Eugenio Recuenco, horror fashionista
2/15/2012Aposto que muitos de vocês adoram um filme de terror ou umas bizarrices fotográficas a la Tarsem Singh, Terry Gilliam, Jan Švankmajer, David Lynch e por aí vai. O lance é que o fotógrafo espanhol Eugenio Recuenco faz um trampo semelhante, mas na moda. Seja com fotografias ou com vídeos, o cara simplesmente arrasa e não economiza nas edições ao estilo dos trabalhos mais recentes de Annie Leibovitz.
Em 2005, Recuenco ganhou o Golden Lion em Cannes (premiação publicitária) por conta de uma fotografia usada como propaganda do Playstation 2, na qual uma mulher idosa era retratada conforme a estética de um quadro renascentista/barroco. Em entrevista para a Bak Magazine, o espanhol diz que ele não tem o Renascimento como uma inspiração, mas certamente a iluminação, algo priorizado nas pinturas da época, é uma característica importante na sua obra.
Foto de Recuenco premiada no Gold Lion |
Mas essa ligação não é por acaso, já que Recuenco especializou-se em pintura na faculdade de artes. Isso, como ele afirma em entrevista, acaba o ajudando a fazer tais manipulações nas fotografias, além das correções casuais. No início da carreira, ele e sua mulher ficavam responsáveis pela edição. "Nós trabalhamos a cor como um pintor faz e essa sensibilidade vem justamente da escola de arte", afirma o fotógrafo.
Quem aí pensou em Twin Peaks?
Além desses diretores, podemos ainda verificar a presença de influências de correntes cinematográficas, como o expressionismo alemão.
Ou mesmo dos filmes noir/old sci-fi.
E sempre com um toque de bizarrice, que é justamente o que nos faz pensar que ele é um representante do horror na moda.
Além de trabalhar com modelos, Recuenco também fez trabalhos com a banda alemã Rammstein.
E certamente uma experiência trevosa/bizarra! Ou como o próprio Recuenco disse, ao responder o que ele achava da palavra "noite" para a Bak Magazine: "Eu acho as trevas muito mais atraentes que a noite. Entendo as sombras como uma loucura não captada à primeira vista. As trevas são mais como sexo com as luzes acesas e espinhas nas costas". Eita trevosada!
Acho que a música que tá tocando ao fundo é do Faderhead! Um vídeo muito macabro e interessante.
Beijo pros fãs de Andrej Pejic! O cara (posso chamá-lo assim?) arrasou nessa campanha para a Mango
Baratas com suásticas, um velho stalker e crianças ouvindo Lili Marlene, música muito popular durante a Segunda Guerra Mundial e interpretada por Lale Andersen (que teve sua autobiografia filmada em 1981 sob o nome de Lili Marlene)
Propaganda do perfume Quizás, quizás, quizás
Resumo dos trabalhos de Recuenco ao longo de 2010
5 comments
- CaroltsFebruary 15, 2012 at 9:29 AM
Nossa adorei o seu post! Fiquei impressionada pelos trabalhos do Recuenco! Perfeito!
ReplyDelete
=*** Adorei as fotos, em especial a da moça com a amquina de escrever.
ReplyDelete
LEgal ver como ele domina a pintura e transporta isso pra fotografia.
To adorado o Blog