Ann Demeulemeester: moda e emoção

4/08/2012

Ann Demeulemeester é uma estilista belga de 51 anos que começou carreira no fim dos anos 1980, um tempo após ter finalizado seus estudos na Royal Academy of Fine Arts na Bélgica. Com um estilo dark e emotivo, seu trabalho é descrito como algo "sério mas nunca severo, meticuloso mas experimental, forte mas sempre sensual".

"Eu trabalho para homens com os quais eu adoraria me encontrar, alguém que eu poderia me apaixonar, alguém que me intrigaria" - Ann Demeulemeester em entrevista para a WWD, sobre sua coleção masculina de 2010

No início, Ann fazia retratos e estudava a relação entre personalidade e vestimenta, o que acabou a levando a enxergar a moda como uma forma de comunicação. Sensível, a belga se inspira nos esforços de outros artistas. "Se eu vejo ou escuto ou noto um grande trabalho feito por alguém, isso me dá energia para tentar criar algo bom também, na minha área. Faz com que eu queira manter um círculo de energia que cria um círculo de comunicação, no qual almas parecidas se encontrariam. É a melhor recompensa para o meu trabalho", contou Ann, em entrevista para a Ten Magazine (2011).

Dois trabalhos de Ann Demeulemeester, editorial e passarela

Perfeccionista assumida, Ann tem suas coleções acompanhadas de perto pelo pai, um trabalhador braçal que a deu ainda mais estímulo de seguir em frente. "Meu pai cultivava chicória na Bélgica e era completamente alheio às artes, mas ele sempre me disse 'Você pode fazer o que quiser, desde que se sobressaia'", disse à WWD. Em 2009, a estilista chegou a render 40 milhões de dólares.

Peças apresentadas entre os anos de 2008-2010

Já foram publicadas na página do Facebook da estilista as fotos da coleção Outono/Inverno 2012/2013 feminina, a qual está toda focada em apenas dois tons: preto e azul. Couro, cetim e veludo são alguns dos materiais usados nas peças, as quais receberam um toque levemente masculino.













E, pra fechar esse post, deixo um quote muito legal que a Ann disse na mesma entrevista para a WWD: "Meu dever é acreditar na beleza, esperança e emoção e eu quero mostrar isso em meu trabalho. Essa é minha raison d'être. Se as pessoas disserem, quando eu estiver morta, 'ela foi aquela que pôs emoção na moda', eu estarei muito feliz com isso". Se você ainda duvida disso, sugiro que assista ao vídeo abaixo - o primeiro dirigido por Michael Pitt e o segundo do desfile da coleção de outono de 2010.


You Might Also Like

1 comments

  1. Não consegui ver o video (não estou em casa), mas eu curti as imagens das produções... nossa tem umas que quero mto pra miiiim *-*

    ReplyDelete