Fashion Rio Inverno 2012 - Quarto Dia
1/16/2012Sexta-feira foi dia de conferir na Fashion Rio 2012 os desfiles das marcas Walter Rodrigues, R. Groove, Ágatha, Filhas de Gaia e Printing. Os ápices da noite ficaram com Walter Rodrgues e Ágatha, com coleções maaaaaaaaras e muuuito negras <3 R. Groove foi a única marca masculina do dia, a Filhas de Gaia apresentou modelos alongados e super chiques, enquanto a Printing me decepcionou bastante... Mas vamos ao que interessa!
A Walter Rodrigues se inspirou no fotógrafo alemão August Sander e no filme The White Ribbon, de Michael Haneke, para criar looks em preto e off white, com algumas peças em flores vermelhas e azuis. Soltas, as formas são engendradas em tecidos como repe, seda, tricoline e algodão. Saias compridas e vestidos passam o lado mais austero da coleção, enquanto sobreposições de cardigans, camisas e jaquetas trazem a face mais amena.
Destaque para os coturnos e para os chapéus: ora Napoleão, ora camponesa HAUWIAUEHA. Alguns modelos ficaram um tanto masculinos, mas a forma como os estilistas Walter Rodrigues e Lucius Vilar trabalharam o preto já me ganha <3 Algumas roupas, aliás, me lembravam um pouco os formatos das peças utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria, quanto aos alemães e os soviéticos.
A coleção de inverno da R. Groove quis unir o sport ao clássico utilizando cores como preto, cinza, off-white, turquesa e nude. Algumas estampas e desenhos fizeram parte de uma modelagem reta e clean, com calças e paletós secos, além de jaquetas e trenchcoats. Os tecidos variaram entre lã, tricot, malha e sarja resinada. Foi a segunda marca a trazer roupas masculinas e, infelizmente, na minha opinião, os modelos ficaram muito com cara de pijama - raras são as exceções:
Seguindo a paleta preto-branco-cinza, a marca Ágatha também acrescentou à sua coleção em veludo, lurex e glitter, os tons amarelo e vermelho. As formas volumosas e fluidas deram às peças detalhes interessantes e fierce. Os modelos são bem agressivos e eu adorei a mistura de materiais, as sobreposições com pele/pelúcia.
Pras otaka de plantão, o desfile da Filhas de Gaia teve inspiração no mangá Afro Samurai, de Takashi Okasaki. Em tons de preto, roxo, amarelo, verde pistache, branco e coral, as peças seguiram um padrão geométrico e de silhueta alongada, com um tanto de assimetria e fendas. Bem interessante, algumas peças bastante chiques.
A marca Printing pulou de cabeça no retrô e afogou todas as fierce com um excesso de estampas que me deixou até sem palavras ou escolhas para o post. Mas achei alguma coisa mais ou menos a cara do blog para mostrar pra vocês... Apesar de serem peças muito bem concebidas, não fazem nem um pouco meu estilo.