Novo cabelo: Como fiquei loira e dicas

6/01/2015



Como prometido, estou aqui de cabelo novo e com várias dicas para compartilhar com vocês! A questão é que eu acho bem difícil falar de cabelo e descoloração, tanto pelo fato de que não sou expert nisso e também porque não dá para generalizar. Vocês vão entender isso ao longo do post. Mas esse trabalho incrível foi feito pelo meu amigo e cabeleireiro Valdir Duarte, do Atelier Valdir Duarte, aqui em Sorocaba. Eu já falei dele aqui várias vezes, porque sou cliente fiel e sempre vou lá quando quero dar um jeito no meu cabelo. Então vamos lá que eu vou fazer uma retrospectiva dos preparos antes e depois da descoloração.

As I promised, here I am with my new hair and with some tips to share with you all! The only thing is that I think it's quite hard to talk about hair and bleaching, both because I'm no expert and because we can't generalize the results and effects. You're gonna understand what I'm saying as you read the post. But this amazing work was done by my friend and hairdresser Valdir Duarte, from the Atelier Valdir Duarte, here in Sorocaba. I already talked about him several times here, because I'm a loyal customer and I always go there to fix or change my hair. So here we go into a retrospective of the procedures that I did before and after the bleaching.



Já fazia um bom tempo que eu não pintava mais meu cabelo de preto... a última vez foi em agosto do ano passado. Só que em outubro eu fiz progressiva e aí meu cabelo desbotou e ficou uma faixa horrenda no meio, então eu tonalizei de marrom. Depoooois eu ainda cortei o cabelo, em janeiro, mas ele já cresceu um monte desde então.

Eu sempre tingi de preto azulado, mas passava um mês e meu cabelo já estava avermelhado. Não sei por que. Não entendo nem o motivo de o preto azulado avermelhar ou de ele desbotar tão fácil, porque meu cabelo nunca esteve poroso ou coisa do tipo. Só sei que resolvi desistir de tingir lá por outubro e fiquei até agora com ele sem fazer nada. Foi então que resolvi usar Dekap Color para descarregar um pouco o resto de tinta. A segunda e a terceira foto (lindíssima em pijama, como sempre) mostram o resultado de uma e duas ações do produto.

It has been a long time since I dyed my hair black... the last time was in August. But in October I did a Brazilian blowout and my hair faded with a terrible lighter strip, so I got a brown hair toner. Afterwards, I still cut my hair in January, but it already grew a lot.

I always dyed my hair black, but after one single month my hair was already reddish. I don't know why. I don't understand the reason why the blue black dye went red or why it faded so easily, because my hair was never damaged. So I decided to use Dekap Color to soften the last amount of dye in my hair. The second and the third pics (I look so pretty in my pajamas lol) show the results of a first and second usage of the product.



Então eu fiz um teste de mecha há umas 2 ou 3 semanas e o resultado foi esse. Apesar das controvérsias de que meu cabelo não aguentaria, que eu só conseguiria ficar "no máximo ruiva", eu consegui esse tom amarelo/amarelo-laranja numa primeira descoloração com três usos do Dekap Color. Do lado direito, é uma foto que tirei no fim de semana anterior, mostrando o resultado de um total de 6 usos do Dekap Color. Porém, eu preciso dizer que das duas últimas vezes eu só passei nas pontas, porque não seria necessário na raiz e eu percebi que não tava adiantando nada. Eu já tinha descarregado bastante e meu cabelo tava bem avermelhado, o que acredito ser um resquício de tinta preta e marrom + descoloração provocada pelo tingimento. Eu tentei também usar shampoo cinza para neutralizar o avermelhado, mas não adiantou nada - só ajudou para a mecha descolorida mesmo.

So I tested a hair lock two or three weeks before bleaching everything and this was the result. Although there were some controversies that my hair wouldn't survive the bleaching, that I would only get "ginger at most", I got this yellow/yellow-orange tone on a first bleaching session after using Dekap Color three times. On the right side, there is a picture I took one week ago and I'm showing the result of using Dekap Color three times more. However, I must say that the last two times I used the cream only on the hair tips, because it wouldn't be necessary to put it on the roots, but I also noticed that it wasn't working anymore. I had already took most of the dye and my hair was quite reddish, which was a vestige of the black and brown hair dye + the bleaching caused by dyeing. I tried to use gray shampoo too, so I could neutralize the auburn tones, but it didn't work - it only worked on the bleached piece of hair.


Então, pra quem tem dúvida, aqui tem uma tabela feita pela Gostei e Agora? para mostrar os tons de descoloração e qual é o fundo de clareamento das cores que se poderia tingir. Eu fiquei com um "laranja amarelado" nas pontas e a raiz, na primeira descoloração, eu consegui um amarelo médio/claríssimo. No dia que fui ao salão, no entanto, os cabeleireiros do Atelier Valdir Duarte, Valdir, Junior Lima e Bel, descoloriram minhas pontas duas vezes sem passar nada na raiz e depois uma vez em tudo. A gente achou que meu cabelo não ia aguentar uma terceira descoloração, mas no fim eles arriscaram passar em tudo e conseguimos quase um amarelo intenso nas pontas e um amarelo claríssimo/branco na raiz. A solução então seria matizar para tirar um resto acobreado das pontas e amenizar o amarelo geral.

So, for those who have any doubts, here is a color chart done by Gostei e Agora? to show the stages of bleaching hair and the matching hair colors. I got an "orange-yellow" on my hair ends and the roots, on the first bleaching session, I got an yellow/light yellow. However, when I went to the beauty the hairdressers at Atelier Valdir Duarte, Valdir, Junior Lima and Bel, bleached my hair ends twice, but avoiding the roots. On the third time, they decided to bleach everything. We thought my hair wouldn't resist the third bleaching session, but  in the end they risked bleaching everything and we almost got an intense yellow on the hair ends and a very light/white tone on the roots. The solution would be blending the hair, so we could get rid of the auburn tones on the hair ends and we could soften the yellow tone all over.




Bom, aí vocês conseguem ver que ficou beeem amarelo hahaha... isso porque o Junior fez uma magia shock e conseguiu matizar as partes alaranjadas, deixando tudo mais puxado para o amarelo mesmo. E, apesar de eu ter adorado a cor em si, porque ficou super loiro natural (a foto não condiz muito), eu achei que não combinou muito comigo... eu fiquei muito cor de rosa hahahaha... Ah! E eu também cortei o cabelo para me livrar um pouco das pontas amareladas e secas. Acontece, né! Não tem como sair de uma descoloração sem ressecar o cabelo... mesmo assim o meu até que ficou de boa.

Well, there you can see that the my hair was still quite yellow hahaha... but that was the final result after Junior did his magic and he was able to blend the auburn parts, making it everything more like yellow. And though I loved the color by itself, because it looked like natural blonde (the pic doesn't show the reality), I thought it wasn't fitting me so well... I got too pink-ish hahahah... Ah! And I also got a haircut to get rid of the yellow and dry ends. It happens! You can't bleach your hair without getting it dry... but mine was fine anyway.



Então, para vocês entenderem como fotos enganam. A primeira imagem foi feita com celular logo depois que cheguei em casa, depois da descoloração. Parece bem menos amarelado que na foto no salão, né? As outras do lado, de camisa listrada, eu fiz no dia seguinte, depois de ter passado shampoo cinza e ter deixado no cabelo por 5 minutos. Deu uma fechada no tom, mas não resolveu totalmente. Nenhuma foto está com a cor editada, ok? A diferença é que a maior foi feita com meu celular e as que estão na horizontal foram feitas com a câmera. A de cima estava com filtro neutralizador de luz amarela, por isso está mais azulada e também parecendo que o cabelo estava menos amarelo, enquanto na segunda, sem filtro, mostra melhor a cor - e inclusive a bagunça na cama.

So, now you can see how photos can be deceptive. The first pic was taken with my cellphone right after I got back from the beauty salon, after the bleaching. It looks less yellow than the picture I took there, doesn't it? The other one beside it, where I'm wearing a striped shirt, I took that picture in the following day, after I used the gray shampoo and left it on my hair for five minutes. It darkened the tone a bit, but it didn't solve the yellow trouble totally. Btw, no pictures had their color editted, ok? The difference is that the bigger was taken with a cellphone, while the smallest ones were taken with my camera. The one on the top had a neutralizing filter for yellow light, so this is why it is more blue and making my hair look less yellow. On the second one, with no filter, you can better see the color - including the mess on my bed.



Daí eu fui novamente ao salão no dia seguinte e passei esse banho de brilho prata do Celso Kamura. Custou só R$19,70 na Sumirê e o produto foi aplicado diretamente no cabelo - sem usar hidratante. Teoricamente o tonalizante já hidrata, mas vi que várias meninas misturam com hidratante também. Não sei, eu acho que isso talvez diminua a efetividade do produto, mas não sei muito sobre essas coisas para poder opinar. Deixamos o produto agir por trinta minutos e conseguimos neutralizar bastante o tom. Minha raiz ficou bem chumbada, cinza/prata mesmo, porque ela já tava praticamente branca, e o resto ficou amarelo/loiro acinzentado. Ao contrário do que estão pensando, NÃO, eu não estou com granny hair (cabelo cinza). Pra conseguir isso, acredito eu, você tem que chegar ao tom branco ou então passar um banho de brilho cinza... porém, se seu cabelo tiver muito amarelado, pode ser que fique verde - o banho de brilho não é totalmente prata, ele vem com tons de violeta justamente para conseguir neutralizar o amarelo.

So I went back to the beauty salon and used this silver hair toner by Celso Kamura. It was quite cheap and the product was applied directly on my hair - with no hydrating cream. Teoretically, the hair toner already hydrates your hair, but I saw many girls mixing it with hydrating cream too. I don't know, maybe this would reduce the product's effectiveness, but I don't understand these things very well. We left the product working for thirty minutes and we could neutralize my hair color pretty much. My roots got quite gray/silver, also because it was basically white already, but the rest got ash blonde. Contrary to what some are thinking, NO, I didn't get a granny hair (gray hair). To get it, I believe you'll need to bleach your hair white or use a stronger/darker hair toner, like a gray one instead of the silver... However, if your hair is too yellow, it may get green - the hair toner isn't really silver, it has some violet tones precisely to neutralize the yellow.


Então o Valdir resolveu cachear um pouco meu cabelo para ver como ficava e assim tiraríamos algumas fotos para divulgar os produtos do atelier. De brinde, também ganhei uma maquiagem feita pela Jéssica Sousa! Na foto, vestido da boutique Gláucia Freitas e sapatos Camila Afonso.

So Valdir wanted to curl my hair a little bit to see how would that look like and we would take some pictures to advertise the products available on the atelier. I also got a makeup by Jéssica Sousa! In the picture, a dress from Gláucia Freitas' boutique and shoes by Camila Afonso.

 Bolsa Atelier Valdir Duarte

 Roupas Gláucia Freitas e sapatos Camila Afonso. Bolsa Atelier Valdir Duarte

  Roupas Gláucia Freitas e sapatos Camila Afonso. Bolsa Atelier Valdir Duarte

   Roupas Gláucia Freitas e sapatos Camila Afonso. Bolsa Atelier Valdir Duarte.
PS: detalhe para a 'cara de ryka' na foto à direita hahahaha

 Junior, Valdir e eu! :)

Uma pena que a Bel não gosta de sair em foto, porque ela é muito querida e mãezona. Esteve sempre tomando conta do meu cabelo para que ele não fritasse ahhahahaha... mas deixo aqui meu agradecimento também à ela.

It's a pity that Bel doesn't like to take pictures, because she's such a sweetheart and a motherly person. She took care of my hair all the time, so it wouldn't fry while bleaching hahahah... but I leave here all my thanks to her too.

Manchas são inevitáveis, ainda mais se você tem resto de coloração. E finjam que não vêem minhas sementinhas de acupuntura :P


Para terminar, eu queria só dizer uma coisa a quem quiser descolorir o cabelo/ficar loira. Ainda que seu cabelo esteja 100% natural, é mesmo assim bem difícil de não manchar em alguma medida. É claro que se seu cabelo estiver totalmente virgem, é muito mais fácil de igualar, mas não espere algo perfeito num cabelo com resto de coloração. Eu, que sou perfeccionista, reparo muito bem na diferença de cor em algumas partes, mas isso é detalhe que, sei lá, só a gente ou só os olhos super clínicos percebem. O ideal é matizar direitinho e manter o tom seja com banho de brilho ou então shampoos cinza/violeta (ainda testarei o violeta), além de hidratação. O Valdir aplicou máscara no meu cabelo tanto no dia da descoloração quanto depois de ter feito o banho de brilho. Além disso, eu também usei uma ampola de restauração da Dove, aquela dos 60 segundos, mas deixei por quase uma hora e meu cabelo tá muito bom pra tudo que já foi feito nele... só as pontas que ainda estão um pouco ressecadas.

To finish this post, I just wanted to say one thing for those who want to bleach their hair. Even if your hair is 100% natural, I guess it's still hard to avoid stains. Of course if your hair is totally virgin, it's pretty much easier to equalize the dye, but don't wait for a perfect hair if you had dyed your hair before. I myself am a huge perfectionist, I notice every different tones in my hair, but I guess this is just a detail that, whatever, only we can see or those who have eagle eyes hahah. The ideal is to neutralize your hair properly and keep the color shade with hair toners or gray/violet shampoos (I'm gonna try the violet yet), besides hydrating. Valdir applied a mascara on my hair both when I bleached it and after I toned. Also, I used a restoration cream by Dove (those that take only 60 seconds), but I left it on my hair for likely one our and now it's feeling very good for everything it has suffered lol.. only the ends are still a little bit dry.


Bom, acho que já falei bastante, não? Mas se tiverem alguma dúvida, deixem seus comentários e vou respondendo conforme eu puder. Espero que tenham gostado do post. :)

Well, I guess I already said a lot. But if you still have any doubts, leave a comment and I'll answer everything I can. I hope you liked the post! :)

Obrigada Valdir, Junior e Bel!
Agende um horário no Atelier Valdir Duarte, em Sorocaba!
Rua Voluntários de Sorocaba, 275. Telefone: (15) 3211-3072

You Might Also Like

9 comments

  1. Ficou muito linda loira, sério! *--*
    Eu nunca consegui fazer processos de descolorir em casa, no meu caso queria passar uma cor fantasia... Passou o tempo e eu me conformei com o velho black n1!

    beijo

    ohmaygoth.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Mayara! Mas eu não fiz em casa, não. Eu só passei o Dekap Color, que é um produto que retira o excesso de tinta, mas não descolore e não agride o cabelo. :) Fui num salão para fazer tudo. E eu tb era assim, só passava o preto, mas daí resolvi dar uma segurada e aguentar pra poder descolorir.

      Delete
  2. Ficou muito diferente com o cabelo claro, mas continua linda!
    Amei o tom do seu cabelo!
    Adorei as fotos que vocês fizeram também! ^^
    Quando você fala lá no começo sobre não adiantar muito porque cada cabelo é uma experiência, eu super concordo. Meu cabelo mesmo nunca age como o esperado.. é sempre uma caixinha de surpresas quando vou ao salão... haha
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  3. Que linda, super combinou com você.
    Adorei sua preocupação em dizer exatamente como foi essa transição.
    Que é pra não correr o risco de nem um leitor cair em tentação e acabar errando.
    Pra ter um cabelo lindo desses, tem que tomar cuidado =D
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Paola! Agradeço também por ter lido o post. Pois é, eu mesma levei um tempo pra ir me preparando pra isso, pq não dá pra fazer de uma hora pra outra hahaha... :) Conforme o tempo, eu vou postando mais coisas que fiz. Quarta vou fazer progressiva e aí dou mais info tb

      Delete
  4. ai, deu até saudade do meu cabelão descolorido *o* HAHA ficou maravilhosa e mulher, você sorrindo, QUE COISA LINDA ♥

    ReplyDelete
  5. Wow, você ficou MUITO LINDA com esse cabelo prata! Foi difícil heim, mas valeu super a pena. Adorei ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ReplyDelete
  6. Ai menina como ficou lindo esse cabelo <3. Eu to pensando em usar esse dekap color pra ver se me livro desse fundo avermelhado do meu cabelo que atrapalha o roxo e atrapalha viver. hhahahahah

    é chato? detona muito o cabelo??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então, o dekap color só tira tintura, mas não descolore. Pra tirar o fundo avermelhado, que eu imagino que seja o que tá embaixo da sua tinta roxa, tem que descolorir mesmo. Mas de qualquer forma, ele não estraga o cabelo, não! Não notei nenhuma diferença no meu.. tanto na parte de hidratação quanto de progressiva (que tbm já tava saindo).

      Delete