Fierce black women
1/30/2012
Cara, esses dias não sei o que eu tava vendo, mas reparei em como a indumentária angolana é legal! Os turbantes, as túnicas... Tem vários estilos africanos tribais muito interessantes e aí resolvi caçar uns editoriais e fotografias que retrassem essa parte fierce de trabalhos com mulheres negras representando ou não a cultura africana.
Um exemplo é a modelo Georgie Badiel, que veio do oeste da África. Nascida em 1988, em Burkina Faso, ela ganhou em 2005 o título de Miss África e foi descoberta mais tarde pelo fashion bizz, começando já phyna com Diane von Furstenburg, Louis Vuitton e Marc Jacobs.
E também a etíope Liya Kebede, nesse editorial, "A Woman Apart", de David Roemer para a Marie Claire americana de fevereiro 2011:
E a somali Waris Dirie, que publicou sua autobiografia em 1998 e virou personagem do filme "Flor do Deserto" (2009), no qual foi interpretada justamente pela Liya! É um filme lindo, super recomendo.
Baseada nisso, a H&M em 2009 fez uma campanha publicitária com as duas modelos, Waris e Liya
Atualmente com 46 anos, Waris não trabalha mais como modelo, mas eu recomendo conhecer a história dela, que conta tanto sobre a cultura de seu país quanto as dificuldades que ela teve para se tornar modelo, quando foi para a Inglaterra. A fia é tão foda que, em 2010, ela foi indicada pela União Africana como embaixadora da paz e segurança.
Fora isso, algumas negras famosas também já se voltaram um pouco mais para a cultura africana, como foi o caso da Beyoncé, que fez um editorial para a L'Officiel.
E a Tyra Banks, que fez alguma coisinha parecida com o Steven Meisel...
Legal, né? :D
6 comments
Eu adoro modelos negras porque elas tem uma pele lindíssima, com um brilho dourado que parece que vem de dentro, saca? E nem precisa de muita maquiagem.
ReplyDelete
Falo isso porque moro na Zona Leste de SP e vivo vendo umas rainhas de bateria da vida no metrozão e, gente, elas são um espetáculo. SÉRIO.
E a Beyonça tá ficando branca, né? HAHAHAPois é, a pele delas é muito bonita, é sempre macia e lisinha, acho que nunca vi nenhuma negra com espinha e as pereba que a gente tem HUAHAUAHUAUAH
ReplyDelete
Mas fato, a Beyonça é moh branquela de alma que às vezes resolve pagar de sista, idem a Tyra, mas mesmo assim, eu achei legal esse editorial meio angolano que a fia fez. Acho lindos os turbantes *_*