O Mágico Universo Ludovico
4/29/2013Pessoas, queria apresentar hoje a vocês uma nova marca que acabou de entrar pro mercado, mas que está cheia de boas idéias e produtos lindos. É a Ludovico, a qual eu já cheguei a mencionar na página do Fierce no Facebook, dando share em algumas notícias. Finalmente a loja já está na ativa e hoje trago a vocês uma entrevista especial com os fundadores da marca!
Além de namorados, Suzana Nakamura, de 23 anos, e César Augusto Leepkaln, de 21, compartilham sua formação em design e agora também a marca de acessórios Ludovico. No começo, porém, o nome pertencia a um personagem que nascera, de repente, numa aula de história em quadrinhos enquanto Suzana cursava Programação Visual na Universidade Presbiteriana Mackenzie. "Desde a sua primeira visita, sua personalidade, forma de falar e seu mundo de origem estavam bem claros. Bastou apenas tornar o Ludovico real através da marca", conta a designer.
César e Suzana
Já que a Ludovico é uma empreitada totalmente independente, Suzana e César têm uma liberdade de criação que torna o trabalho ainda mais agradável: "Isso muitas vezes não é viável no mercado de trabalho. Mas, no fim das contas, o desafio, com certeza, é a parte mais divertida!". Mesmo assim, com toda essa flexibilidade, a formação do casal não o deixa alheio às técnicas em torno da criação e manutenção de uma marca. No caso da escolha do nome, a dupla diz ter procurado por algum que trouxesse em sua raiz o sentido do "lúdico" e, afinal, Ludovico caiu como uma luva. "Soou muito atraente e, além disso, por ser um nome antigo, é adequado à idade e características que o personagem aparenta", explicam Suzana e César.
Como diz a figura acima, a Ludovico tem como proposta oferecer produtos feitos à mão. Nesta primeira linha de produtos, Suzana e César estão trabalhando com acessórios exclusivos para o público feminino. Isto é, há tiaras de flores, pingentes de chifre de unicórnio, pingentes e pulseiras com motivos florais, além de pingentes de "moustache" para celular. "Mais para frente, conforme o crescimento da marca, pretendemos ainda trazer produtos de decoração, vestuário e muito mais!", antecipa o casal.
As inspirações ludoviquianas
As peças têm como inspiração o universo criativo de Alice no país das maravilhas e outras marcas de produtos feitos à mão que vendem seus produtos através de sites como Etsy, TanLup e feiras de artesanato como a que acontece na praça Benedito Calixto, em São Paulo. O grande diferencial de criações feitas à mão é que, como explicam Suzana e César, cada item é único simplesmente pelo fato de haver um artesão por trás daquele trabalho.
Essa característica acaba trazendo, mesmo que inconscientemente, o imaginário e preferências de cada um dos envolvidos. No caso, César traz para a Ludovico o seu gosto por animação. Além de ser fã de obras como Toy Story, Triplets of Belleville, Coraline e Nightmare Before Christmas, o designer ainda ouve muito rock, desde bandas mais antigas como Deep Purple, Queen e AC/DC, até as mais recentes The Killers e Arctic Monkeys. "No futuro, ele ainda pretende fazer algumas animações para aplicar na marca", conta Suzana.
Ludovico, ilustrado por Diego Carvalho
Já Suzana, além de ser super fã da série americana Community, tem seus gostos atiçados por tudo aquilo que é criativo e surpreendente: "Acredito que criatividade é assim, te surpreende". Em suas listas de música, ela opta por acrescentar bandas que combinam elementos que, a priori, parecem não fazer sentido juntos, mas que acabam gerando um resultado impressionante. "É o caso da banda M79 e Vampire Weekend, por exemplo", exemplifica a designer. Quanto às suas preferências literárias e cinematográficas, Suzana prefere aquelas obras que estejam cheias de significados ocultos e que abordem os temas da loucura e do sonho, como acontece em Coraline, Ilha do Medo e Sucker Punch.
Suzana vestindo uma tiara de flores da Ludovico (e sendo linda <3)
Trabalhando a marca
O fato de Suzana ser formada em design e de César também estar se especializando na área acaba facilitando o processo de manutenção e expansão da marca. "Ajuda muito na parte da montagem das artes para divulgação. Tratar tudo como projeto, do início ao fim, é algo que se aprende no design e foi o que nos deu uma base muito boa de recursos que podemos utilizar, testar ou descartar", explica o casal. Fora isso, a dupla ainda tem experiência no mercado de trabalho, o que gerou uma boa bagagem a ser aplicada na Ludovico. "Como trabalhamos com gráfico e digital, nossas idéias para marca se complementam, criando uma experiência mais interessante", concluem.
Arranjo feito na stand da Ludovico, na Endossa do Centro Cultural São Paulo
Apesar dessas praticidades, Suzana e César ainda têm que ralar bastante para cuidar do Ludovico: "Estamos estudando bastante o funcionamento de pequenas empresas, público e tendências para criação de futuros produtos. Uma dica para fazer isso bem feito é recorrer aos cursos e serviços gratuitos oferecidos pelo Sebrae. Nossa pequena empresa mal começou, mas já estamos muito orgulhosos por termos chegado até aqui".
Então, fica aí a dica para quem quer seguir os passos do casal e tentar começar seu próprio negócio, agora que está ainda mais fácil, por conta da internet e das várias plataformas de comércio online disponibilizadas para o público. Ainda assim, Suzana e César esclarecem que, ao procurar um designer para trabalhar com a sua marca, é essencial ter um posicionamento bem direcionado. "Dessa forma, você possibilitará a existência de uma comunicação sólida da marca e, assim, a mensagem chegará sem erros ao consumidor. Esse é um dos problemas que afligem muitas marcas, porque elas não percebem o erro fatal que estão cometendo", alerta a dupla.
Inspirada nisso e sabendo que muita gente ainda tem dúvidas ou sempre quer ter mais informação a respeito disso, fiz um pequeno infográfico com as dicas que a Suzana e o César me deram, nessa entrevista:
Para quem se interessou por esses produtos lindos, vocês podem conferi-los e principalmente adquiri-los na loja Endossa CCSP, que fica na Avenida Vergueiro, 1000, em São Paulo. Senão, ainda podem comprá-los entrando em contato com a Suzana e o César pelo e-mail contatoludovico [@] gmail.com.
E para quem quer algo mais soy darks e à sua maneira, fiquem sabendo que a vantagem da Ludovico ser uma marca artesanal é ainda maior, porque eles estão disponíveis para fazer o produto na cor e do jeito que vocês quiserem! Basta combinar com eles. :) Olhem só essa tiara LINDA que eu ganhei e que ainda pretendo usar num editorial para o Fierce:
É isso, gente! Não deixem de curtir a página do Ludovico nas redes sociais: