arte para suas obras indumentárias. Artistas revolucionários e transgressores como Pina Baush, Marina Abramovic, Vanessa Beecroft, Siouxsie and the Banshees, Nick Cave, Robert e Shana ParkeHarrison são alguns dos nomes que deram o humor da marca.


A coleção GENESIS é um "novo começo", o nascimento de um novo ser humano. Barbara, como artista, preocupa-se muito mais com os sentimentos que suas criações passam do que com os detalhes dos tecidos. Para ela, o mais importante é o que é possível de se ver na imagem. "Eu estou lhe mostrando a imagem. Você precisa procurar pelos detalhes" - e esses detalhes são as roupas.

No release da criação, Barbara descreve:

De estruturas e gaiolas nasceram as roupas que cobrem o corpo adornado com adereços esculturais.
A matéria cria geometrias, como juntas do corpo que está para acontecer.
Desde o tecido tratado como papel, a seda com desenhos em relevo como areia debaixo do pano, eu tento dar vida à algo que vem do nada. Algo novo que aparece na minha cabeça, como uma enchente que meu crânio não pode conter.
Elas, as idéias, confundem-se entre olhos, jersey lavado com pedrarias e camisetas opacas. Tentando achar um equilíbrio como algo que acabou de nascer.
As jóias em couro decoram o pescoço e a cintura como símbolos proféticos que definem uma nova vestimenta, para nós desconhecida. Dedos em látex preto e cinza se tornam pingentes. Colares como parte da pele esquecida e transformada em pequenos deuses.
Couro que se esvai e se transforma num detalhe de tecidos e camisas. Couro com efeito de borracha se transforma em jaquetas estruturadas, nas quais a matéria também pode surgir na forma que nasceu.
Sapatos encaixados aos pés que andam sobre a água e, com suas lâminas de couro, cortam a superfície como se ela fosse papel.
A mulher nascida da água, imóvel, com um símbolo negro na testa, como uma deusa, nós não a entendemos e ela puxa o homem, da poeira, dando-o vida, apêndice, clavícula, indispensável. A boca da cobra amarrada com corda, o cordão umbilical que circunda o corpo e prende as mãos. Lentes azuis no escuro, bocas de metal.
Tudo pode começar agora.
Genesis, a visão de algo que está vindo, nós não sabemos de nada, nós somos inconscientemente atraídos, nós temos medo, porque nós não somos capazes de decifrar, falhando ao estabelecer  uma comunicação em comum que nos permita compreender.
Genesis, um novo começo.

 

































"Area é o meu espaço, meu espaço emocional/perceptivo e físico no qual eu acho arte, moda, música e teatro... o lugar daqueles que são capazes de sentir todo resto através da roupa"
Barbara Bologna
















































Depois de quase ter morrido de LER salvando e recortando praticamente todas as fotos, espero que vocês consigam carregar todo o post, porque realmente as fotos estão MUITO lindas, especialmente as do editorial masculino - achei que ficou muito mais tocante que o feminino. De qualquer forma, em ambos os casos as roupas estão excepcionais. Gostei muito mesmo. Ahh como queria poder usar esse tipo de roupa aqui em Terra Brasilis heheh... vocês não usariam também? Acho lindo demais esses modelos esvoaçantes, compridos, minimalistas... :(

Espero que tenham gostado do post! Semana que vem tem super novidades pra vocês. Irei para Viena outra vez e espero trazer bem mais conteúdo do que em 2011 - dessa vez estou indo armada até os dentes hahah... :P

You Might Also Like

2 comments

  1. Essa italiana comanda demais! :~~~~~

    Chiquérrima em Viena! Boa viagem para ti! :)

    Beijão

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ela é foda mesmo. As fotos ficam muito expressivas!

      E obrigada pelo desejo de boa viagem <333

      Delete