DIY or DIE: Short com spikes

12/16/2012

Resolvi começar uma nova seção aqui no blog, apesar de eu achar que nem sempre vou ter conteúdo para atualizá-la... a questão é que eu, um desastre no quesito trabalhos manuais, resolvi começar a botar a mão na massa e customizar algumas peças, porque simplesmente algumas vezes fica insuportável a busca por algo do jeito que a gente quer e, no fim, ou não achamos ou tem um preço exorbitante ou temos que importar e aí se acresce a segunda opção também. Minha primeira tentativa foi fazer um short com spikes e pra isso eu precisaria apenas de um short preto e spikes... parece fácil, mas não é bem assim.



Como eu não tenho prática nenhuma em customização de roupas e costura, achei melhor ir numa loja de departamento e comprar uma peça barata para testar. Mas como nada nunca é fácil, chega a ser impossível à beira do ridículo achar um short de sarja ou simplesmente preto: ou é colorido ou é jeans ou é jeans preto e/ou machado. Então, conformada com essa situação detestável, resolvi comprar um short barato qualquer para tingir depois. Fui na Renner e vi que eles estavam com uma coleção com umas trezentas cores diferentes (amarelo, rosa, azul, vermelho, verde, mas preto mesmo, nada). Na correria, acabei comprando um short vermelho por 50 reais.


E, pra ser bem sincera e deixar aqui o meu desabafo, é meio babaca o que acontece com as roupas hoje em dia, pelo menos no Brasil. Nessa mesma ocasião em que comprei o short, experimentei tanto um 38 quanto oum 40... o 38 ficava justo na perna e certo na cintura, o 40 ficava mais larguinho nas coxas, mas também largo na cintura... como acho melhor não pagar uma de piriguete com short apertado, levei o 40. Depois peguei uma calça e uma saia de couro, também da Blue Steel, mesma marca do short vermelho. Tendo em vista a treta entre o 38 e o 40, levei no provador as duas numerações. No caso da calça, a mesma história, porém a diferença era muito menos perceptível do que com o short vermelho. Fiquei com a 38. Experimentei a saia de couro 40, porque foi o único número que achei - só tinha 40 ou 36. Ficou GIGANTESCA. Do tipo, se eu me mexesse, caía a saia. Então resolvi testar a 36, imaginando que não ia servir, mas ficou certinha. 

Resumo da ópera: levei três peças de uma mesma marca, uma 36, uma 38 e uma 40. Qual é o sentido? NENHUM. Alô profissionais de modelagem do meu Brasil, vamos começar a fazer um trabalho decente? Isso foi MUITO tosco. E eu imagino que cada uma das leitoras e cada um dos leitores também já tenham passado ou passam por isso... tenho certeza que é um problema comum e é por isso que fica tão difícil impulsionar o comércio de roupas na internet, meus filhos. Uma colega da pós-graduação, formada em moda, disse que o cliente tem direito de reclamar caso se sinta lesionado quanto à falta de padronização nas modelagens... mas acredito que, apesar de existir a possibilidade, não significa que teremos sucesso, senão perdendo tempo, dinheiro e paciência.

Enfim, depois disso levei na Restaura Jeans daqui de Sorocaba para pintar de preto. Fui avisada lá de que as linhas não são tingidas - algo que eu nem havia lembrado quando comprei o produto e, naquela altura, eu já havia retirado a etiqueta. Além disso, o atendente me avisou que a única cor que não dava para tingir de preto era vermelho, porque o pigmento ia se misturar com o preto e ficar marrom. FUCK MY LIFE. 


Mas já que a merda estava feita, pedi para que a peça fosse tingida de azul escuro, de modo que os pigmentos se misturassem e ficasse um roxo bem fechado. Bom, no fim das contas, não ficou roxo, mas azul escuro... e isso me faz pensar se, de repente, o atendente não teria se enganado ou sei lá o que. Só sei que fiquei puta, porque eu odeio azul marinho. Lavei umas três vezes, deixei de molho por horas e nada, não desbotou nada. Nesse sentido, devo elogiar o trabalho da Restaura Jeans, então, exceto o fato de que eles levam quase um mês pra devolver a peça tingida, porque mandam para Santa Catarina...


Então tentei planejar o que fazer com essa bagaça, porque azul marinho com vermelho é osso. Aí na foto parece preto, porque realmente ficou bem escuro, mas se comarar com uma peça preta, aparece bem que é azul marinho. Foi também uó achar spikes e tachas aqui em Sorocaba, mas encontrei numa loja perto do mercado municipal, chamada Glória. Comprei dois tipos de spikes e dois tipos de tachas e cada pacotinho, com diferentes quantidades, custaram por volta de 4 reais. Acabei encontrando peça que usam pra fazer acessório mesmo, isto é, tanto os spikes quanto as tachas não têm aquele grampo que normalmente têm nos cintos de tacha, por exemplo, mas quatro buraquinhos para passar elástico para fazer pulseiras e afins.


Mas também fiquei na dúvida se deveria colocar essas peças em prata, já que o botão do short era dourado. Ou seja, eu estava na merda total. HUAHAUHAUH Não tive muita escolha. Eu não iria pagar outro tingimento de preto, por cima, porque a linha ia continuar vermelha e o botão iria continuar dourado (tudo bem que daria pra mudar, mas affe)... é mais fácil eu comprar outro short, de preferência jeans com linhas pretas, e mandar tingir de preto - porque aí o jeans vira tipo sarja, com uma cor só. Pra não me enforcar num pé de couve e nem jogar o short no lixo, tentei dar um jeito fazendo algo discreto e ao mesmo tempo legal, usando os spikes maiores que eu comprei.


Apesar de essa foto estar azulada, dá pra ver bem a diferença entre a camiseta preta e o short azul marinho. Eu costurei os spikes na barra dos bolsos e como ele tá largo na cintura, estou usando um cinto de cruzes que comprei também na Renner. Costurei um spike em cima do fechinho dourado que tinha no canto do bolso e ta-da! Um pouco mais aceitável do que a bagaça sem nada, na minha opinião. Eu poderia ter feito como na foto acima e preenchido um lado com spikes, mas achei que ficaria too much e prefiro fazer isso num short preto, com linhas pretas mesmo. Mas isso fica pra um post futuro, quando eu finalmente achar o modelo e tingir - porque duvido achar um short preto sem nada. Tinha pensado também em colocar umas cruzes em tachas, mas gosto de coisas mais discretas... no fim das contas, vai do gosto de cada um. Essas tachas e spikes pra costura devem ser mais fáceis de achar nas lojas de peça para bijuterias, mas pra quem é menos ansioso que eu, pode comprar pelo eBay ou nesse site especializado.

Bom, é isso. Espero ter ajudado um pouco quanto questões relacionadas à tingimento e customização. É fácil e é simples, desde que você não seja cabeça de vento que nem eu. huahauhau :P

You Might Also Like

8 comments

  1. Então, esses dias fui obrigada a ouvir que preciso dum regime pelo fato da DESMODELAGEM que cada loja/empresa/whatever faz com os jeans... Esse ano "aumentei" quatro números!!!

    Outra loja bacana que vende spikes:http://www.extremeart.com.br/SubCategoria-Spikes-36.aspx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Meu, é por aí mesmo! Já não dá mais pra se guiar pelo tamanho da roupa que você compra, no máximo, se você quiser se guiar no que você costumava usar quando estava mais magra... ridículo ¬¬

      Mas, nossa, legal esse site que você mandou, porque é brasileiro e facilita bem mais a vida das pessoas hahaha... :) Obrigada!

      Delete
  2. Lidia, é bem fácil tingir roupa em casa. Eu uso o pó/corante Guarany que vende em supermercados e armarinhos. Tem de várias cores, e, realmente, as linhas de costura não pegam a tinta mesmo... Na próxima é só comprar um short branco.

    Vc pega um balde de alumínio e enche de água, de modo que caiba toda a roupa. Ponha a água para ferver (pode colocar o balde de alumínio em cima do fogão!). Depois coloque o corante e vá mexendo sempre com uma colher de pau a roupa, para que fique uniforme e nenhuma parte da peça fique para fora da água. Acho que tem que ficar assim por uns 30 min. Na embalagem explica. Depois é só enxaguar e esperar secar, sem colocar pregador, pra não marcar nada... Acho que é isso.

    Achei esse link dando algumas dicas:
    http://www.propost.com.br/post/detalhe/2012070946-como-tingir-roupa

    abraços,
    Luciana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então, já tinham me dito mesmo que era fácil, mas se eu faço um bagulho desse aqui em casa (que, na verdade, é um apartamento), minha mãe me deserda e me mata depois hahaha... por isso eu prefiro pagar pros outros fazerem mesmo, porque eu iria fazer uma zona e provavelmente não iria ficar bom - porque eu me conheço, eu sou uó com trabalhos manuais. Mas obrigada pela dica... quem puder e souber fazer realmente vai estar economizando uma grana com isso.

      Delete
    2. rs... mas não vai fazer bagunça nenhuma (é como se vc estivesse cozinhando em um caldeirão!). Tb moro em apartamento rs...

      Ah, meu prêmio já está no RJ, mas ainda não chegou. Todo dia pergunto pro porteiro se chegou algo pra mim, rs...

      abraços!

      Delete
    3. Ai, Jesus... hauhauha mas vai chegar logo! Amanhã, quem sabe! <3

      Delete
  3. Oi Lidia. Primeira vez que comento rs. Bom tbm concordo com o que escreveram, tingir em casa é bem mais tranquilo mas tem que deixar uma panela ou balde só p isso. Quanto a numeração e modelagem eu costumo brincar que eu visto 38,5 huahuahau E para quem é muito magrinho é pior ainda (como eu já fui huahauhau) pq o 34 quase não existe e a solução é ir p sessão infantil. Engraçado que eu nunca acho esses spikes que vc encontrou que são p bijus, sempre acho os outros de cinto e acho em loja de aviamentos mesmo. Bjss E parabéns pelo blog.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, parece fácil mesmo, mas só que eu me acho incompetente demais pra isso HAHAHAH... prefiro pagar e também ouvir menos esporro da minha mãe. :P

      Verdade, eu super sou 38,5 também... huahuaha mas é uma desgraça isso tudo. O pior é que, nesse natal, descobri que não é só mulher que se ferra nessa história. Minha mãe comprou uma camisa pro meu vô e o namorado dela ganhou uma outra camisa. Ambas eram número 3. Meu vô nem quis experimentar a dele, porque ele usa número 5... no fim, ele acabou experimentando e serviu, assim como serviu a 3 do namorado da minha mãe. O caso é que eles têm uma diferença de altura de pelo menos uns 7 centímetros e uma diferença de peso de pelo menos uns 15 kg. ÓDIO MORTAL DEFINE.

      Mas sobre os spikes... meu, seria muito mais fácil se eu achasse tipo os de cinto. Putz, costurar não é meu forte HUAHAUHA... até já caiu um spike e eu perdi o fio. :( Talvez valha mais a pena comprar pela internet mesmo.

      Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do blog ^^

      Delete